O programa de estágio da Globosat, em parceria com a Empregueafro, dedicado especialmente à contratação de estudantes negros, surge para revelar e inserir talentos no mercado de trabalho, reforçando o compromisso da marca com a diversidade.
O projeto teve início com a conscientização dos gestores, através de palestras, esclarecendo a realidade da população negra no Brasil, como forma de facilitar a integração dos novos estagiários aos times da Globosat. Em seguida, os participantes realizaram as etapas do processo seletivo: dinâmicas em grupo e entrevistas com o RH e os gestores no Rio de Janeiro.
Aos aprovados, a Globosat optou por realizar um retorno diferenciado, convidando-os para uma suposta última etapa do processo, no “Música Boa Ao Vivo”, quando foram surpreendidos pela cantora e apresentadora Iza, casting do canal Multishow, que contou que na verdade todos ali já estavam aprovados.
Fabile Migon, diretora de diversidade da Globosat, ressalta a importância desse programa para a cultura e valores da empresa. “Ações como essa fazem parte do investimento cada vez maior da Globosat na valorização da diversidade e equidade em seu quadro de colaboradores. Além de times mais diversos, a equipe de Aquisição de Talentos também busca oferecer experiências diferenciadas aos candidatos como parte de uma jornada de seleção de impacto positivo”, destaca.
Agora é a vez de São Paulo!
Para o segundo semestre de 2019, a Globosat planeja levar o programa para sua unidade de São Paulo. Com oportunidades para estudantes de Administração, Publicidade e Propaganda, Marketing e Economia, as inscrições para a edição paulista já iniciaram e vão até o dia 17/11.
Os estudantes interessados, devem acessar as plataformas da Empregueafro (https://www.globosat.empregueafro.com.br/), e preencher o formulário de inscrição.
Diversidade na Globosat
Um dos valores do Grupo Globo é a diversidade e, nos últimos anos, foram implantadas formas de reforçar essa cultura dentro das empresas do grupo. Por isso, em 2017, foi criada uma área de cidadania corporativa, apoiada em três pilares: Social, Ecológico e Representativo.
“Nesta nova área, desenvolvemos iniciativas com olhar para mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, atuando por meio da disseminação de informação e convivência. Procuramos colocar o tema em debate a partir de palestras de conscientização para todos os times e áreas, desde as lideranças, novos gestores e estagiários e, também, um plano de trabalho que é elaborado juntos com os colaboradores nos grupos de afinidade”, destaca Kellen Julio, Gerente de Comunicação Interna & Diversidade da Globosat.
“Além disso, também existem os grupos de afinidade, frentes de trabalho que reúnem colaboradores para desenvolver ações de inclusão, aproximando e empoderando o avanço da discussão das temáticas sobre Diversidade dentro da Globosat”, completa Kellen.