ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home

Entenda porque considero marketing e branding mentalidades de gestão

Toomorrow Branding por Toomorrow Branding
23/03/2021
em Mantenedores
0 0
Relatório Squid da Não Tendência aponta transformações do mercado digital
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Refletimos continuamente sobre os conceitos e papeis do “marketing” e do “branding”. Ao passo que uns acham que “marketing” é fazer site e cartão de visitas, outros pensam que “branding” é fazer logotipo. A grande verdade é que, aprofundando a discussão, nem mesmo a maior parte de quem conhece marketing e branding sabe bem o papel de cada um na relação com algum negócio.

Para mim, são mentalidades/modelos de gestão. Independente de departamentos. E explico.

Dentro das orientações teóricas do clima organizacional, o departamento de marketing é responsável por dar liga aos outros núcleos, unindo-os à filosofia de atuação da empresa, fazendo-os girar na mesma sintonia, rumo aos mesmos objetivos, com orientação e planejamento voltados ao mercado. Dessa forma, uma empresa que tem mentalidade de marketing – mesmo sem um departamento de marketing – direciona os seus esforços para estudos de mercado e consumo, como forma de identificação de necessidades e oportunidades para o desenvolvimento de soluções (produtos/serviços), gerando e monitorando os impactos junto ao seu público e mensurando as reações e conjunturas, adaptando-se a elas para crescer. E, muitas vezes, isso acontece naturalmente, indiretamente ou inconscientemente.

Por conta da competição no mercado, em todos os segmentos, a partir da comoditização de produtos e equivalência na prestação de serviços, algumas empresas começaram a se comportar como marca, ou seja, indo além da oferta mercadológica para a criação de um vínculo com seu público a partir da geração de valor de marca em sua mente e seu coração (brand equity), orientando-se pelos intangíveis como maneira de amarrar e fidelizar clientes e crescer, consequentemente.

Voltando um pouco…

O conceito de marketing é estudado desde a revolução industrial, quando o modelo orientado a vendas isoladamente se saturou. Antes disso, porém até hoje, as empresas aplicam uma mentalidade de gestão fundamentada na demanda e na oferta – consumidores precisam de produtos ou serviços, nós os desenvolvemos e eles compram. Simples. Com o aumento no número de empresas, elas começaram a ter que buscar alternativas para um maior destaque, seja com diferencial de produto, serviço, preço ou, ainda, estabelecendo entregas de acordo com as necessidades do seu público. Desenvolveu-se o marketing.

No cenário contemporâneo, a saturação do mercado obrigou as empresas a começarem a se comportar como marca, valorizando, a todo o momento, seu maior ativo intangível: sua essência, a construção de valor para as pessoas e o cuidado com sua reputação. E empresas com mentalidade de branding se preocupam com isso como item essencial de sobrevivência e de perspectivas de crescimento, orientando-se pelo valor maior gerado e pelas percepções e sensações entendidas pelo seu público, que não consome somente um produto ou serviço, mas compra uma causa, um comportamento, um estilo de vida ou, simplesmente, confiança. Gerando valor para sua marca e tornando-a desejada para seu público, vender torna-se consequência, assim como estender sua atuação.


Isso, entretanto, significa reinventar-se. E a maior parte das empresas e profissionais não está preparada para lidar com o intangível, com estudos de comportamento, tendências, antropologia, filosofia, sociologia e nada que as faça entender os múltiplos e infinitos hábitos de quem as consomem, o ser humano. Porque essa é a “máquina” mais difícil de compreender.


Nas figuras abaixo é possível ver como se comporta a atmosfera de mentalidade de gestão por marketing e branding. Nota-se que a organização da empresa não muda, mas sim a mentalidade. Na primeira imagem, a mentalidade de marketing impulsiona a rotina da empresa, que pauta suas estratégias pelos movimentos e necessidades de mercado, fazendo de tudo para atender bem o seu cliente.

Na segunda, nota-se um modelo de mentalidade de branding, onde os gestores da empresa, por exemplo, sem saberem, pensam como marca porque têm um elo emocional com o propósito ou causa maior. Muitas startups nascem com mentalidade de branding por terem uma causa por trás que embasa seu plano de negócios. Já outras empresas têm buscado esse modelo de diferenciação para aumentar sua relevância frente os concorrentes, entendendo que “fazer branding” já não é mais tendência.

A grande diferença é que a orientação da empresa se dá pela valorização de sua marca, sendo perfeitamente possível pensar em escala, produtos e comunicação, como no marketing (4Ps), só que com filosofia de branding, com base nos valores de sua marca.

Na empresa, nada muda (necessariamente, em sua estrutura). Apenas sua mentalidade, cultura e atitudes, que hora podem tender para um lado, ora para outro ou para ambos.

Por Isaac Ramiris Zetune

Toomorrow Branding

*Artigo originalmente publicado no portal Ideia de Marketing, reciclado e atualizado especialmente para o ABCCOM. =)

Posts Relacionados

Pela primeira vez, Lojas Renner S.A. reúne todas as suas marcas em campanha de arrecadação para projetos com foco na mulher

O que é um planejamento estratégico

...

DORITOS® e Supla se unem em campanha exclusiva para o lançamento de Buffalo Wings
Mantenedores

5 dicas para fazer a diferença em uma campanha de email marketing

...

Math Marketing abre vagas nas áreas de tecnologia e marketing

Infográfico: 5 vantagens de implementar o CRM no seu funil de vendas

OoT uma revolução silenciosa

9 KPIs monitorados full time em campanhas de desempenho

Vigor Grego e Requeijão Vigor estão entre as marcas mais lembradas no Top of Mind 2020

Políticas de Privacidade: Entenda a Lei de Proteção de Dados e como afeta o Marketing Digital

LG anuncia nova linha de caixas de som bluetooth xboom go PL

Dicas de Cursos Online na Área de Marketing

LG anuncia nova linha de caixas de som bluetooth xboom go PL

The Secret no Marketing – Como funciona a Lei da Atração

LG anuncia nova linha de caixas de som bluetooth xboom go PL

Quando terei retorno com as redes sociais?

Próximo
monkey-land conquista Bonafont

monkey-land conquista Bonafont

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.9k Assinantes

ABC Trends

  • Murilo Henare, o empreendedor à  frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    Murilo Henare, o empreendedor à frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • FQM coloca consumidoras reais em comercial de Imecap Hair Max

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ecossistemas e as tendências do B2B em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

abril, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X