Zx Ventures, unidade global de inovação da AB Inbev, fecha parceria com VidMob para alavancar força de inteligência de dados criativa
Com o objetivo de gerar awareness para da linha exclusiva de cervejas artesanais da Colorado, a “Brasil com S”, a Zx Ventures, unidade global de inovação e tecnologia da AB Inbev, acionou a VidMob, plataforma pioneira de tecnologia que utiliza um novo tipo de dados para identificar os elementos criativos que impulsionam a obtenção de resultados.
Assim foi realizado o primeiro case da VidMob no Brasil. Ao empregar uma solução proprietária de Inteligência Artificial, desenvolvida internamente em seus escritórios nos Estados Unidos, a startup americana adaptou o vídeo-manifesto originalmente criado para o site da Colorado, para criar vídeos mobile de alta performance para Facebook, Instagram e YouTube.
O trabalho foi realizado em menos de cinco dias por meio de uma auditoria de criatividade detalhada que gerou insights sobre elementos visuais e textuais responsáveis por capturar a atenção dos consumidores.
Assim, a AB Inbev descobriu o melhor tamanho e posicionamento para o logo da Colorado, quais ingredientes da cerveja deveriam ser mostrados e o melhor enquadramento da garrafa. Pequenos detalhes costumam ter um impacto expressivo na efetividade de peças criativas e a VidMob encontrou uma forma pioneira de identificar quais detalhes são os mais importantes para entregar peças criativas com campanhas já em andamento.
O resultado foi um aumento de 81% na taxa de cliques e um acréscimo de 69% na taxa de visualização da campanha.
Nilson Kalili, head de marketing da Zx Ventures, ressalta que “a Colorado é um vetor de inovação muito forte dentro da Ambev, por isso houve uma sinergia grande com a VidMob, que trouxe a força da inteligência artificial aplicada para apoiar a expansão da marca”.
Por ser parceira oficial das principais plataformas sociais e digitais do mercado – dentre elas Facebook, Google, YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Pinterest e LinkedIn – a VidMob capta dados diretamente na fonte por meio de sua API e os analisa sob a luz das melhores práticas de dados first-party. Foi assim que a VidMob fez um estudo retroativo de 1 ano da performance da Colorado nas redes sociais para embasar o trabalho realizado para a Brasil com S.
“O impacto desse trabalho com dados na otimização das campanhas é notável. A conexão que temos com os nossos parceiros é essencial para obtermos dados de qualidade e apoiarmos gestores de marketing a tomarem as melhores decisões”, destaca Camilo Barros, head de parcerias da VidMob.
A startup, que em junho recebeu um aporte de mais de R$ 100 milhões em rodada Série B liderada pela BuildGroup, escolheu a cidade de São Paulo para sediar suas operações na América Latina. O CEO e fundador da empresa, Alex Collmer, destaca que a chegada ao Brasil representa um passo fundamental na estratégia de globalização da empresa.
“O Brasil é um hub de inovação em marketing muito quente neste momento, e nós estamos bastante animados por termos escolhido São Paulo como a base para a expansão latino-americana da VidMob. Essa cultura de inovação se encaixa perfeitamente com o nosso Agile Creative Studio e a Zx Ventures se mostrou a parceira perfeita para darmos o pontapé inicial nas nossas operações na região”, afirmou Collmer.