A Web Estratégica, uma consultoria em marketing digital especializada em Marketing de Conteúdo e SEO, aponta os três assuntos mais buscados pelos brasileiros no Google durante a primeira semana de janeiro: esporte, despesas e dinheiro. Ao todo, foram registradas mais de 6,5 milhões de buscas sobre os temas no período.
Segundo análise da Web Estratégica, só na categoria de esporte foram mais de 3,3 milhões de pesquisas. Dentro do segmento, mais de 100 mil buscas foram realizadas sobre a Copa São Paulo, outras 100 mil sobre a Copinha, 50 mil sobre a Copa do Mundo 2022 e mais de 20 mil sobre o Campeonato Inglês.
O segundo tema mais buscado pelos brasileiros neste início de ano foram as despesas de começo de ano, com mais de 1,77 milhões de pesquisas no período. Os assuntos mais procurados dentro desta categoria foram: IPVA 2022 SP (1 milhão), Detran SP (200 mil), Detran PR (100 mil) Consulta IPVA (50 mil), IPVA 2022 PR (50 mil), IPVA 2022 RJ (50 mil) IPVA 2022 PR (50 mil) e IPTU (20 mil pesquisas).
Já a terceira categoria mais buscada foi dinheiro, que acumulou mais 1,5 milhão de buscas no período, sendo que a maior parte delas estava diretamente relacionada ao PIS 2022.
“Os resultados mostram que mesmo diante da crise econômica enfrentada pelo país e da grande preocupação dos brasileiros com finanças, a paixão do nosso povo pelo esporte sempre está em evidência, mostrando a importância do esporte no dia-a-dia do brasileiro e também como entretenimento”, afirma Everton Andrade, CEO da Web Estratégica.
A quarta categoria mais pesquisada no período foi entretenimento, com um total de 1,26 milhão de buscas. No total, foram registradas mais de 500 mil pesquisas com a frase: “Feliz ano novo”, 200 mil sobre Carnaval 2022, 100 mil sobre o filme “Juntos para Sempre” e outras mais de 100 mil foram sobre o BBB 22.
Além disso, o segmento de entretenimento contou com mais de 50 mil pesquisas sobre os melhores do ano de 2021, sobre o Selton Mello, Paulo Gustavo, Roberto de Carvalho e Gloria Groove. As buscas sobre Creed filme e Michael B. Jordan tiveram mais de 20 mil pesquisas no período.
A categoria notícias também teve bastante relevância neste início de ano, com mais de 520 mil buscas, sendo que desse total, cerca de 500 mil pesquisas foram sobre Bolsonaro, que esteve internado no período e 20 mil sobre Origin, uma plataforma de jogos.
Na sequência, mais de 250 mil pesquisas foram realizadas sobre salário, sendo que 200 mil foram referentes ao salário mínimo 2022 e 50 mil sobre o abono salarial 2022.
Logo em seguida estão as categorias educação, com mais de 130 mil pesquisas, saúde com 70 mil, sorteio, também com 70 mil e MEI/Empreendedor com 50 mil buscas.
“A partir desta análise é possível notar que as resoluções dos brasileiros para este ano seguem linhas variadas, no entanto, é notável que a população se mostra muito preocupada com questões financeiras, tanto pelo contexto da pandemia quanto pelos altos índices de desemprego”, afirma Everton Andrade.
No mundo inteiro o comportamento de busca obteve os mesmos temas como os principais de interesse, com milhares de pesquisas voltadas para assuntos ligados ao esporte e ao entretenimento.
Na análise global, foram registradas mais de 21,8 milhões de buscas sobre esporte, 7,9 milhões sobre entretenimento, 7,5 milhões sobre notícias, 4,1 milhões sobre saúde e 2,1 milhões sobre política.