Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Emirates deu um novo sentido para os seus antigos outdoors na África do Sul, transformando o material PVC Flex em centenas de sacolas reutilizáveis. Para divulgar a mensagem de sustentabilidade e causar um impacto positivo nas comunidades locais, os painéis publicitários coletados em toda a África do Sul ganharam uma vida nova e o material resistente PVC Flex foi reciclado para produzir mochilas escolares, que foram doadas aos alunos da Escola Primária Emfundisweni, em Alexandra.
No total, 517m² de material PVC Flex foram coletados e levados para Johanesburgo, onde o empresário Raymond Phiri, da Motion Bags em Soweto, foi contratado pela Emirates para desenhar e criar as mochilas e sacolas.
Raymond Phiri e sua equipe talentosa, com o apoio da Just Bags, outra empresa local, ajudaram a realizar o projeto, criando 200 mochilas escolares e 125 sacolas de compras.

“A mudança para um estilo de vida sustentável ganha mais importância a cada dia, então precisamos assumir um papel ativo na redução da nossa pegada de carbono e causar um impacto onde for possível”, disse Fouad Caunhye, gerente regional da Emirates África do Sul. “Este projeto não apenas nos deu essa oportunidade, como também permitiu o engajamento com a nossa comunidade de uma maneira significativa. A parceria com o empresário local Raymond Phiri para criar as mochilas que trarão alegria às crianças fortalecerá os laços estreitos que a Emirates já possui com a África do Sul e seu povo.”
“Este projeto tocou o meu coração, porque eu sei como é não ter uma mochila enquanto as outras crianças têm”, disse Raymond Phiri, proprietário da Motion Bags. “Essas mochilas são impermeáveis, muito fortes e resistentes. Os alunos da 1ª série que receberem essas mochilas podem usá-las até a 7ª série.”
Fouad Caunhye e representantes do escritório local da companhia aérea em Johanesburgo visitaram a escola primária para entregar as mochilas de material reciclado a 200 alunos. As mochilas incluíam materiais escolares e livros de atividades dos produtos de bordo da Emirates para crianças.
“Foi muito bom ver a felicidade dos nossos alunos quando receberam as mochilas novas”, disse Thembakazi Giyama, diretor da Escola Primária Emfundisweni, em Alexandra. “Eu gostaria de agradecer à Emirates por realizar essa iniciativa fantástica. É ainda mais especial saber que a ideia por trás das mochilas é o futuro sustentável dos nossos filhos.”
A Emirates continua a ser uma companhia aérea com responsabilidade ambiental. “Com o tempo, adotamos várias práticas sustentáveis, que incluem nossos cobertores sustentáveis produzidos com garrafas 100% recicladas e uma nova frota de aeronaves que utilizam combustível eficiente”, disse Caunhye.
Em 2017, a Emirates começou a usar cobertores sustentáveis produzidos com garrafas plásticas 100% recicladas. A tecnologia patenteada ecoTHREAD™ permite produzir um cobertor com 28 garrafas plásticas recicladas. Estima-se que até o final de 2019, os cobertores de material reciclado da Emirates terão colaborado para retirar 88 milhões de garrafas plásticas dos aterros sanitários.
Veja o vídeo:
No moderno Centro de Engenharia da Emirates em Dubai, a companhia aérea usa uma técnica de lavagem a seco para limpar suas aeronaves, economizando milhões de litros de água a cada ano. Outras iniciativas incluem a instalação de um conjunto de painéis solares fotovoltaicos de um megawatt que geram mais de 1.800 megawatts-hora de eletricidade por ano. Isso corresponde a uma economia de 800 toneladas de emissões de dióxido de carbono. A Emirates também opera uma das frotas de aeronaves mais novas e de combustível mais eficiente do mundo, um investimento significativo na redução de seu impacto ambiental.
Confira imagens da ação: