ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mídia

Estadão moderniza o jornal impresso, uma de suas principais plataformas de consumo de notícias

O novo Estadão impresso foi desenvolvido após profundas pesquisas com assinantes, anunciantes e leitores, nascendo para atender às expectativas do público do jornal

Redação ABCCOM por Redação ABCCOM
18/10/2021
em Mídia
0 0
Estadão moderniza o jornal impresso, uma de suas principais plataformas de consumo de notícias
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Após profundas pesquisas com assinantes, anunciantes e leitores, o Grupo Estado anuncia a modernização do jornal impresso para um formato mais contemporâneo e que atende às expectativas levantadas nestes estudos com o público em geral ─ o novo Estadão impresso. Foi um processo de desenvolvimento de produto feito com e para os leitores. O mais importante é a relação do leitor com o Estadão, e ouvindo os clientes, foi possível lançar no mercado um novo produto, que está mais fácil de manusear, mais confortável para ler, com novos cadernos, novas seções e muito mais conteúdos. E, junto com todas as novidades, será mantido tudo que eles mais gostam e valorizam na experiência atual: a qualidade editorial e jornalística, que gera impacto positivo na vida das pessoas e do País.

Acompanhando o movimento realizado em grandes veículos de comunicação da Europa e América Latina, como The Guardian, Corriere della Serra, El País, La Nación e El Comercio, entre outros, o novo formato é um marco na transformação do Estadão.

A renovação do Estadão com o “novo produto impresso é mais um passo no compromisso de ser a plataforma pessoal de informação da sociedade brasileira, seja nos meios digitais ou no impresso. Atualmente, o consumo de conteúdos e notícias acontece em todas as formas ─ nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube; pelo site; no APP Estadão; podcast; entre outros. Com isso, a marca está atenta às tendências de mercado e da sociedade para levar uma experiência mais aderente às necessidades dos clientes.

Para Francisco Mesquita, diretor-presidente do Grupo Estado, essa renovação fortalece o contínuo progresso do grupo, símbolo de sua trajetória. “É mais um movimento liderado pelo Estadão no mercado brasileiro, mantendo nosso compromisso de sempre inovar e buscar as melhores soluções para nossos clientes”, completa o executivo.

NOVIDADES: Novos Cadernos, Seções e Conteúdos

As mudanças começam já na abertura do jornal, com a Coluna do Estadão agora na página 2. A seção Notas & Informações, com dois editoriais, será mantida na página 3. Dessa maneira, combinam-se bastidores do noticiário político e a Opinião do Estadão. O terceiro editorial passa a ser publicado junto ao noticiário.

De sexta a domingo, a nova seção A Fundo tratará de temas em profundidade, de qualquer área, em formato de grandes reportagens, perfis, entrevistas, infográficos e ensaios fotográficos.

Algumas matérias se tornarão mais analíticas e com abordagem detalhada, o que garantirá ao leitor mais profundidade, indo além das narrativas encontradas nas timelines dos canais digitais. Esses conteúdos serão identificados com destaque, com o selo Estadão Analisa.

O caderno E&N – Economia & Negócios, endereço de coberturas relevantes de macroeconomia, será igualmente reforçado na nova configuração e ganha as peças No seu bolso, com informações sobre os impactos do noticiário para a pessoa física, e Lições para você, com conteúdo útil para o aprimoramento profissional. Já o caderno Metrópole terá uma seção de saúde, além da cobertura de meio ambiente, educação, ciência, segurança pública, urbanismo e assuntos ligados à capital paulista e ao Estado de São Paulo. A editoria Internacional ganha a seção Histórias do Mundo, com curiosidades que acontecem em outros países. O caderno de Esportes mantém a cobertura dos principais campeonatos do País e dos grandes eventos mundiais.

O Caderno2, que na pandemia passou a se chamar Na Quarentena, se transforma no C2 – Cultura & Comportamento e abordará, além dos temas da área cultural (televisão, música, cinema, literatura, streaming, artes visuais e teatro), assuntos como turismo, gastronomia e receitas, compras e serviços, moda, arquitetura e decoração. Para aproveitar ao máximo o fim de semana, o leitor terá o Sextou!, com curadoria em roteiros de cinema, restaurantes, teatro, exposições, programas para crianças e shows.

Aos sábados, será publicado o novo caderno BE – Bem-estar, com conteúdo voltado para auxiliar o leitor a viver mais e melhor: saúde – com foco na prevenção –, alimentação saudável e nutrição, exercícios e saúde mental estarão entre os temas abordados.

O jornal também passa a publicar, diariamente, conteúdos propositivos e inspiradores, na seção Para fechar… Uma Boa História.

