Estava pensando em como começar o primeiro texto da coluna ou mesmo sobre qual assunto eu poderia falar. Percebi que seria impossível falar de qualquer coisa sem antes contar sobre eu mesma. Já que necessariamente os temas sobre conteúdo, comunicação, marketing, jornalismo, palavras e Regine estão todos conectados. Literalmente dizendo.
Quero que saibam que esse será um espaço para troca de conhecimentos, ideias e, principalmente, experiências. Gosto de compartilhar histórias que vivi, vivo ou ouvi dizer pois aprendi que em algum lugar sempre vai existir alguém que possa se identificar com você. Comigo. Conosco.
Acredito que trabalhar com palavras e me dedicar a ajudar os outros por meio delas é um grande privilégio. Como jornalista, já tive uma incrível fase de fazer entrevistas, ouvir muitas e muitas histórias e depois repassá-las. Não por acaso temos dois ouvidos e apenas uma boca. Ouvir é importante, amigos. Se interessar pela história dos outros mais ainda.
Certa feita eu entrevistava o Ivan Martins, diretor executivo da Revista Época e ele disse palavras que se tornaram um mantra. Nunca esqueci.
“Se você não se interessa pelas histórias dos outros, dificilmente vai dar um bom jornalista”.
Aquilo fez tanto sentido e eu me identifiquei num nível que quis compartilhar com o máximo de alunos jornalistas que eu conhecia na época. Mas, na verdade, não importa se ainda é estudante, recém-formado, nível pleno ou sênior. Jornalista precisa ter empatia e se importar com as histórias dos outros sempre. Aliás, se for pensar bem, isso não é dever só do profissional de jornalismo não é mesmo?. Isso se aplica para todos nós: seres humanos.
Então, mais uma vez digo que quero aproveitar esse espaço para contar histórias. De lugares que já passei, pessoas que já conheci, reuniões que participei, jobs que executei, campanhas e estratégias que já desenhei, textinhos e textões que já escrevi. E continuo a escrever. Que de alguma forma ajudaram e ajudam alguém: pessoas ou marcas.
Preciso avisá-los de antemão que na vida as coisas só dão certo quando fazemos com verdade e paixão. É preciso ter comprometimento. Essa coluna também será para isso. Falar da dor e da delícia que é trabalhar com comunicação e marketing digital. Não pensem que todos os dias são fáceis meus queridos, pois nem sempre o são. Mas garanto que no fim do dia, quando você olha tudo que produziu, vê alguém compartilhando, salvando ou comentando um conteúdo que você fez para uma marca ou empresa, vale muito a pena. Você fica ali nos bastidores, curte aquele momento quietinho, respira fundo e só consegue sorrir.
Eu que já passei por locução de webrádio, estagiária de comunicação interna, redatora web, editora de conteúdo web, professora auxiliar de comunicação, conteudista pleno e agora Analista de Comunicação e Conteúdo na BUENO Arquitetura Cenográfica, vejo que todas as escolhas que fiz me levaram a um caminho que já estava traçado: trabalhar com palavras.
Nesta coluna espero ajudar principalmente quem está começando. Estudante, recém-formado, júnior. Assim como empresários de pequeno e médio porte. Quero que entendam a importância da produção de um conteúdo relevante e que agregue valor -, pois esse pode mudar totalmente a sua imagem (ou da sua empresa).
O conteúdo é rei e eu tenho como provar.
Volto em breve, queridos.
Até a próxima.