A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, com o planejamento de projeto realizado pela agência iD\TBWA e a produtora Café Royal, lançou na segunda quinzena de agosto a maior campanha brasileira de educação financeira, iniciada com o lançamento, no início do mês, da segunda edição do livro “Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil”.
Com 8 entradas aos domingos no intervalo do Fantástico, na Rede Globo, o apresentador Pedro Bial conversa com especialistas financeiros, executivos da FEBRABAN e com a população para comentar temas como cheque especial, cartão de crédito, endividamento, solidez dos bancos, juros, poupança e financiamento para pequenas e médias empresas. Além desses programas, parte fundamental do projeto é ter comunicadores da Band, Record, SBT e Rede TV, abordando os mesmos assuntos para a linguagem de seu público.
De acordo com Mário Sérgio Vasconcelos, diretor de Sustentabilidade eMarketing da FEBRABAN, o projeto pretende tratar as finanças pessoais de forma leve e mais descontraída. “A ideia é debater de tecnicamente com formadores de opinião, por meio do livro, e, pela campanha “Papo Reto”, explicar às pessoas de forma clara e simples como elas podem cuidar do dinheiro”, disse. “Atuando nessas duas frentes, certamente contribuiremos para o correto entendimento dos temas bancários e a melhora da saúde financeira das pessoas”, conclui.
Para a CEO da iD\TBWA, Camila Costa, o projeto é um dos mais completos já realizados pela Federação. A executiva ainda comenta como foi para a agência executar a ação. “Nosso maior desafio foi entender quais temas realmente traziam informações relevantes ao povo brasileiro. Cada roteiro está sendo testado e ajustado com base em pesquisas. Foi muito rico conversar com as pessoas na rua e retratar suas dúvidas nesta campanha. A TV nos trará amplitude, rapidez no alcance e identificação na linguagem com os comunicadores.”. Ainda de acordo com Costa, o conteúdo digital foi preparado com pílulas extras, convidando o público a perguntar mais e se aprofundar nos temas. Rádio e Jornal também complementam a integração. “Teremos também um war room durante os programas, monitorando e interagindo nas redes sociais. Tudo isso só foi possível porque contamos com parceiros especiais. Estamos muito felizes e ansiosos pelos resultados!”, celebra Camila.
Os sócios do Café Royal, Joca Georgia Guerra-Peixe, que também é diretora de cena e Moa Ramalho, produtor executivo é uma imensa satisfação participar deste projeto: “Para a Café Royal foi um privilégio, um aprendizado e um prazer. Trabalhamos em muitas mãos e estivemos desde o início muito perto de todo processo de criação, o que foi fundamental para o resultado do projeto. Estamos falando de oito episódios de três minutos cada, ou seja, um processo no qual a linguagem e o olhar foram amplamente discutidos, sempre com muito respeito. Participamos intensamente, vimos o nome surgindo, os personagens aparecendo e sentimos muito orgulho. A Café Royal tem um prazer enorme de, pela primeira vez, produzir uma ação desta magnitude e envergadura. Entendemos a relevância e importância desse projeto para o brasileiro, portanto não pode parar por aqui, deve haver continuidade”, concluem.
Os programas irão ao ar até dia 06 de outubro, sempre aos domingos às 21h, no intervalo do Fantástico.