Os feriados são amados por (quase) todos os brasileiros. Se existe um setor que não gosta nem um pouco dessas datas são os comerciantes. Nestes períodos, as pessoas viajam e as vendas, invariavelmente, caem. Para se ter uma ideia, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, os feriados deste ano resultaram em R$ 10,5 bilhões em perdas para o varejo nacional.
O comércio eletrônico também sofre com essas datas comemorativas. Fora de casa ou curtindo uma folga, as pessoas tendem a ficar longe do computador e do celular, provocando uma queda nas vendas do e-commerce. A rede de afiliação Awin estima que cada feriado seja responsável por derrubar as vendas em até 9% entre seus anunciantes, na comparação com dias normais. Dos 20 maiores e-commerces do país, 17 anunciam com a Awin. Além destes, a empresa atende mais 300 lojas virtuais relevantes, as conectando aos milhares de afiliados da plataforma no Brasil e no mundo.
Neste cenário, novembro está sendo encarado pelos lojistas virtuais como um mês para correr atrás do prejuízo. Ele está carregado de feriados: amanhã (2) é Finados e muita gente já vai aproveitar para emendar com o fim de semana. Já no dia 15, temos a Proclamação da República, que cai no meio da semana e o Dia da Consciência Negra, no dia 20, que cai em uma segunda-feira e também dá a possibilidade de emenda.
Mas existem alternativas: para Rodrigo Genoveze, Country Manager da Awin no Brasil, o marketing de afiliação pode ser a salvação do varejo nestes tempos de baixa nas vendas. Através de estratégias simples junto a uma rede de afiliação, o lojista pode compensar suas perdas e melhorar o resultado do mês.
“Existem algumas práticas que o anunciante pode fazer para melhorar as vendas nos feriados: utilizar cupons de desconto para uma seleção de produtos, destacá-los na home do site, fazer ações de frete grátis no período, produzir uma peça temática e enviar para sua base de clientes, entre outras medidas que estimulem o consumidor a comprar, mesmo estando em outra cidade ou em um momento de lazer”, indica.