As campanhas publicitárias de Coca-Cola, Bradesco e McDonald’s foram algumas das que mais impactaram o consumidor em termos de engajamento, motivação e memorização do público, no mês de fevereiro, segundo levantamento realizado pela Forebrain, empresa pioneira em serviços de pesquisa na área de Neurociência do Consumo.
As três campanhas alcançaram destaques em cada um dos índices porquê trouxeram insights e construções capazes de despertar o interesse do público.
Esses insights foram retirados do BRAIN, uma plataforma exclusiva de análise neurocientífica de comerciais e narrativas emocionais no Brasil, que acumula mais de 1200 comerciais avaliados.
INSIGHTS DOS FILMES
De acordo com Billy Nascimento, neurocientista e sócio da Forebrain, o filme da Coca-Cola trouxe um storytelling engajante e relevante para o momento atual, abordando preconceitos ainda existentes de maneira extremamente sutil e universal, o que fez com que o público tivesse altos níveis de atenção durante a campanha.
Representando o setor financeiro, o Bradesco conseguiu se destacar em termos de motivação. Isso aconteceu porque a forma como a marca introduziu seu serviço de Inteligência artificial, trouxe um aspecto de humanização forte. “Como consequência, a resposta gerada nos espectadores foi de motivação positiva e aproximação”, explica o especialista.
Já o McDonald’s, foi capaz de potencializar as respostas de memorização no público por conta da repetição de cenas, falas e dos personagens dentro do contexto familiar do Ponto de Venda.
PROCESSO
O processo de análise dos comerciais acontece por meio da tecnologia EEG, que analisa o padrão de ondas cerebrais, e Eye-Tracking, que monitora o movimento dos olhos e fixação do olhar. O estudo foi dividido em três índices: atenção, motivação e memorização. De acordo com o especialista, a partir desses insights é possível identificar quais elementos e construções são mais eficazes para impactar diferentes públicos e construir campanhas mais assertivas”.
O índice de Atenção avalia o quanto os comerciais apresentados e suas estratégias de comunicação foram efetivos em captar e manter a atenção do telespectador.
Já o índice de Motivação revela a emoção do telespectador diante do filme e pode ser positiva ou negativa. “Estratégias que empregam humor normalmente buscam gerar emoções positivas no espectador, enquanto comerciais que abordam situações de dor, perda e conflito naturalmente acabam por gerar uma motivação negativa, o que não necessariamente é negativo para a marca. Tudo depende do objetivo do comercial”, explica Nascimento.
Por fim, o quesito Memorização identifica como o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências.
“É importante ter em mente que toda elaboração de um comercial conta histórias sobre as marcas, construindo narrativas emocionais sobre elas. Essa construção é fundamental para que se possam criar expectativas positivas na mente do consumidor e, posteriormente, experiências únicas para o mesmo”, completa.
Confira os comercias que se destacaram em cada uma das categorias, construindo narrativas emocionais impactantes:
Atenção
Coca-Cola – Filme Vamos comer juntos?
Mc Donald’s – Filme Clássicos 2019
Reckitt Benckiser – Filme SBP + VOCÊ – Repelente de tomada
UOL – Filme PagSeguro
https://www.youtube.com/watch?v=cRiZsuQeuHkhttp://
Petrobras – Filme Geóloga
https://www.youtube.com/watch?v=NjvjDSfbqVUhttp://
Motivação
Bradesco – Filme Fale com a Bia e abra sua conta
Philco – Filme Tem coisas que só a Philco faz pra você
Renault – Filme Invejosa
Sanofi – Filme Comece o cuidado com um colo
General Motors – Filme Realidade possível
Memorização
- Coca-Cola – Filme Vamos comer juntos?
- Mc Donald’s – Filme Clássicos 2019
- Reckitt Benckiser – Filme SBP + VOCÊ – Repelente de tomada
- UOL – Filme PagSeguro
Cielo – Filme Cielo LIO: a Revolução começa agora
Sobre Forebrain
Primeira empresa no Brasil a oferecer serviços de pesquisa em neurociência do consumo. Fundada em 2010 por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Forebrain utiliza ferramentas neurocientíficas para investigar aspectos implícitos e inconscientes das respostas que consumidores têm frente a estímulos do marketing. Possui entre seus clientes companhias como Globo, Boticário, Santander, Telefônica, DPZ&T, dentro outros.
Em 2018, conquistou o 2º lugar na categoria Marketing e a 9ª posição no ranking geral da 100 Open Startups, que anualmente apresenta as startups mais atraentes e engajadas do mercado.
O sócio Billy Nascimento é Doutor e Mestre em Neurofisiologia pela UFRJ e graduado em Biomedicina pela mesma universidade. É professor e coordenador do Master em Neurociência do Consumidor da ESPM.