Melhorar a experiência do usuário na hora da compra na loja física e aumentar a conversão de vendas com diferentes alternativas de finalizar uma compra são vantagens claras para o varejista. Ter acesso a KPI’s, que apontam dados relevantes para o negócio já podem ser usados para melhorar da gestão da loja ao estímulo de consumo dos clientes.
Esta é uma das propostas que o Fitting You, um espelho interativo recém-chegado ao mercado nacional, é capaz de entregar a qualquer tipo de negócio. O produto é uma criação da ICX Labs, uma startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores.
De acordo com o executive partner da marca, Fabio Avellar, o Fitting You é um produto customizável e pode ser adaptado para pequenos varejos até grandes redes. “As lojas que possuem e-commerce ou uma base de dados que incluam estoque, cadastro de produtos em banco de imagens destes produtos podem realizar a integração entre os canais, independente do segmento”, explica.
Entre as vantagens do Fitting You está a integração entre diferentes canais do varejista, unindo a plataforma digital e a física de forma interativa, por meio do acesso ao ponto físico ao e-commerce da loja, podendo, assim, o cliente finalizar sua compra no próprio espelho interativo, seja pelo smartphone ou outros meios integrados.
Ao finalizar uma compra, o cliente pode escolher retirar o produto na loja ou mesmo pedir que seja entregue em sua residência ou trabalho. Se determinado produto que ele queira comprar não estiver no estoque da loja física, ainda assim a compra pode ser finalizada e o cliente decide se retira em outra loja, após o Fitting You indicar estoque disponível nas proximidades, ou mesmo, se seleciona a entrega em casa.
“Além da experiência de compra ser inovadora, a integração dos canais permite aumentar a conversão de vendas, dadas as facilidades e diversas alternativas que são propostas neste processo. O varejo terá ainda a possibilidade de coletar dados sobre seus clientes através das informações que serão coletadas pelos sensores, perfis de usuários, seleção de peças, entre outras informações, que servirão de base para o dashboard, mostrando dados relevantes para melhorar a gestão do negócio”, explica Avellar.
Tecnologia, interação e vantagens
Disponível a todo tempo e por meio de KPI’s, o lojista terá dados relevantes para o seu negócio, como número de interações diárias, interesse por peças e por faixa etária, número de novos clientes, distribuição de atividades por hora e por dia, quais peças estão sendo compradas ou não, entre outros indicadores.
“Os dados ficam disponíveis todo o tempo, uma vez que o sistema integrado é online. Relatórios são disponibilizados no dashboard para acompanhamento e são configuráveis, podendo, inclusive, serem monitorados por aplicativos no celular ou computador do gestor da loja ou marca”, destaca Avellar.
Para o fundador da startup, o espelho interativo é uma maneira de usar a tecnologia para reduzir o ciclo de vendas, estimular o consumo e fidelizar o público – todos estes detalhes têm influência direta no aumento da conversão de vendas, na melhoria da gestão de custos relacionados aos processos de vendas e maior satisfação do cliente.
“O cliente passa a contar com diferentes formas para finalizar a compra no online, mesmo estando na loja física. Usar múltiplos canais envolve criar um planejamento integrado de comunicação entre eles, ao passo que a experiência do cliente se torne enriquecedora e coerente. Não importa se os clientes buscam um produto no seu e-commerce, fazem uma pergunta nas redes sociais ou vão até uma loja física, todo o processo é único”, conclui Avellar.
Atualmente, a primeira loja a adotar o Fitting You é a Hering Experience, no Shopping Morumbi em São Paulo. Veja o vídeo para mais informações sobre o funcionamento do espelho: