A Social Miner – empresa de tecnologia que ajuda sites e e-commerces a aumentarem suas conversões por meio da exclusiva metodologia de People Marketing – se uniu a MindMiners para realizar mais um estudo pré-data comercial e desta vez o tema foi o Dia do Consumidor, que acontece dia 15 de março.
O material revela que, apesar de 53% dos respondentes afirmarem desconhecer o evento, o Dia do Consumidor tem um potencial de crescimento similar ao da Black Friday. Isso porque esse cenário é, na verdade, uma grande oportunidade para as marcas divulgarem a data, contribuírem para a sua popularização e aproveitarem para fazer muitas vendas.
Foi assim que aconteceu em 2015 com a Black Friday, quando os varejistas investiram forte nos anúncios e promoções, e o awareness da data dobrou. E é exatamente o que já está acontecendo com o Dia do Consumidor, que graças aos esforços do mercado, tem despertado a curiosidade do público, como apontam estudos do Hello Research e Google Consumer Survey.
Além disso, das pessoas que estão familiarizadas com o Dia do Consumidor, 50% pretende aproveitar a data, enquanto 44,5% estão indecisos – um grupo expressivo que poderia ser trabalhado pelas marcas e incentivados a converter diante de ofertas relevantes.
A pesquisa mostrou também que 45,3% dos respondentes engajados com o Dia do Consumidor já estão acompanhando as ofertas, enquanto outros 18,8% pretendem começar a pesquisar 15 dias antes do evento e 20% vão buscar com uma semana de antecedência.
Ainda de acordo com o levantamento, as categorias de produtos preferidas pelo público para este Dia do Consumidor são Moda e Acessórios, Eletrônicos e Beleza e Saúde, com representatividade de 52,2%, 46,1% e 45,7% respectivamente. Vale ressaltar que esta soma excede 100% porque o consumidor teve a chance de escolher mais de uma opção de categoria de interesse.
Além disso, o estudo revelou também que 57% dos respondentes que pretendem comprar na data planejam investir mais de R$200,00 em compras no Dia do Consumidor de 2019, sendo que destes, 22% pretendem ficar entre R$501,00 e 11,4% acima de R$1.000,00. E, para pagar essa conta, 60% dos consumidores disseram preferir usar o cartão de crédito, 43,3% o cartão de débito e 34,7% o boleto (neste caso, também, a soma excede os 100% porque os respondentes puderam optar por mais de uma forma de pagamento).
Outro ponto de destaque da pesquisa é que 70,4% dos consumidores que vão aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor afirmaram que pretendem comprar nas mesmas lojas que compram regularmente, demonstrando que as marcas que investem na fidelização do cliente tem grandes chances de se dar bem e vender muito mais.