O reality show original de empreendedorismo do Sony Channel, Self-Made Brasil, conta com Fernando Andreazi para ocupar uma das três cadeiras de jurados. O Reality, que exibe seu último episódio amanhã, dia 15 de dezembro, às 20h30, é um programa de competição que desafia empreendedores que buscam conquistar o mercado alimentício a desenvolverem seus produtos e seus negócios em todo o seu potencial. Em uma entrevista sobre sua experiência, Andreazi dá dicas de branding e de processo estratégico na criação de uma marca.
O jurado é co-fundador e diretor criativo da Rebu, premiado estúdio de branding, design e criação que atende grandes marcas de diversos segmentos, além de Mestrando em Branding na School of Visual Arts de Nova Iorque. Andreazi está por trás da criação de algumas das marcas de consumo mais autênticas do Brasil.
Qual a importância da identidade visual de um produto para que ele se destaque em um mercado cada vez mais competitivo?
Algo muito importante na linguagem visual de uma marca é trazer consistência e coerência com aquele produto. Esse produto pode representar um movimento, uma história, a própria marca. Se você tem algo muito similar com os concorrentes, é muito difícil você crescer. Autenticidade é tudo.
O storytelling é tão importante quanto o branding e o propósito da marca?
Acho muito legal que o Self-Made Brasil trouxe à tona, em um momento que todo mundo está tentando gerar conteúdo nas redes sociais, a importância do branding, da narrativa de marca. O storytelling. Não adianta você gerar um monte de conteúdo se você não tiver uma narrativa central que segure tudo isso, um conceito claro ao longo de todos esses conteúdos. Penso que branding e storytelling são palavras muito difíceis usadas para explicar algo muito simples, que é você ter verdade na história que você quer contar, e contá-las com uma variedade de conteúdos e produtos.
Quanto de um resultado final de sucesso depende de um bom marketing?
Sendo bem sincero, eu acho que um bom marketing é fundamental para diferenciar um bom produto. Não adianta a ideia do produto ser boa se a comunicação não for efetiva e não engajar ninguém. Não vai ter fidelização e não vai fazer com que as pessoas se apaixonem pela sua marca. É claro que o produto precisa ser bom, aliás a marca é a combinação de produto, história, identidade visual, identidade verbal, nome, tudo isso. Gosto de dizer que marca é uma soma de experiências, é o espaço que a gente ocupa na mente de alguém.
Quais são as particularidades do branding para produtos culinários?
Para produtos culinários é muito importante conseguir contar história em um espaço pequeno, já que a embalagem é cheia de restrição de um ponto de vista legislativo, já que é preciso conter informações sobre validade, embalagem à vácuo, o congelamento e não congelamento etc. Embalar esse produto e contar tudo isso em um espaço super restrito é fundamental. Então percebemos que um bom nome, cores claras e chamativas, podem fazer toda diferença, diferente de outros universos mercadológicos, por exemplo. Percebemos também que um ingrediente pode contar história sozinho. Às vezes nosso trabalho como criativo é deixar o produto com mais espaço, mais visibilidade, seja em uma embalagem de vidro ou com uma janelinha para se “comer com os olhos”.
O que um empresário precisa ter em mente para abrir um negócio culinário?
O empresário precisa ter consciência de que ele não está “nadando” sozinho, tem muita gente fazendo o mesmo quando olhamos para os lados. Ele tem que enxergar os concorrentes e também olhar para outros segmentos, porque às vezes a grande ideia vem de outros lugares. Eu gosto de falar que às vezes misturar universos muito diferentes pode resultar em algo muito único, seja relacionar seu molho de pimenta com andar de bicicleta, ou brigadeiro com tecnologia. Por mais que o mundo gastronômico imponha muitos limites, a criatividade ama limites.
Self-Made Brasil é um reality de empreendedorismo de formato original nacional e tem seus episódios inéditos exibidos toda quinta, às 20:30, apenas no Sony Channel. O programa é uma coprodução entre o Sony Channel e a Moonshot Pictures, criadora do formato, com direção geral de Roberto d’Avila. Todos os direitos são reservados à Sony Pictures Television.
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