A Eixo – estúdio de insights que produz informação para orientar estratégias, investigar cenas e antecipar comportamentos – acaba de divulgar os cinco temas de mapeamentos comportamentais, baseados em tendências mundiais, que serão desenvolvidos neste ano, em parceria com marcas. São eles:
- Slow tech: dá para desacelerar sem desconectar? A ideia de uma relação mais saudável com a tecnologia vem ganhando força na mesma medida em que a ansiedade crônica se torna um sintoma global em todas as faixas etárias, mas principalmente entre os mais jovens. Mapeamento vai investigar questões como a rotina, demandas e hábitos de quem adotou esse estilo de vida.
- Geração ageless e a morte da idade cronológica. Os termos etarismo, ageísmo e idadismo, que descrevem o preconceito contra o envelhecimento, estão no centro dos debates sobre bem-estar, beleza e autoestima feminina. O foco do mapeamento é esse processo de desconstrução da imagem da mulher madura e seus reflexos na indústria.
- Vida pós-pista: como se organiza a nova noite? A vida noturna se transformou na última década. Uma nova relação com a rua, a democratização de espaços e a autonomia artística foram combustível para o fortalecimento de coletivos e núcleos de festa independentes espalhados por todo o país. Diante desse cenário descentralizado, pulverizado e mutante, como ler as demandas desse novo público?
- A representação do novo masculino na comunicação. Muito se tem discutido sobre a necessidade de uma “nova masculinidade”. O recorte desta pesquisa é menos descritivo e mais propositivo: se estereótipos de masculinidade ainda são perpetuados em narrativas de marca e na indústria da comunicação como um todo, quais seriam os caminhos para a construção da imagem desse novo homem?
- Indústria da preguiça: a vida on demand. A expansão de serviços delivery, plataformas de VoD, streaming são a resposta à demanda por conveniência apresentada pela nova realidade do consumidor –a cultura digital. Mas o que está por trás desse comportamento?
“O que propomos com os mapeamentos é entender a fundo temas que são relevantes para as pessoas e também para as marcas, trazendo insights que ajudam na construção verdadeira desse elo. É fazer que com os dois lados falem a mesma língua”, diz Kika Brandão, brand relations da Eixo.
A Eixo tem como foco marcas purpose-driven, que buscam novas maneiras de se relacionar com as pessoas. Com menos de um ano de existência, o estúdio de insights já tem em seu portfólio marcas como Ambev/Do Bem e Natura.
O estúdio de insights faz parte da B Network, rede de negócios inovadores em comunicação, consulting, data, interactive, insights, UX/UI, mobile, influencers e brand content. Atualmente, integram a B Network a Eixo e a Just A Little Data, consultoria em DDDM (data driven decision making).