Em maio de 2022, a Suvinil enfrentou um desafio: a ausência de um espaço digital para se conectar e engajar pintores parceiros espalhados pelo Brasil. A solução veio com a criação de uma plataforma desenvolvida pela Noz Comunidades, que passou a atuar no fortalecimento desse relacionamento.
Com o início desta parceria, a plataforma da Noz passou a oferecer mais do que um canal de comunicação. Por meio da plataforma, o Pintou Parceria oferece uma variedade de treinamentos e conteúdos gratuitos para capacitar ainda mais os pintores e pintoras e, agora, também os vendedores de lojas de tintas. Além disso, os profissionais passaram a ser reconhecidos e recompensados por meio de ações específicas, como campanhas e eventos de valorização, tudo isso utilizando a gamificação como principal atrativo.
“Trabalhar com uma grande marca como a Suvinil traz desafios únicos, especialmente na criação de uma plataforma que reforce seu relacionamento já consolidado com os pintores. A proposta foi desenvolver uma solução que funcionasse como agente de facilitação dessa conexão, alinhando-se à missão da marca de facilitar a jornada da pintura de todos os seus públicos. Com base em gamificação, a plataforma promoveu capacitação, criação de redes e compartilhamento de novos conhecimentos, além de reconhecer e recompensar pintores e vendedores que fazem parte dessa comunidade”, comenta Raquel Sodré, CEO da Noz.
Essa otimização do relacionamento com os pintores é crucial num cenário em que, segundo o Relatório Anual do Engajamento do Cliente da Twilio, 66% dos consumidores afirmam que abandonariam um serviço que não oferecesse uma experiência personalizada. O mesmo estudo revela que os consumidores gastam, em média, 21% a mais quando a experiência é personalizada, o que evidencia a importância de investimentos para aprimorar o relacionamento entre marcas e seus públicos.
“Estamos muito felizes com o resultado dessa parceria. Desde o início do desenvolvimento do programa Pintou Parceria Suvinil, nosso objetivo era levar conhecimento de forma acessível aos profissionais de pintura de todo país, e a plataforma tem um papel essencial nessa missão. Seguimos trabalhando para alcançar cada vez mais pessoas”, conta Ariane Zanetti, Gerente de Relacionamento com os Profissionais da Pintura da Suvinil.
A Suvinil, ciente desse contexto, apostou na personalização da experiência, através da gamificação, para seus pintores por meio da plataforma Pintou Parceria, que não só engajou a comunidade como também entregou resultados expressivos. Entre 2022 e 2023, o número de novos usuários aumentou 87%, enquanto o engajamento na plataforma cresceu 140%. Além disso, o tempo dedicado à capacitação subiu 328%, e os prêmios cresceram 331%.
Esses números refletem o impacto positivo que uma estratégia focada no cliente pode trazer, certificando os dados da Twilio, que indicam que 60% das marcas que investiram em engajamento digital melhoraram seu desempenho e registraram um aumento médio de 90% na receita em 2022.
“A Suvinil, ao apostar nessa estratégia, declarou a importância de fornecer uma experiência personalizada e relevante para os pintores, criando uma comunidade mais engajada e ativa”, finaliza a CEO.