ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado Empreendedorismo

Empreendedorismo Feminino é tema do MUBS Elas

Plataforma colaborativa da Mark Up reuniu mulheres que são líderes em suas áreas de atuação para discutir ideias, abrir novos caminhos e colocar na mesa assuntos relevantes sobre a representatividade feminina no mercado de trabalho. Transmissão ao vivo do evento obteve alcance de cerca de 80 mil pessoas.

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
17/05/2019
in Agências, Empreendedorismo
0 0
Empreendedorismo Feminino é tema do MUBS Elas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

“Pluralidade Feminina”, “Liderança Feminina no Mundo da Comunicação” e “Empreenda como uma Mulher” foram os temas debatidos no MUBS Elas da Mark Up. O MUBS – Mark Up BrainStorm – é uma plataforma aberta de discussão criada pela agência de Live Marketing que, nesta nova edição, reuniu seis mulheres líderes em seus segmentos para falarem sobre “Empreendedorismo Feminino” e seus desdobramentos. 

Existe diferença entre a mulher empreendedora e o homem empreendedor? Essa foi uma das várias questões discutidas no evento. Apesar de reforçarem a importância de ambientes de trabalho mais igualitários entre homens e mulheres, as executivas destacam que certas características culturalmente femininas podem ser fundamentais para uma verdadeira transformação do modelo de gestão das organizações, contribuindo assim para o desenvolvimento do país e de uma sociedade mais justa e saudável. 

Moderados pela jornalista Bruna Calmon, os painéis contaram com as participações de: Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres; Gal Barradas, publicitária, empreendedora em startups de tecnologia e “Women to Watch Brasil 2017”; Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum Brasil e Diretora Executiva Momentum para América Latina, membro do conselho da AMPRO, vice-presidente da ABAP e “Women to Watch 2018”; Marcia Esteves, presidente da Rede Grey e “Women to Watch Brasil 2018”; Daniela Cruz, cofundadora da Vult Cosméticos; e Paula Gertrudes, fundadora da Connection, plataforma que monitora e conecta marcas a celebridades por meio de inteligência artificial, fundadora da ACT10N, agência de gestão de celebridades e CEO da Cara de Conteúdo. 

Empreendedora X Empreendedor

As executivas acreditam que muitos aspectos femininos podem contribuir nos negócios e, consequentemente, no desenvolvimento do país. De acordo com Daniela Cruz, toda mulher que começa um negócio possui um propósito maior do que gerar fluxo de caixa. “Atualmente, se existir uma diferença, é a questão do propósito. A mulher de hoje está mais empoderada, ela quer ser feliz, não apenas trabalhar, gerar renda. Ela quer fazer algo apaixonante, algo que a complete”, afirma.

Paula Gertrudes concorda com a afirmativa de Daniela. “Qualquer trabalhadora, seja empreendedora ou não, está acostumada carregar a famosa culpa por não dar atenção à família, à vida pessoal… É algo que, no passado, nunca fez parte da vida do homem”, conta. Ela ainda adiciona: “outras diferenças estão nas barreiras que as empreendedoras enfrentam, como a falta de oportunidade de networking e de participar de espaços para gerar negócios; a dificuldade de acesso a crédito, já que, em média, as mulheres pagam taxas maiores que os homens; e o fato de que não trabalhamos nossa imagem profissional como os homens fazem. Eles se vendem melhor”, provoca.

 

“Walk the Talk”: inclusão antes da diversidade

Como as marcas podem investir com legitimidade na pluralidade feminina? Para Adriana Carvalho, isso só é possível se for um reflexo da cultura da empresa. “É preciso que as empresas olhem para fora, mas olhando para dentro. Sabemos que as organizações são feitas por pessoas e não é fácil mudar vibração, crença, espírito e hábitos tão agregados a uma população. Isso é resultado de um trabalho contínuo”, diz Adriana. 

Segundo Gal Barradas, não basta apenas ter o desejo de ser plural e diversificar. “As empresas têm um papel fundamental para que a diversidade seja realmente alcançada. Antes de mais nada, elas precisam incluir essas pessoas no ambiente de trabalho. A pluralidade tem a ver com a cultura empresarial e não pode ser um discurso usado no momento do recrutamento. É essencial que as marcas estejam preparadas para incluir e receber essas pessoas”, declara.

