Proporcionar a melhor experiência aos clientes é o objetivo de cada funcionário McDonald’s, mas esse empenho vai além do atendimento personalizado dentro do restaurante. Muitos deles também se engajam, todos os anos, em apoiar as comunidades próximas aos locais onde trabalham de diferentes maneiras. O resultado do impacto positivo de cada ação solidária realizada pode ser comprovado por meio do sucesso da Gincana Bom Vizinho, projeto interno da rede que incentiva a participação das equipes localmente.
Ao longo de 2018 foram realizadas mais de cinco 5 mil ações solidárias, com o envolvimento direto de mais de 14 mil colaboradores McDonald´s. Entre as iniciativas, estão a arrecadação de quase 90 mil objetos e quilos de alimentos não perecíveis, doação de cerca de 310 mil litros de óleo para reciclagem e também o plantio de mais de 3 mil mudas de árvores ao longo do ano.
“Somos uma grande marca e temos que usar o poder da nossa escala para ações que causem impacto positivo na sociedade. O Bom Vizinho é uma ótima oportunidade de aproximar nossos funcionários de sua comunidade de entorno e cria engajamento neles sobre a importância do voluntariado”, comenta David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa e de Relações com Investidores da Arcos Dorados na América Latina.
O Estado de São Paulo não ficou de fora da Gincana em 2018. Ao todo, foram cerca de 8 mil funcionários voluntários, se mobilizando em prol de mais de 3 mil ações solidárias. Movimentos como arrecadação de objetos ou alimentos não perecíveis, apoio a campanhas de saúde e plantio de mudas fizeram do ano passado, um dos mais especiais.
E em meio a todo esse sucesso, destaca-se o restaurante Guarujá Drive, que sozinho arrecadou mais de 4 mil peças de roupas e outras doações em bom estado. Os itens foram destinados para duas entidades: Projeto Ação entre Amigos da Ilha Santo Amaro e o Projeto Amigos do Canta Galo.
Para Genilson Miguel, Gerente da unidade, é importante retribuir a sociedade sempre. “Graças à Gincana Bom Vizinho, eu e minha equipe conseguimos acompanhar de perto as necessidades das pessoas ao nosso redor. Realizamos as campanhas no restaurante e depois, nós mesmos entregamos as arrecadações em mãos. Isso dá uma grande visibilidade ao McDonald’s e mais ainda, faz com que a gente conheça lugares que nunca imaginamos visitar como asilos, creches e comunidades carentes. Cada entrega que realizamos, renova nossas forças para continuarmos fazendo o bem ao próximo, o ano todo.”
NOVOS PROJETOS
Completando 17 anos em 2019, a Gincana ganhou novas possibilidades, dando mais protagonismo para funcionários liderarem e sugerirem projetos que beneficiem instituições locais, além dos já existentes. Nessa categoria especial, a ideia aprovada ganha o apoio financeiro da marca em até R$ 5 mil reais, que já permitirá, no primeiro trimestre, a compra de máquinas de fraldas, construção de unidade de reciclagem, reforma de brinquedoteca e biblioteca de diferentes ONGs.
Você Sabia?
- Em 2018, foram arrecadados cerca de 900 mil reais na campanha de cofrinhos que faz a doação de toda verba para o Instituto Ronald McDonald.
- Mais de 600 restaurantes em todo o Brasil participaram da Gincana solidária.
- Aproximadamente 1.700 funcionários voluntários visitaram instituições, entre elas creches e asilos.