O Drop Shipping, termo bastante conhecido no Brasil, é uma operação que consiste em criar uma loja virtual local, vendendo produtos de terceiros com origem de outros países, em sua grande maioria, da China.
“Muitos empreendedores que iniciam suas jornadas no canal digital acabam optando por essa modalidade de negócio”, diz Felipe Dellacqua, especialista em e-commerce e sócio da VTEX, multinacional que provê plataformas de e-commerce para um quarto das lojas virtuais do país.
Dessa forma, podemos dizer que o Drop Shipping é uma espécie de marketplace cross-border, que vende produtos de sellers internacionais apenas para o mercado local.
Diferente dessa modalidade, o Cross-Border nada mais é que um tipo de operação de e-commerce em que se vende para outros países. Este é um dos mercados que mais cresce na digitalização do varejo. Já imaginou ter o seu catálogo em português em diferentes línguas e vender para outros países podendo ganhar muito mais com a sua operação?
“Com o cross-border, é possível ter o seu estoque no Brasil, com um catálogo de produtos em inglês precificado em dólar e um catálogo em espanhol precificado em euro, por exemplo, para atender a diferentes públicos no mundo inteiro. Considerado a última barreira ou o último estágio de maturidade de uma operação online, o e-commerce cross-border permite vender para mercados ainda maiores que o Brasil, ganhar crescimento e ter rentabilidade maior”, afirma o especialista.
Sobre Felipe Dellacqua: É sócio da Vtex, plataforma global de comércio eletrônico líder na América Latina, com presença em mais de 30 países. Especialista em e-commerce e varejo com mais de 14 anos de experiência prática nesse mercado. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, programa de aceleração da globalização de empresas brasileiras de varejo, tendo sido um dos pioneiros do e-commerce cross border no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. É também um dos fundadores da Fundamentos Digitais, focada em e-commerce. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas. Formado em Comunicação Visual pela PUC-RJ com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV-SP.