Todo gestor de trade marketing sabe que, sem o trabalho da equipe de promotores no PDV, as estratégias traçadas não saem do papel. Esses profissionais têm total influência sobre os resultados da operação. Logo, o trabalho deles vai muito além da reposição de mercadorias. Nesse cenário, contar com uma equipe de promotores motivada e comprometida com os objetivos do negócio é fundamental.
A seguir, trazemos dicas de como melhorar o controle de promotores, motivar uma equipe e ainda como um software de trade marketing pode ajudar a gestão a tirar as dúvidas desses profissionais em, tempo real, contribuindo, assim, para a eficiência da operação.
Quais as funções de uma equipe de trade marketing?
Uma equipe de trade marketing é responsável por assegurar um bom relacionamento com o gerente da loja, analisar e aproveitar possibilidades para aumentar o sell out, esclarecer as dúvidas dos clientes, verificar o estoque dos produtos, reportar informações estratégias para os supervisores e apurar os indicadores solicitados, entre outras funções.
Como motivar a equipe de promotores?
Existem várias formas de motivar a equipe de promotores. Acompanhe:
Ofereça feedbacks constantes
Faz parte do escopo de trabalho do gestor de trade marketing desenvolver pessoas. Nesse sentido, visualizar e transmitir os pontos fortes e de melhoria para a equipe é fundamental para o crescimento profissional do time. Para isso, é necessário investir em reuniões constantes de feedback.
Lembre-se de abrir espaço para que todos possam expor suas dúvidas, anseios e dificuldades no dia a dia do trabalho. Reconhecer os acertos também é muito mais eficiente do que destacar os erros, já que feedbacks construtivos colaboram para o fortalecimento do grupo.
Valorize as pessoas
Para que os profissionais estejam motivados, eles precisam saber o quanto o trabalho deles é importante dentro da estratégia da empresa. Para tanto, sempre que a ocasião for pertinente, reafirme como a equipe de promotores é essencial para a empresa, em especial por que estão mais próximos do cliente.
Se possível, revele números que ressaltem que aquela equipe ajudou a elevar as vendas em X% ou contribuiu para a redução de custos.
Ofereça treinamentos
Oferecer o treinamento necessário para os promotores é fundamental para que as ações sejam bem-executadas e também para que eles se sintam mais motivados no dia a dia de suas funções.
Além disso, oferecer a oportunidade de aprender algo novo e se atualizar cria oportunidade para o desenvolvimento de aptidões e habilidades, que serão favoráveis tanto para os profissionais quanto para a empresa.
Nesse cenário, é importante oferecer treinamentos sempre que possível e direcionar da melhor forma a aplicação de tudo o que foi ensinado. Com o domínio de suas funções, a equipe estará muito mais motivada a buscar as melhores entregas para a organização.
Como um app de trade marketing pode ajudar a motivar a equipe de promotores?
Em grande parte das vezes, não é possível estar com a equipe de promotores em campo. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para tirar as dúvidas em tempo real.
Com um app de trade marketing, é possível monitorar as ações no PDV, oferecendo o direcionamento estratégico para o andamento das atividades, conversar com os promotores, em tempo real, além de poder contar com outros recursos, como a biblioteca, onde os profissionais podem encontrar todos os materiais de treinamento e também o Guia de Execução.
Portanto, além de facilitar o trabalho dos promotores e aproximar a gestão, esse recurso garante uma melhor entrega para o shopper no PDV, pois a equipe estará apta para tirar todas as dúvidas do cliente.
Como resultado do apoio desse recurso, temos um melhor acompanhamento por parte da gestão de trade marketing das ações no PDV, além de aumentar a motivação da equipe de promotores, pois eles podem contar com boas condições para o desempenho de suas funções.