Fátima Pissarra, CEO da Mynd, participou de um dos maiores eventos de negócios digitais, o Digitalks Expo 2024. Em um painel exclusivo no palco ADS & Digital Marketing, Fátima, à frente da maior agência de marketing de influência da América Latina, compartilhou suas experiências e insights sobre como transformar o ambiente digital e acompanhar as tendências do mercado que estão redefinindo o marketing de influência. No painel “Como crescer no empreendedorismo digital e tendências do marketing de influência”, ela dividiu o palco com Isabela Matte, que além de cofundadora do IMATIZE – edtech de empreendedorismo digital -, é ainda educadora, empreendedora, criadora de conteúdo, filósofa, especialista em marketing digital, colunista da Forbes e autora do livro “O Jovem Digital: Repensando o Presente, Moldando o Futuro”. A mediação ficou por conta de Kíria Meurer, Diretora de Conteúdo Audiovisual da Mynd e MyndTalks. Foi um papo cheio de informações preciosas para os participantes alavancarem seus negócios no universo digital.
Além de comandar a Mynd, que hoje conta com mais de 400 talentos em sua gestão, Fátima é autora do livro “Profissão Influencer” e uma verdadeira referência quando o assunto é inovar e liderar o mercado. Sempre muito atenta e estratégica, ela não só acompanha as transformações do comportamento digital, mas também influencia e redefine os rumos com um time pronto para trazer campanhas que tenham criatividade, diversidade e resultados expressivos. Prova disso são os resultados da Mynd no Rock in Rio, no qual a agência alcançou 103 milhões de usuários alcançados e 839 milhões de impressões geradas por 1.450 conteúdos, todos entregues com uma taxa de engajamento de 3,5%, o que comprova a relevância e qualidade do material produzido. A Mynd ainda levou mais de 100 artistas para o festival e teve parceria com 22 das 37 marcas patrocinadoras do evento.
“O mercado ainda está longe de estar saturado; essa não é a realidade. O marketing de i nfluência oferece grande potencial de empregabilidade, com as redes sociais possibilitando bons rendimentos – em 2023, o mercado global de marketing de influência foi estimado em cerca de US$ 21 bilhões e tende a crescer ano após ano, de acordo com o Influencer Marketing Hub. À medida que o consumo se expande, o marketing de influência tende a expandir e se consolidar em diversas formas, tornando-se uma fonte de renda, gerando empregos e receita tanto para as marcas quanto para as pessoas, impulsionando as vendas”, diz Fátima Pissarra.
Além de aprofundar nas tendências de marketing de influência, o painel explorou a jornada empreendedora no universo digital, mostrando como essas líderes transformam desafios em oportunidades e estão à frente de uma nova era na comunicação. Na conversa no painel do DigiTalks Expo 2024, Kíria Meurer destacou o impacto da nova
geração no mercado digital: “Uma pesquisa realizada pela startup INFLR em 2022 revelou que 75% dos jovens brasileiros sonham em ser influenciadores digitais. Por ser uma profissão desejada, os influencers tendem cada vez mais a dominar o mercado e, consequentemente, o marketing de influência, especialmente em um cenário onde o consumo está crescendo e a nova geração é totalmente voltada para o digital”.
Isabela Matte continuou o papo e falou sobre a importância do marketing de influência e estratégias de comunicação voltadas para o digital e redes sociais: “Os jovens hoje buscam mais informações no TikTok e Instagram do que no Google, para ter noção do quão as redes sociais são protagonistas para propagar a comunicação. Mas para obter resultado, o ideal é ser especializado e entregar aquilo que você realmente domina. Pergunte a si mesmo: o que você quer que as pessoas falem sobre você e sua marca? O segredo está em dar um novo significado para algo que já existe na cabeça das pessoas, para que, quando pensarem no seu nicho, sua marca seja a primeira a vir à mente.”
“Muitas marcas ainda enxergam o influenciador como apenas um porta-voz para suas campanhas, sem explorar o poder de sua voz. Em vez de aproveitar a linguagem natural do criador, tendem a impor um discurso alinhado às diretrizes corporativas, o que torna a comunicação menos flexível e, muitas vezes, menos genuína. E é a partir daí que surge o marketing de influência alinhado com o digital, que abrange conteúdos de nicho diversificados, e cada vez mais pessoas estão adotando essa estratégia, impulsionando o crescimento do mercado. A busca por soluções é constante e as demandas das marcas são cada vez mais específicas”, afirma Fátima Pissarra.