A Porfiria Aguda, doença genética rara que causa crise de dor surreal no abdômen, entre outros sintomas – ganha pela primeira vez uma campanha de conscientização de amplitude nacional.
Batizada de “Dor Surreal”, a campanha foi criada pela agência FAIR Creativity Shop para a Associação Brasileira de Porfiria – ABRAPO e produzida pela Academia de Filmes, com direção de Fernando André e Alberto Pereira Jr., com trilha e produção musical da Raw Áudio.
A campanha criada por Juliano Ribas e equipe FAIR conta com um mini-doc, vídeo de 30″ para TV, canal de Instagram, Facebook, hot site, peças digitais e OOH. “Estamos honrados em oferecer nossa energia criativa para divulgar uma doença desconhecida e que causa muito sofrimento. A publicidade tem um papel social que precisa ser cumprido”, afirma Juliano Ribas, fundador e diretor de criação da FAIR.
“Eu estava esperando por esse momento, para falar sobre essa doença”, afirma o ator Vladimir Brichta que narra e participa do mini doc. Ele perdeu a primeira esposa, Gena Karla Ribeiro, em 1999, para a doença. Brichta é atualmente casado com Adriana Esteves.
“Vários diagnósticos foram dados e medicações inapropriadas administradas, o que aumentava a crise”, ele conta. Depois de anos de sofrimento, Gena foi diagnosticada apenas um mês antes de falecer. “O sintoma mais comum de Porfiria Aguda é uma dor abdominal colossal, monstruosa, de intensidade muito alta, que dura dias e não é localizada, é difusa”, explica Ieda Maria Scandelari Bussmann, fundadora da ABRAPO.
Diagnóstico e Tratamento – Além de conscientizar a população e os médicos para a doença, a campanha também busca sensibilizar o sistema publico de saúde para que o tratamento esteja disponível no SUS. O diagnóstico precoce e correto pode fazer toda a diferença, ele é feito através de um teste específico de urina. O tratamento existe em todo o mundo desde 1970 e, apesar de aprovado pela ANVISA, ainda não está disponível no SUS.
Antes de chegar ao diagnóstico de Porfiria, as suspeitas mais comuns são apendicite aguda, cálculo renal, cálculo biliar, para os quais são feitos exames sem resultados positivos.
Afinal, o que é Porfiria? Uma doença hereditária que ocasiona sintomas neuropsiquiátricos. Por conta de uma intoxicação de estruturas dos neurônios cerebrais, o cérebro entende que há uma dor surreal no abdômen, embora não haja nada físico acarretando tal dor. “A dor surreal e a falta de diagnóstico levam os pacientes a um profundo sofrimento psíquico e de descrença”, explica Dr. Guilherme Perini, médico hematologista especialista em Porfiria.
Assista ao filme: campanha-porfiria.org
Siga o canal: facebook.com/porfiria.ABRAPO
ABRAPO
Ficha técnica
Agência: FAIR Creativity Shop
Direção de Criação: Juliano Ribas
Criação: Juliano Ribas, Daniel Lobo, Leonardo Rocha
Diretor de Atendimento: Eric Corrêa de Oliveira
Mídia: Caroline Popp
Cliente: Associação Brasileira de Porfiria
Aprovação Cliente: Ieda Maria Scandelari Bussman
Produção: Academia de Filmes
Direção de cena: Asfalto Duo – Fernando André e Alberto Pereira Jr
Direção de Fotografia: Raul Carielo
Direção de Arte: Marina Santos Chiapetta
Produtor: Paulo Roberto Schmidt
Produtora Artística: Maria Clara Fernandes
Produtor Executivo: Marcelo Ramos
Pós-produção: Stone Milk
Diretor de Pós: Rodrigo Guedes
Supervisor de Pós: Leonardo Sadagurschi
Montador: Fernando André
Assistente de Pós: Rafael Caixeta
Colorista: Isabella Giampaoli
Conform: Isabella Giampaoli
Motion Designer: Barbara Souza
Motion Designer: Gabriel Larangeira
Eefeitos Visuais: Capadócia
Produção de som: Raw Audio
Criação e Produção musical: Rogério Pereira, Fernando Forni e Hilton Raw
Management de Vladimir Brichta: Fernanda Ribas (FR)