Resistência sob o sol e a chuva, nado sincronizado na multidão, saltos no refrão da música preferida, maratona entre palcos. Assim como atletas de alta performance, os fãs de festivais – fantletas, como são chamados por Budweiser -, treinam para dançar horas seguidas e competir pelo melhor lugar diante de seus ídolos. É esse paralelo entre o mundo esportivo e o público dos shows que Bud, a cerveja patrocinadora dos maiores festivais de música do planeta, revela agora.
O novo filme da marca foi produzido pelos escritórios de São Paulo e Nova York da Wieden&Kennedy, agência global de Bud. A comunicação traz uma série de imagens reais de festivais pelo mundo, repletos de fãs em situações que lembram esportes olímpicos metaforicamente – tudo ao som de We Are The Champions, clássico da banda Queen, e um dos maiores sucessos musicais de todos os tempos. Essa é a primeira ação de uma campanha global que promete, este ano, várias surpresas para os fantletas do mundo inteiro.
“Budweiser é a cerveja que está por trás da música e sempre busca uma forma de homenagear os fãs que se esforçam, e até fazem sacrifícios, para irem a festivais mostrar a paixão por seus ídolos. Para a marca, essas pessoas são verdadeiros atletas praticando seu esporte preferido, que é se divertir e se emocionar nos shows”, diz Mariana Santos, diretora de Budweiser no Brasil.
O pontapé inicial da campanha foi feito em março, durante o Lollapalooza, em São Paulo, quando o influenciador Fernando Medeiros foi convocado como técnico dos “fãtletas”. Durante o festival, o ex-BBB e hoje comentarista de basquete ensinou os fãs a se prepararem para modalidades como “100 metros rasos até o palco”, “escalada de barricada” e “levantamento de amigo”.
“Budweiser é sinônimo de música. Há décadas, é a cerveja oficial dos maiores festivais do mundo. Com os Jogos Olímpicos chegando, queríamos homenagear um tipo diferente de atleta – aqueles que mantêm a chama da música acesa: os fãs. Porque, quando você para para olhar, ser fã também é um esporte de alta performance”, segundo Alexandre Giampaoli e Humberto Cunha, diretores criativos globais da Wieden +Kennedy para Budweiser.
A estratégia 360 contempla além do filme, mídia exterior, impresso e digital. A campanha inclui sua própria equipe de fantletas, que ganhou uniformes exclusivos em parceria com a PACE, uma marca brasileira que mistura streetwear e roupas esportivas. O conjunto é composto por camisas, calças, shorts e uma jaqueta. Eles são especialmente projetados para suportar uma maratona de shows: joelhos reforçados para deslizar na lama, acolchoamento nos ombros para carregar outros fãs, bolsos térmicos para manter a Bud sempre gelada, um zíper com abridor de garrafas e material à prova d’água em caso de chuva.
Veja o filme Fanthletics, de Bud.
Ficha técnica
CLIENT NAME: BUDWEISER
CLIENT: Budweiser / AB InBev
PROJECT NAME: Fanthletics
CLIENT CONTACTS: Andre Mota| [email protected]
LAUNCH DATE: 04/11/2024
BUDWEISER
VP, GLOBAL BRANDS: Richard Oppy
GLOBAL MARKETING DIRECTORS: Lia Bertoni
VP MARKETING, BRAZIL Dani Wakswaser
GLOBAL BRANDS VP Felipe Cerchiari
HEAD OF MARKETING, BRAZIL Mariana Santos
STRATEGY MANAGER, BRAZIL André Mota
BRAND EXECUTION MANAGER Cibele Nunes
MEDIA DIRECTOR Stella Lopes
MEDIA LEAD Aline Castro
CULTURE & RELATIONSHIP LEAD Renata Pimentel
EXPERIENTIAL LEAD Priscila Diniz
MARKETING ANALYST Theodora Farran
MARKETING ANALYST Barbara Marques
MARKETING ANALYST Marcos Madeira
MEDIA ANALYST Pedro Olagbaju
WIEDEN+KENNEDY SP
CCO Rodrigo Jatene
MANAGING DIRECTOR Camila Hamaoui
CREATIVE DIRECTOR Alexandre Giampaoli, Humberto Cunha
ART DIRECTOR Vitor Chagas
DESIGNER Djavan Amorim
COPYWRITER Gabriel Barberio
ART ASSISTANT Edwirgs Vargas
PROJECT MANAGER Roberta Guzzardi
ACCOUNT Georgia Leite, Beatriz Vianna, Juliana Ortega
STRATEGY Andre Troster, Diana Junqueira,
HEAD OF INTEGRATED PRODUCTION Patricia Gaglioni
EXECUTIVE PRODUCER Marcelo Negri
PRODUCTION MANAGER Cacau Florentino
SPECIAL PROJECTS Fernanda Segura, Caio Barion
WIEDEN+KENNEDY NY
GLOBAL CHIEF CREATIVE OFFICER Karl Lieberman
CHIEF EXECUTIVE OFFICER Neal Arthur
STRATEGY Joe Bae
BUSINESS AFFAIRS: Kevin Cabanayan, Paul FitzGerald
COMMS PLANNING: Javaad Beg
WIEDEN+KENNEDY PORTLAND
CCO Felipe Ribeiro
HERO
PRODUCTION COMPANY Joint Editorial São Paulo
EXECUTIVE PRODUCER Patricia Gaglioni, Fernanda Segura
PHOTO Getty Images, Murilo Bezescky
PHOTO AI TREATMENT Studio by Rise NY
POST PRODUCTION COMPANY Joint Editorial São Paulo
EDITING ` Rodrigo Lazzareschi Aranha, Gabriel Santana
POST PRODUCTION COORDINATION Fernanda Segura
MOTION GRAPHICS Rodrigo Lazzareschi Aranha
COLOR GRADING Gabriel Santana
AUDIO PRODUCTION COMPANY Satelite Audio
MUSIC DIRECTION Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
ACCOUNT MANAGER Fernanda Costa, Karen Nakamura
MUSIC PRODUCTION Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli,
Koitty, Charly Coombes, Alexandre Avicena,
Pedro Pelotas e Nando Diniz
FINISHING Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Iran Ribas, Andre Giannini e Esteban Romero
AUDIO PRODUCTION COORDINATION Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
PHOTOS BUDWEISER FT PACE
PRODUCTION COMPANY Kaus Film
PHOTOGRAPHY Vivi Bacco
EXECUTIVE DIRECTOR Thiago Mascarenhas
EXECUTIVE PRODUCER Camilla Martinez
MAKING OF Henrique Barreto
PHOTO RETOUCH Ricardo Moreira
POST PRODUCTION COMPANY Joint Editorial São Paulo
EDITING ` Rodrigo Lazzareschi Aranha, Gabriel Santana
POST PRODUCTION COORDINATION Fernanda Segura
MOTION GRAPHICS Rodrigo Lazzareschi Aranha
COLOR GRADING Gabriel Santana