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EMS tem novo posicionamento de marca desenvolvido pela Interbrand

Líder do mercado farmacêutico brasileiro há 13 anos consecutivos, EMS também reformula identidade verbal e visual para se aproximar de seus diferentes públicos.

por Da redação ABC da Comunicação
11/03/2019
em Marcas
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EMS tem novo posicionamento de marca desenvolvido pela Interbrand
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Em um momento em que a longevidade e a qualidade de vida estão no centro das discussões sobre saúde, a EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, no ano em que comemora 55 anos de história, anuncia a renovação de seu posicionamento de marca e a sua nova linguagem verbal e visual, desenvolvidas pela Interbrand, consultoria de marca global que oferece aos seus clientes experiências excepcionais por meio de uma combinação de estratégia, criatividade e tecnologia.

Durante quase um ano, a Interbrand realizou um amplo diagnóstico da marca, ouvindo colaboradores, médicos, farmacêuticos, consumidores e parceiros de negócios e elaborando, com a EMS, uma plataforma da marca que passa a nortear toda a comunicação do laboratório. 

“Percebemos que mesmo a EMS sendo uma das maiores farmacêuticas do Brasil, a sua marca ainda está muito associada a atributos relacionados ao mercado de genéricos. Nosso principal desafio é fazer com que as pessoas conheçam a verdadeira EMS, que é líder em diversos segmentos do mercado. Além disso, é uma empresa que cresce e se consolida cada vez mais, com grande foco em inovação. Neste sentido, a gestão da marca também precisa acompanhar essa evolução. Por isso, a importância desse projeto”, complementa Laura Garcia, diretora de Estratégia da Interbrand.

Segundo Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS, a empresa cuida e valoriza a vida das pessoas, pesquisa e desenvolve soluções inovadoras, acessíveis e de qualidade para todos. “Esse é o nosso novo posicionamento, que mostra o que de fato oferecemos ao mercado e que define a nossa posição competitiva”, afirma.

A intenção é se comunicar de uma maneira mais simples e se fazendo entender mesmo ao tratar de assuntos mais complexos, gerando engajamento e maior conexão com todos os públicos de relacionamento. Por isso, a EMS passa a ter um tom de voz mais direto, próximo, questionador e, ainda assim, envolvente, que leva sempre em consideração no discurso o que já é a essência do laboratório na prática: o cuidado e a preocupação com as pessoas, bem como o compromisso com a promoção do bem-estar. Esse tom de voz nasceu da personalidade da marca EMS: desbravadora por natureza, consciente por convicção e humana por essência.

“A linguagem verbal está mais sucinta (é preciso falar tudo o que importa com poucas palavras), simples (sem ser simplória), consistente (de modo a fazer as perguntas certas, promover reflexões e não deixar questionamentos sem resposta) e conectiva (visando criar um laço genuíno e um diálogo transparente e sem ruídos, colocando-se no lugar de quem ouve e lê)”, diz Josemara.

A nova identidade visual tem a logomarca da EMS como ponto de partida e inspiração. O azul continua como cor principal, que garante a presença da marca, gera reconhecimento e identificação e será utilizado em uma grande variedade de tons.

A comunicação mais direta e próxima está também associada a novas diretrizes para o uso de elementos gráficos, tipografia e estilo fotográfico. Uma paleta de cores própria foi definida, com a inclusão do turquesa e do lilás, agregando mais vida à comunicação. Um conjunto de nove grafismos derivados da logomarca EMS foi criado como forma de demonstrar inquietude, dinamismo, movimento e a busca por transformações na vida das pessoas e nos negócios. O box passa a ser adotado e tem um papel importante na comunicação, delimitando os textos e garantindo a eles uma área de destaque. Além disso, ícones sintéticos e de fácil entendimento ganharam ainda mais espaço e versatilidade. Highlights foram incluídos com a função de valorizar cada “conversa”.

“A identidade visual também reflete a personalidade incansável, enérgica e ousada da EMS, que tem convicção em um futuro inspirador, paixão pelo trabalho de promover saúde e compromisso com a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo”, comenta a gerente de Marketing.

Essa comunicação alinhada às características da marca EMS e que direciona suas atitudes e tom de voz segue também a promessa da marca: “Viver bem é o melhor motivo”. “A nossa promessa é o que temos de mais inspirador. Para nós, ‘viver bem’ significa ‘viver com mais saúde’ e ‘o melhor motivo’ é tudo aquilo que nos impulsiona para a frente, que nos motiva e nos faz acreditar”, acrescenta Josemara. “Nós queremos nos fazer ainda mais presentes na vida das pessoas de um jeito próprio, verdadeiro, relevante e inconfundível”.

Com as mudanças, a EMS pretende destacar tudo o que faz e representa para as pessoas que acreditam que viver com mais saúde é viver com mais vida, ou seja, com brilho no olhar. O novo momento continuará reforçando mensagens bastante presentes na empresa, como o investimento em pesquisa, a expertise nessa área e o foco constante em inovação, sempre deixando evidente, em uma linguagem verbal e visual exclusiva, que o assunto da EMS é saúde e que saúde é essencial para quem quer viver com plenitude.

Com essa nova identidade verbal e visual padronizada, a empresa quer criar uma conexão entre as suas unidades de negócios (Prescrição, Genéricos, Marcas, OTC e Hospitalar), mostrando ao seu público que todas pertencem à EMS, uma empresa completa e única.

“Esse novo olhar, que refletiu em uma renovada linguagem verbal e visual para a EMS, é também extremamente importante para conseguirmos encurtar cada vez mais a distância entre nós, que pesquisamos, desenvolvemos e produzimos os medicamentos, e quem os prescreve, quem os comercializa e quem os consome”, explica Josemara.

Tags: brandingEMSInterbrandMarcasNovo Posicionamento

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