Para João Caminoto, diretor de jornalismo do Estadão, “esse processo de transformação que o jornal vem realizando é fruto de pesquisas que foram cuidadosamente realizadas para que mantivéssemos a tradição, mas, ao mesmo tempo, entregássemos mais modernidade ao nosso leitor”.

Características técnicas, de legibilidade e usabilidade

As características técnicas do novo produto trazem ao público um formato mais moderno. Com mais efetividade, as páginas se encaixam melhor no campo de visão do leitor; em relação ao corpo da letra e a entrelinha ocorreu um aumento de tamanho, facilitando a legibilidade dos textos e potencializando a experiência de leitura; no que se refere à altura e à largura, o impresso mostra-se mais fácil de transportar e manusear. Além disso, as seções serão separadas em cores, o que facilita a identificação de cada assunto presente no Estadão.

Por meio das pesquisas realizadas, percebeu-se que o compartilhamento dos cadernos com a família é algo valorizado entre os leitores, e com o novo formato esta ação será reforçada, por causa do processo de modernização do projeto gráfico.

Novidades na publicidade

O formato dos anúncios se alterou para módulos ─ antes o espaço destinado era vendido em centímetros e colunas. Foram criados novos moldes para a publicidade, como lateral duplo, lateral simples e selo editorial. Em 2015, o jornal australiano Fairfax realizou um teste e comprovou que o anúncio no formato germânico tinha um impacto 50% maior, além de ser 22% mais efetivo. Para Paulo Pessoa, diretor executivo comercial do Estadão, “ao lançarmos um novo produto impresso, que segue as melhores práticas mundiais e com um conteúdo que conversa com o leitor de hoje, teremos uma base de clientes mais fiel e satisfeita. Adicionalmente, como passamos a usar um formato que também otimiza o impacto das ações publicitárias, proporcionamos às marcas um meio ainda mais efetivo para se relacionarem com o seu público-alvo”, comenta Pessoa.

Campanha publicitária de lançamento

Com o lançamento do novo produto, nasce também o movimento “Eu penso com o Estadão“, criado pela Lew’Lara/TBWA e apresentado por um time de sete colunistas do jornal: Adriana Fernandes, Eliane Catanhêde, Daniel Martins de Barros, Fernando Reinach, Leandro Karnal, Renata Cafardo e Sonia Racy. A iniciativa é a continuidade da campanha de posicionamento “Vem Pensar com a Gente”, veiculada em 2020, que apresentou as mudanças pelas quais o veículo estava passando, reposicionando e modernizando a marca. A ação reforça o conceito de que o Estadão é a plataforma pessoal de informação das pessoas, convidando-as a pensar juntos, seja nos canais digitais, seja no novo impresso. A campanha é resultado de um projeto construído e desenvolvido por um grupo de profissionais de Comunicação e Marketing, composto pelas equipes do Estadão e Lew’Lara\TBWA.

Para anunciar as novidades, ações on e offline começaram a veicular nacionalmente a partir do dia 10 de outubro.

Tags: Estadãomídia

Posts Relacionados

Dia dos Pais Roku
Mídia

Dia dos Pais Roku

...

Onde tem céu Azul, tem desconto em viagens inesquecíveis
Mídia

Onde tem céu Azul, tem desconto em viagens inesquecíveis

...

PepsiCo aposta em podcast para atrair novos talentos e se aproximar do seu público

PepsiCo aposta em podcast para atrair novos talentos e se aproximar do seu público

“Chamaê”: Emicida e Nubank lançam podcast em parceria

“Chamaê”: Emicida e Nubank lançam podcast em parceria

Levantamento Nielsen aponta que assédio no trabalho faz parte da rotina para 46% das entrevistadas

Levantamento Nielsen aponta que assédio no trabalho faz parte da rotina para 46% das entrevistadas

Estudo da Kantar IBOPE Media ressalta a importância da propriedade intelectual no mercado de mídia

Estudo da Kantar IBOPE Media ressalta a importância da propriedade intelectual no mercado de mídia

Varejista lança canal de conteúdo jovem no Youtube

Varejista lança canal de conteúdo jovem no Youtube

Projeto da DOJO para o Prime Video traz o Apóstolo Arnaldo para divulgar a série A Lista Terminal

Projeto da DOJO para o Prime Video traz o Apóstolo Arnaldo para divulgar a série A Lista Terminal

Próximo
Fundacred prepara lançamento de campanha nacional de crédito educacional: Sonhe e Seja

Fundacred prepara lançamento de campanha nacional de crédito educacional: Sonhe e Seja

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.7k Assinantes

ABC Trends

  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Não foque no protagonismo, seja relevante

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Antes da liderança, vêm a obediência!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Pitú brinca com consumidores no Dia da Mentira em ação criada pela Ampla

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Liquigás ‘Copa na Cozinha’ vai dar milhares de cargas de gás e prêmios de R$ 10 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

agosto, 2022

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X