Os comportamentos dos consumidores estão impulsionando o uso massivo da tecnologia que se traduz em novos hábitos de compra. E o Brasil aprende a cada dia como lidar com as diferentes situações e a compreender quais são as competências e os recursos que precisam ser adaptados para atender essas mudanças.
O desafio dos varejistas está em criar recursos integrados à medida que a demanda cresce, por isso as soluções tecnológicas são aliadas e precisam estar no mapa de investimentos, uma vez que o cenário logístico precisa estar integrado com todo o resto da operação. “Aqueles que querem ter sucesso no varejo moderno precisam aderir aos pontos que tornam a experiência do usuário melhor, que seria a união entre os canais de compra e a entrega final”, comenta Cadu Fogueral, Diretor Omnichannel & Marketplace da Infracommerce, empresa que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar os canais de vendas de indústrias e varejos na América Latina.
Conhecido como um processo omnichannel ou multichannel, o varejo integrado simplifica o foco da empresa que se dedica à experiência do consumidor, que deseja comprar de acordo com as suas necessidades em qualquer canal. Cada detalhe importa e entender a escolha de como os clientes querem receber essa compra em casa fará a diferença. “A cultura de liderança da marca precisa investir em recursos que permitam que os clientes se conectem com o varejista em todos os pontos de sua jornada. Implementar uma cultura centrada no consumidor e que integre a experiência de loja e digital como algo único e diferenciado torna-se essencial”, explica Cadu.