Editora FGV lança livro sobre o jornalismo brasileiro

"Desafios da notícia: o jornalismo brasileiro ontem e hoje" mostra as mudanças nas redações no regime militar e na redemocratização

103

Os caminhos do jornalismo no Brasil nos últimos 50 anos compilados em 12 artigos e 228 páginas estarão no livro “Desafios da notícia: o jornalismo brasileiro ontem e hoje”, da Editora FGV, que será lançado na próxima quarta, 20 de setembro, às 18h, na Livraria FGV, no Rio. Com foco nos períodos do regime militar e da redemocratização, a obra da historiadora Alzira Alves de Abreu apresenta as profundas transformações técnicas e profissionais ocorridas nas redações no período de censura aos meios de comunicação.

Entre os temas abordados no livro estão a criação das editorias de economia, surgidas como contexto de resistência em meio à censura do noticiário político; as estratégias dos veículos para burlar os mecanismos da repressão; o papel da imprensa no fortalecimento da cidadania; e a relação entre mídia e Ministério Público.

Partindo desse primeiro período de mudanças na formação e na atuação dos jornalistas, a nova publicação da Editora FGV apresenta ainda as distintas etapas de produção do jornalismo impresso e a inovação do jornalismo eletrônico como exigências de um novo jornalista – profissional conhecedor de novos formatos e linguagens.

Antes do lançamento, a autora fará um bate-papo, das 16h às 18h, sobre essas e outras histórias do jornalismo brasileiro. O evento terá ainda a participação da professora e diretora da Editora FGV, Marieta de Moraes Ferreira, e da professora e jornalista, Joëlle Rouchou.

Desafios da notícia: o jornalismo brasileiro ontem e hoje

Alzira Alves de Abreu
Data: 20/9
Hora: 16h (bate-papo com autora no auditório 537 do Edifício Sede da FGV) – 18h (lançamento na Livraria FGV)
Local: Praia de Botafogo, 190 – Botafogo
Editora FGV
Páginas: 228

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR