A Estée Lauder, marca de beleza norte-americana presente em mais de 150 países, anunciou neste mês de maio o lançamento do Estée Lauder Emerging Leaders (ELEL), um programa social que faz parte da Estée Lauder Companies Charitable Foundation. A Vital Voices, organização sem fins lucrativos global que investe em mulheres líderes, foi a primeira selecionada como parceira e dará início ao programa em julho de 2022.
Nomeado como VV Visionaries Leadership Programme, a iniciativa tem a missão de desenvolver liderança online e offline para líderes emergentes. O módulo online tem duração de sete semanas e está aberto para mulheres de todo o mundo com fluência em língua inglesa. As inscrições seguem até o dia 31 de maio e podem ser acessadas em vital voices.org.
A Estée Lauder fez um investimento inicial de US$1 milhão no Fundo ELEL para apoiar organizações alinhadas à missão de apoiar a liderança feminina, dando suporte a uma nova geração de mulheres líderes emergentes, que desafiam os estereótipos de gênero. O Fundo apoiará organizações globais que oferecem oportunidades de desenvolvimento de liderança, cultivam comunidades de apoio e defendem líderes emergentes que têm uma visão ousada de mudança. As próximas doações do Fundo ELEL serão anunciadas em 2023.
Relatório Global de Liderança e Gênero da Estée Lauder
Para obter uma compreensão mais profunda das percepções de liderança e preconceito de gênero em todo o mundo, a marca Estée Lauder contratou a Glocalities, uma agência internacional de pesquisa de mercado, para um estudo global com mais de 5.700 homens e mulheres em 11 países. A pesquisa revelou que, embora ainda existam preconceitos e estereótipos de gênero quando se trata de liderança, tanto homens quanto mulheres valorizam as mesmas qualidades em um líder: confiabilidade, integridade e dedicação – que não estão vinculadas ao gênero. No entanto, qualidades de liderança como força e determinação, igualmente valorizadas por homens e mulheres, são mais fortemente associadas aos homens. O estudo revela ainda os obstáculos e soluções para o avanço da liderança inclusiva de gênero.
O legado de Estée Lauder
Como uma das principais marcas de beleza do mundo, a Estée Lauder continua a ser inspirada pela sua fundadora, a Sra. Estée Lauder, e sua crença nas infinitas possibilidades de uma mulher. O Fundo ELEL reforça o compromisso da marca com o avanço das mulheres, abordando alguns dos preconceitos baseados em gênero descobertos na pesquisa e mudando a percepção de liderança.
“Estereótipos de gênero limitam oportunidades valiosas para as mulheres e o seu consequente sucesso. Queremos redefinir o que significa ser líder e o que é preciso para liderar. Queremos ver mais mulheres como a Sra. Estée Lauder no mundo e por isso investimos na capacitação de mulheres visionárias, assim como a nossa fundadora. Esperamos que as brasileiras participem ativamente desse e de outros projetos que lançaremos em breve”, conta Barbara Fortes, CEO da Estée Lauder no Brasil.