O ano de 2019 foi realmente especial para a agência
F/Malta! A empresa comemora mais uma conquista de impacto no mercado, o selo CO2 Neutro, graças a neutralização dos gases de efeito estufa emitidos em toda a operação referente ao período de 2019, que envolveram consumo de energia, deslocamento de colaboradores,
veículos corporativos, resíduos gerados no escritório, viagens aéreas e uso de gerador de energia.
O processo foi realizado pela Eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade que utiliza uma metodologia internacional
focada no desenvolvimento de projetos
ambientais com empresas e eventos. O
plano para se obter o selo é feito em duas fases: a primeira delas
analisa a quantificação das emissões
de gases de efeito estufa – o
que é gerado por meio do consumo de
energia, transporte ou geração de resíduos. Já a segunda fase, iniciada a partir dessas informações, ocorre com a compensação de carbono, através de um crédito de carbono que funciona como “dinheiro ou ação”,
criado principalmente para ajudar a viabilizar economicamente projetos de tecnologia limpa ou manutenções florestais por meio de ações certificadas. As reduções de emissões de Gases de Efeito Estufa
negociáveis no Mercado Internacional de Carbono são medidas em toneladas evitadas de carbono equivalente (tCO2e).
A ação está apoiando o projeto Ecomapuá, que tem elevada importância na conservação da Amazônia paraense. A iniciativa atende uma área de milhares de hectares de vegetação densa em uma região de preservação considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio
Ambiente. Hoje, mais de 100 famílias residem na área do projeto, e dependem dos recursos naturais da floresta para sobreviver. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de
Kyoto.
Parte desse movimento envolve a neutralização também de todas as concorrências e pré-produções
de projetos da F/Malta no mercado em 2019. Essa iniciativa gera benefícios diretamente para todos os clientes que escolheram a agência nesse ano.
“Temos
consciência de que todas as atividades de um cidadão geram pegadas, um
impacto
ambiental, e que é preciso mudarmos essa realidade com o que está ao
nosso alcance, e não somente esperar que os governos, ONGs e grandes
empresas assumam esse papel. Estamos orgulhosos de
participar dessa iniciativa e fazer a nossa parte para gerar um retorno positivo para a sociedade”, explica Felipe Malta, CEO da empresa.