ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • Prêmio ABC
  • ABC Marketplace
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • Prêmio ABC
  • ABC Marketplace
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Digital

Fake clique: fraudes em publicidade digital geram prejuízos de US$ 42 bi

Malware e bots geram cliques falsos e transformam investimento de anunciantes em desperdício

Da redação por Da redação
12 de agosto de 2019
em Digital
0 0
Fake clique: fraudes em publicidade digital geram prejuízos de US$ 42 bi
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

PostsRelacionados

Investor Day de Lojas Americanas e B2W Digital apresenta novidades para os próximos três anos (2020-2022)

Nova ferramenta de streaming para shows, palestras e eventos esportivos, Aune Live terá transmissão inaugural por R$ 1

Guia gratuito de marketing digital ajuda ONGs na capitação de recursos e comunicação

Saiba como acompanhar a CCXP pelo Twitter

A indústria de cliques fraudulentos em publicidade digital deve causar um prejuízo de US$ 42 bilhões em 2019, de acordo com a consultoria Juniper Research. O número é 21% maior do que os US$ 35 bilhões registrados no ano passado, o que deixa claro como esse filão tem se tornado sofisticado. Por meio de uma série de técnicas que envolvem desde bots até fazendas de cliques em países pobres, os criminosos faturam em cima de empresas que veem seu orçamento de marketing ser desperdiçado.
“O Brasil é um dos principais mercados mundiais na publicidade digital, então é natural que seja um alvo valioso para esse tipo de golpe”, diz Michel Primo da Clickcease (www.clickcease.com.br), martech israelense especializada na defesa contra ações desse tipo. Não há dados sobre o prejuízo com problemas do tipo no Brasil, mas a estimativa é de que as perdas correspondam a 20% do orçamento total dos anunciantes.
Como os fake cliques acontecem
De modo geral, as fraudes se dividem em duas categorias. As chamadas Click Frauds envolvem ações que forçam o anunciante a gastar com cliques que não foram feitos por consumidores reais. Nesse caso, robôs, por exemplo, clicam de maneira consecutiva em anúncios e fazem o responsável por ele pagar por visualizações que não atingiram potenciais clientes verdadeiros – ou seja, não há ganho direto para o responsável pelo golpe. “É comum que isso seja feito por concorrentes, por exemplo”, afirma Primo.
Ad Frauds, por outro lado, são estratégias que fazem com que as empresas paguem por visualizações e interações com anúncios em sites maliciosos sem obter qualquer retorno publicitário com isso. Um exemplo são páginas com conteúdo fake que recebem um volume alto de tráfego por redirecionamento de links automáticos, mas que não entregam qualquer retorno para o anunciante – aqui sim os fraudadores lucram.
Segundo a Clickcease, as Click Frauds têm crescido a uma taxa de 50% ao ano. No que tange às Ad Frauds, para se ter uma ideia do quanto eles movimentam, o FBI desmontou em 2017 a quadrilha especializada 3ve, cujo faturamento foi estimado em US$ 250 bilhões. “É um panorama preocupante, que exige de empresas que investem em marketing digital que tenham cuidado e tomem medidas de proteção”, explica Primo.
Entre as melhores estratégias para evitar golpes na publicidade digital, estão softwares que monitoram o tráfego e identificam comportamentos anormais, assim como a escolha adequado dos parceiros que fazem parte do ecossistema de marketing da empresa. Por conta própria, o problema não irá embora. Ainda de acordo com a Juniper Research, o prejuízo causado por cliques fraudulentos deve bater a marca dos US$ 100 bilhões anuais em 2023.
Tags: Digitalfake clicks
Próximo
Willian Alexandrino é o novo diretor de marketing da Aloha

Willian Alexandrino é o novo diretor de marketing da Aloha

Por gentileza, faça o login para comentar

Siga a gente!

  • 8.3k Fans
  • 2.4k Seguidores
  • 913 Assinantes

ABC Trends

  • Raccoon lança ferramenta que produz vídeos em massa automaticamente

    Raccoon lança ferramenta que produz vídeos em massa automaticamente

    822 compartilhamentos
    Compartilhar 822 Tweet 0
  • Agência cria experiências de consumo consciente e responsabilidade social para marcas como Heineken, Wyborowa e Absolut

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 0
  • Marcos Mion estrela nova campanha do Bob’s

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 0
  • Campanha criada pela Cappuccino para Blowtex promove engajamento para a marca na luta contra Aids

    7 compartilhamentos
    Compartilhar 7 Tweet 0
  • McDonald’s, Bob’s ou Burger King: Qual o fast-food favorito de cada estado do Brasil?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

dezembro, 2019

Sem eventos

PostsRelacionados

Investor Day de Lojas Americanas e B2W Digital apresenta novidades para os próximos três anos (2020-2022)

Nova ferramenta de streaming para shows, palestras e eventos esportivos, Aune Live terá transmissão inaugural por R$ 1

Guia gratuito de marketing digital ajuda ONGs na capitação de recursos e comunicação

Saiba como acompanhar a CCXP pelo Twitter

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Entrar na Plataforma
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Sobre
  • Prêmio ABC
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X