Mãe sempre é exemplo para os filhos. Muitos levam esse modelo para a carreira profissional e trilham passos semelhantes aos das mamães. E as mães, por outro lado, querem ver seus filhos bem empregados e estabilizados. O cuidado de mãe nunca acaba.
Josefa Cristiana da Costa Silva, de 41 anos, é operadora de supermercado na loja de Caldas Novas do Bretas há quase uma década, e ela se sente orgulhosa de três dos seus quatro filhos seguirem seus passos. Eles também são colaboradores da rede de supermercado, exceto o mais novo de 12 anos. “Fico feliz por ter meus filhos por perto. Sou muito grata a Deus por ter filhos trabalhadores e comprometidos”, revela.
Ela é mãe das operadoras de supermercado, Marcilene Silva Carvalho, 22, Vanessa Silva de Carvalho, 21 e do aprendiz Mateus José da Silva de Carvalho, 15 anos. Mesmo com a rotina corrida, ela sempre leva para a loja o almoço do mais novo. “Ele sai da escola e vai direto para o trabalho. Faço questão de ele ter uma comidinha antes de começar”, conta com amor.
“Minha mãe é meu exemplo. Sempre quis trabalhar no mesmo lugar que ela, Ela sempre me apoiou e me incentiva muito a crescer e me desenvolver”, afirma Marcilene, a filha mais velha de Josefa. A operadora conta que quando foi contratada, há três anos, a mãe passou uma lista do que pode e o que não se deve fazer no trabalho. E isso gerou bons resultados, Marcilene passou em um processo seletivo interno recentemente e está pronta para ser promovida.
Do sudoeste goiano
Outra mamãe que é exemplo para seus filhos é Marilene Dias de Souza, de 52 anos. Ela é repositora da loja Bretas de Rio Verde e é mãe de Jucilene Souza de Oliveira, 32, e da operadora administrativa, Juciara Souza de Oliveira, 30. Todas são profissionais da mesma unidade, cada uma em seus afazeres e função.
“Dentro da loja somos colegas e não família”, explica Jucilene. Juciara complementa, “aqui não somos mãe e filha. A chamo sempre pelo nome”. Mas todos os dias o trio é visto saindo junto para ir almoçar. Elas comem na casa da mãe e da irmã mais velha, que moram juntas. “É um momento de descontração no nosso dia!”, contam.