Em ação inédita no Campeonato Brasileiro, Natura faz convite para que homens não se calem sobre sentimentos

Neste domingo, jogadores entraram em campo com mão na boca e faixa com os dizeres: #homempra dizer eu te amo

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Desde pequenos, os homens são ensinados a ficar quietos sobre seus sentimentos e a não expor emoções. Uma pesquisa inédita, conduzida pelo Papo de Homem/Instituto PDH em parceria com a Natura e Reserva, mostra que 50,9% dos homens têm o pai como principal referência de masculinidade, mas só um em cada dez conversou com ele sobre o que significa ser homem. Para o estudo, foram entrevistadas mais de 40 mil pessoas e os resultados mostram que sete em cada dez homens declaram que não foram ensinados a demonstrar fragilidade. Além disso, seis em cada dez afirmam não ter sido ensinados, na infância ou adolescência, a expressar suas emoções (os dados completos serão apresentados no início de agosto, quando o documentário “O Silêncio dos Homens” for lançado).

Para despertar a atenção sobre o assunto e ampliar o alcance do debate, Natura Homem colocou essa discussão literalmente em campo. Na volta do Campeonato Brasileiro, após pausa para a realização da Copa América, os jogadores entraram no estádio com a mão tapando a boca em duas partidas transmitidas pela Globo e pelo Premiere: Corinthians x CSA e Cruzeiro x Botafogo. A ação de mídia leva assinatura da DPZ&T.

Antes do início das partidas, os jogadores entraram em campo com uma faixa com a hashtag da campanha, ‘#homempra dizer eu te amo’. Alguns deles trocaram seus nomes, nos uniformes, pelos de seus pais ou filhos. Ao mesmo tempo em que a ação aconteceu nos gramados, conteúdos exclusivos da marca foram disponibilizados no Twitter, com a mesma hashtag, promovendo uma conversa em torno do assunto.

No intervalo, os narradores dos jogos na Globo, Premiere e Rádio Globo (SP e RJ) comentaram sobre a ação da Natura. Momento que marcou ainda o lançamento do filme publicitário de Natura Homem Dom, nova fragrância que reúne em um mesmo frasco força e doçura, representando a intensidade e delicadeza deste novo homem.Os torcedores que estiveram no estádio puderam conferir o lançamento da campanha no telão. Além disso, como forma de dar ainda mais dimensão para a discussão, o tema foi abordado no programa ‘Troca de Passes’, do Sportv e será comentado no ‘Globo Esporte’, edições de São Paulo e Rio de Janeiro. No ambiente digital, o comentarista Caio Ribeiro e o apresentador Felipe Andreoli usaram suas redes sociais para levar o assunto para seus seguidores.

“Natura Homem quer contribuir para repensar o modo como definimos a masculinidade, e por isso escolhemos como ponto de partida dessa conversa uma ação em um estádio, ambiente muitas vezes caracterizado por ser machista. Os homens precisam estar à vontade para serem sensíveis, declararem sentimentos e exporem angústias e emoções, inclusive dizendo eu te amo para os seus pais, muitas vezes a figura que representa a masculinidade em sua vida”, afirma Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura.

Segundo Sofia Raucci, diretora de mídia da DPZ&T, a campanha nasceu de um insight muito poderoso que se tornou o ponto central de toda a estratégia de mídia, trazendo ações inovadoras e formatos inéditos. “Construímos uma série de iniciativas com o objetivo de gerar reflexão e conversa em torno de um tema tão importante, mas pouco falado. Criamos um storytelling poderoso, e tivemos um cuidado especial em cada detalhe, com a escolha do território, dos canais e a forma como e as ações se integram.”, completa.

A campanha de Natura Homem Dom mostra a dificuldade ou incapacidade de muitos homens em demonstrar seus sentimentos mais profundos e faz um convite para que eles digam eu te amo para seus pais. O filme, que estreou no intervalo dos jogos do Campeonato Brasileiro, tem produção da Hungry Man, direção de João Caetano e é protagonizada somente por pais e filhos reais para dar sentido à assinatura “Eu te amo transforma quem fala, fortalece quem ouve.” Seu lançamento contará com uma estratégia 360º que cobrirá diversos meios e inclui TV, merchandising, Pay TV, ações no programa Saia Justa e Papo de Homem, OOH e estratégia digital completa com conteúdos produzidos pela marca, além de ações com influenciadores. Assista aqui e aqui.

Ficha Técnica

  • Natura Homem – DOM
  • Data de produção: junho e julho/19
  • Título: Três Palavras
  • Cliente: Natura Cosméticos S.A.
  • Produto: NH DOM
  • Agência: DPZ&T
  • Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
  • Direção de Criação Executiva: Rafael Ziggy
  • Direção de Criação: Denise Gallo
  • Criação: Denise Gallo, Alexandre Moura, Isabella Paulelli, Andreia Barion, Layana Leonardo, Yllo Pedra
  • Atendimento: Fernanda Recupero, Karen Bartels, Jaqueline Ramalho, Guilherme Lopes
  • Aprovação Cliente: João Paulo Ferreira, Andrea Alvares, Denise Coutinho, Felipe Adan, Tiago Astolphi, Anna Mazzilli, Ana Carolina Soutello, Leonardo Vendrame, Karina Guimarães
  • Planejamento: Fernando Diniz, Carina Migliacio, Louise Martins, Renata Nappi, Marilia Duran
  • Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Felipe Lopes, Mariana Marizze, Gabriela Olsen, Caique Tossi, Anna Moreira, Julia Santana
  • Projetos: Marcos Yamamura, Juliana Ambold
  • BI: Marcelo Azevedo, Maria Troiano
  • RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Sthefany Nascimento, Ana Ananias
  • Produtora de áudio: Satélite Áudio
  • Produção Musical: Equipe Satélite
  • Criação Musical: Equipe Satélite
  • Produtora: Hungry Man
  • Direção de Cena: JC Feyer
  • Managing Partner: Alex Mehedff
  • Diretora Executiva: Renata Corrêa
  • Produtor Executivo: Rodrigo Castello
  • Diretor Executivo de Criação: Fabio Pinheiro
  • Line Producer: Mariana Barbiellini e Julia Padovan
  • Business Affair: Íris Gil
  • Diretor de Fotografia: André Faccioli
  • Diretor de Arte produtora: Martim Garcia
  • Coordenador de Produção: Bruna Martinelle
  • Diretor de Produção: Gustavo Morozini
  • Supervisor de Pós-Produção: Rodrigo Oliveira
  • Pós-Produção: Miagui
  • Finalizador: Marcelo Howard
  • Montador: Marcelo Fubah
  • Color Grading: Marla Colour Grading
  • Figurinista: Vinnie Pizzingrilli
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