Ao visitar uma loja da FIAT, talvez você veja por perto uma concessionária da GM. Isso é o que diz um estudo feito pela In Loco, empresa especializada em geolocalização, que listou quais marcas automotivas escolheram abrir concessionárias próximas umas às outras – mais especificamente, dentro de um raio de 2 km.
As duas montadoras citadas no exemplo acima lideram a lista. Abaixo, veja o ranking com as cinco primeiras combinações de marcas que mais aparecem juntas:

Vale a pena notar que três das quatro marcas que aparecem nas cinco primeiras colocações da lista, GM, FIAT e VOLKSWAGEN, também estão no ranking nacional de total de visitantes por concessionária, também feito pela In Loco e apresentado mensalmente pela Autodata.

Já a marca automotiva que lidera o ranking que mostra a média de visitantes por concessionária, também divulgado mensalmente pela In Loco, só apareceu na 12° colocação no ranking nacional de concessionárias vizinhas, com a GM como concorrente.

Metodologia
O levantamento dos dados é baseado no comportamento dos usuários da In Loco, empresa de inteligência de localização, que conta com mais de 60 milhões de dispositivos na base e 25 milhões de locais mapeados no mundo. A pesquisa foi realizada com base no mês de setembro de 2019. As marcas que têm seus pontos de venda analisados, permanentemente, são: Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. A base de ponto de vendas é de janeiro de 2019.