Muito se fala sobre o uso de chatbots no ambiente digital, mas e no mundo físico? Como a inteligência artificial pode melhorar o desempenho da equipe e, consequentemente, dos negócios?
Cada dia mais, os robôs de atendimento têm se mostrado úteis para as lojas físicas, com diversas aplicações. Eles podem ser implementados como uma central para responder as dúvidas dos clientes ou até mesmo como coordenador da escala de trabalho dos funcionários.
A Inbenta, empresa que auxilia o relacionamento das marcas com seus clientes, separou algumas das situações e dicas em que o chatbot pode ser extremamente útil:
Atendimento personalizado – programados para responder às mais diversas dúvidas dos consumidores, dentro do universo em que está inserido, os robôs estão sempre disponíveis, oferecendo um atendimento rápido, eficiente e cordial.
Central de Informações – com centenas ou milhares de itens em uma loja, como saber de cabeça todos os dados possíveis? Ou então, como atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo naquele dia que a loja está bombando, por conta do lançamento de algum produto em promoção? Simples: Com um chatbot!
Neste caso, a empresa deve tê-lo como uma central de informações, onde as consumidores poderão consultar todos os dados do produto que está interessado ou buscar recomendações. No entanto, é muito importante que o robô esteja muito bem programado, pronto para atender às mais diversas dúvidas, uma vez que 47% das pessoas sempre fazem pesquisas na internet antes de realizarem alguma compra em loja física.
Nesses casos, a maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e também a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%). Os dados são do levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Além de atender o público externo, é possível que os vendedores, por meio de dispositivos específicos, acessem os chatbots para também buscarem as informações reunidas na central e facilitar o atendimento junto ao cliente.
Estratégia de marketing – as lojas podem desenvolver um chatbot para uma ação de marketing específica, como uma campanha de vendas em datas comemorativas.
Treinamento de funcionários – Com o uso da tecnologia e da gamificação, já é possível hoje realizar diversos tipos de treinamento, acompanhando a evolução de cada profissional.
Escala de trabalho – Em empresas em que é existe escala de trabalho, o bot pode ser um ótimo aliado na administração dessa função. Com sua inteligência, o robô é capaz de montar escalas de acordo as trocas anteriores x futuras, sem dar privilégios e ser justo com todos os envolvidos.
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