Um ano após encomendar pesquisa a respeito da relação entre a geração Z (de 17 a 25 anos) e o ato de beijar, diagnosticando que os jovens são mais afetuosos e livres em seus beijos, Quem Disse, Berenice? celebrou o Dia Internacional do Beijo (13 de abril) de 2024 indo às ruas para registrar afetos espontâneos como forma de incentivar essa liberdade. A campanha digital da marca, idealizada pela W3Haus, foi estrelada por beijos de todos os tipos e teve como intuito exaltar a pluralidade dos afetos, mostrando que não há hora, local e make predefinidos para isso.
Nas redes sociais, essa conversa foi amplificada e estimulou a comunidade a usar as plataformas para exaltarem seus próprios jeitos de beijar, sejam eles tímidos, ousados, apaixonados ou até mesmo deixando a marca do batom.
Esse é o terceiro ano consecutivo que Quem Disse, Berenice? celebra o Dia Internacional do Beijo, por ser uma data que se alinha aos propósitos da marca. Marcela de Masi, diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, explica que por meio da data, a marca consegue reforçar atributos de autoridade em maquiagem, como expert na categoria, e também mensagens institucionais, como a liberdade. “É desafiador se apropriar de uma data e criar na cabeça do consumidor essa associação, mas com um trabalho consistente ano após ano, como estamos fazendo, conseguimos chegar no resultado que almejamos. Mais do que falar de batons como protagonistas para o beijo, buscamos uma conexão emocional com nossos consumidores. Nosso propósito nesta campanha é falar sobre a liberdade no ato de beijar, livre de padrões ou regras, como acredita nossa marca Quem Disse, Berenice?, e adaptamos essa conversa para formatos nativos das redes sociais para gerar identificação e engajar a comunidade.”, afirma a porta-voz.
Beijaço nas redes
Nas redes sociais, QDB? convidou os usuários a beijarem ainda mais, em frente às câmeras. Impulsionados pelos vídeos dos beijos captados nas ruas, os casais Maria Eugênio e Nico, Jessie e Coutinho, Pri Caliari e Mari, Mari Lobo e João, entre outros que formaram o squad também captaram seus beijos espontâneos que dão entre si no dia a dia, além de uma série de conteúdos como GRWM (get ready with me) para beijar, tutoriais, cantadas e outros formatos que colocam luz sobre os beijos e a sobre liberdade de beijar.
“Para celebrar uma das principais datas comemorativas do ano para Quem Disse, Berenice?, criamos um movimento que destaca uma das etapas pouco exploradas mas muito importantes na hora de beijar: o pré-beijo. A expectativa, a escolha do batom e a cara de quem quer beijar foram o pontapé inicial da campanha, dando sequência ao que realmente torna o beijo mágico: a espontaneidade, que foi captada pelas câmeras escondidas do beijo da marca, e transformada em conteúdos nativos de TikTok e Reels.”, declara Domênica Camatti, Head de Criação e Conteúdo da W3Haus, agência digital da Quem Disse, Berenice?.