O segundo dia do Entur Summit 2024 em Maceió (AL) continua a fornecer insights importantes sobre as últimas tendências em marketing e vendas para profissionais do turismo. Com foco em estratégias de fidelização, programas de milhas e o potencial turístico de Alagoas, o evento segue inspirando e capacitando os participantes.
Bruno Barbosa, um dos idealizadores do evento, destacou a importância de ir além da venda inicial, buscando potencializar os negócios po meio de indicações e vendas recorrentes. “O marketing se torna mais eficiente quando focamos em prospectar clientes semelhantes aos nossos clientes recorrentes”, afirmou.
Fernando Alves, também idealizador, abordou o conceito de “produto-isca” como uma ferramenta para atrair o cliente ideal e construir um funil de relacionamento eficaz. Ele enfatizou o uso de landing pages para otimizar essa estratégia.
Representando o destino anfitrião, Janine Barbosa, da ABIH-AL, apresentou as novidades do Visite Alagoas, um portal que está sendo repaginado para oferecer informações completas sobre o estado. Ela destacou a diversidade turística de Alagoas e o programa “Vem com Agente para Alagoas”, que visa fortalecer o relacionamento com os agentes de viagens.
Já Adriana Vasconcelos, da MME Hotéis, compartilhou sua trajetória inspiradora no turismo e sua filosofia de gestão baseada na transparência. Ela encorajou os participantes a buscarem o progresso por meio da ação, ressaltando que “eternizar experiências é o nosso maior serviço”.
Um dos temas de destaque foram as milhas aéreas. Em sua mentoria, Erik Galdino, especialista nessa área, desmistificou esse mercado e demonstrou como aumentar comissões e lucros através da emissão por milhas. Ele destacou a importância de parcerias estratégicas e o uso de ferramentas como a TKMilhas para navegar na complexidade dos programas de fidelidade.
High Ticket
Na parte da tarde, o Hub High Travel trouxe à tona as nuances do mercado de luxo, discutidas por Bruno Teixeira, da operadora Blumar, Cristina Gutierres, da Estação Amparo, Déia Marzagão, da Gaiah Tour, e Mariana Campbell, da Chance Tour Viagens.
O debate destacou que o mercado de luxo é tradicional e fechado, exigindo um profundo entendimento do público-alvo e das suas necessidades. Mariana Campbell ressaltou a importância do posicionamento, principalmente nas redes sociais, para atrair consumidores premium, que buscam experiências diferenciadas e estão dispostos a investir em viagens que ofereçam um suporte completo e personalizado.
Já Déia Marzagão enfatizou que a consultoria é essencial para agregar valor à jornada do cliente, garantindo experiências inesquecíveis e uma comunicação eficaz que conecta com o cliente de alto padrão.
Após o painel, Fernando Alves abordou o papel das associações em legitimar e fortalecer o mercado de agenciamento de viagens. E a diretora de negócios da Abav-SP, Juliana Assumpção, reforçou que a internet, longe de ser uma ameaça, pode ser uma aliada poderosa se usada para potencializar o agenciamento, com a unificação da linguagem entre empresas de diversos portes.
Alves também abordou a importância de roteiros personalizados e do uso de ferramentas como landing pages e CRM para melhorar a eficiência e a personalização dos serviços oferecidos pelas agências, posicionando o agente de viagens como um intermediário valioso para o sucesso das experiências de viagem dos clientes.
O Entur Summit 2024 segue até sábado (31), proporcionando aos participantes uma imersão completa nas estratégias mais eficazes para o sucesso no turismo. No último dia de evento acontecerá ainda a entrega do inédito Globo de Ouro do Turismo, uma premiação 100% definida pelos agentes de viagens para escolher os melhores fornecedores do turismo brasileiro.