 

Transformação do “microcosmo”

E como liderar quando modelos de gestão estão em constante mudança? Uma das dicas de Marcia Esteves foi: transformar reações em ações práticas. “Para que mais mulheres tenham mais condições de subir profissionalmente, nós temos a missão de mudar os pequenos ambientes que lideramos. Sabemos que é um processo complexo, mas as lideranças precisam construí-lo por meio de sistemas transparentes, procedimentos claros e muito, muito diálogo”, aconselha Marcia. “Quando começamos a trazer essas questões para uma conversa, gradativamente, todos passam a lutar pelos mesmos objetivos, pois estamos falando em desenvolver um país melhor e uma sociedade mais justa e saudável para todos”. 

Muito já foi falado sobre a necessidade de as mulheres adquirirem características masculinas para serem líderes bem-sucedidas. Para Maria Laura Nicotero, essa percepção não é correta. “Uma coisa é afirmar que certas características de um gênero permitem uma gestão mais condizente com as evoluções do mercado. Mas não podemos afirmar que, para liderar, precisamos ter qualidades tidas como masculinas, como força, luta e assertividade. Homens e mulheres líderes podem ter essas características. Os grandes grupos da comunicação estão vendo isso e já existe um movimento de impedir a continuidade desses modelos de gestão antiquados”, diz.

 

MUBS Elas 

Lançado no ano passado, o MUBS passou por uma reformulação, com mais conteúdo e mais assuntos alinhados com os princípios da Mark Up. Com o objetivo de levar à pauta assuntos de interesse das mulheres, o MUBS Elas é uma edição especial e comemorativa dos 25 anos da agência, cujo board é 100% feminino, ou seja, possui um discurso que é genuíno e colocado em prática em sua rotina de trabalho. A transmissão ao vivo do evento obteve alcance de cerca de 80 mil pessoas. 

“Foi um prazer receber esses ícones da representatividade feminina. Estamos vivendo bons tempos, é verdade. Mas ainda há um longo caminho pela frente e é muito importante que nós, que já ultrapassamos obstáculos e chegamos ao topo, consigamos reduzir essas barreiras e abrir portas para as profissionais que estão nessa luta”, afirma Silvana Torres, presidente da Mark Up.

Tags: agênciasempreendedorismomark upMUBS Elas

Related Posts

ATREVIA adquire a agência XCOM no Brasil para impulsionar o crescimento e o foco estratégico na América Latina
Agências

ATREVIA adquire a agência XCOM no Brasil para impulsionar o crescimento e o foco estratégico na América Latina

...

Agência bait conquista conta da Pioneer e assume comunicação 360º da marca icônica de som automotivo
Agências

Agência bait conquista conta da Pioneer e assume comunicação 360º da marca icônica de som automotivo

...

Batux transforma momento da merenda em diversão e conexão familiar na primeira promoção desenvolvida para Betânia Kids

Batux transforma momento da merenda em diversão e conexão familiar na primeira promoção desenvolvida para Betânia Kids

A-Lab assume a comunicação digital de BR Mania

A-Lab assume a comunicação digital de BR Mania

Oliver reforça equipe com chegada de diretora de negócios

Oliver reforça equipe com chegada de diretora de negócios

Godiva Propaganda é a nova agência da Lifefit, patrocinadora oficial do Botafogo

Godiva Propaganda é a nova agência da Lifefit, patrocinadora oficial do Botafogo

JeffreyGroup é a nova agência de comunicação da inVista Real Estate

JeffreyGroup é a nova agência de comunicação da inVista Real Estate

Godiva Propaganda é a nova agência da Lifefit, patrocinadora oficial do Botafogo

Godiva Propaganda é a nova agência da Lifefit, patrocinadora oficial do Botafogo

Next Post
“D.P.A. – Detetives do Prédio Azul” está de volta ao Gloob em sua 12ª temporada

“D.P.A. – Detetives do Prédio Azul” está de volta ao Gloob em sua 12ª temporada

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X