Saudade é uma palavra forte. O sentimento de ausência e melancolia é tão importante na cultura brasileira que é tema de inúmeras poesias e canções. Muitas pessoas acreditam, inclusive, que a palavra é um termo intraduzível para outros idiomas, mesmo quando na verdade outros dialetos possuem traduções exatas. No Brasil, é em 30 de janeiro que esse sentimento único é homenageado, no Dia da Saudade. Essa é a data para relembrar momentos e pessoas que partiram ou que nos abandonaram. Como aquele cliente que deixou o carrinho de compras e não voltou mais.
Como a palavra saudade ainda tem um grande impacto cultural nos brasileiros, muitas ações são realizadas pelos comércios para atrair de volta os clientes que decidiram não realizar a compra na última hora. E também aqueles que há tempos não retornam à loja, seja ela física ou eletrônica. Na pesquisa mais recente sobre comportamento dos usuários brasileiros, do primeiro semestre de 2018, o E-commerce Radar apontou que cerca de 82,3% dos carrinhos gerados no e-commerce brasileiros são abandonados.
Para reverter parte dessa situação e fidelizar o cliente, é preciso montar estratégias para chamar a atenção do consumidor. De acordo com Daniel Palis, CEO da agência de marketing digital Calina, ser proativo pode reverter vendas perdidas. “Existe uma série de motivos para alguém não realizar a compra, mas pela nossa experiência, ao entrar em contato novamente com o consumidor, o comerciante tem grandes chances de efetuar a venda. O importante neste primeiro momento é fazer com que a pessoa entre no site da loja”, diz.
Ainda segundo Palis, para atingir esse objetivo, existem alguns mecanismos eficientes de baixo custo que podem trazer o cliente de volta. “Neste momento, investir muito pesado não é a solução. O email marketing, por exemplo, é bom para buscar o cliente que foi ao e-commerce e não concluiu a compra. Para isso, no entanto, é preciso que exista uma novidade, como uma promoção, para atiçar a vontade pelo produto novamente, ou um anúncio de frete grátis”, conta.
O Dia da Saudade é uma data propícia também para entrar em contato com clientes inativos e que tentaram comprar produtos que na época estavam esgotados. “Nesse caso, o comerciante tem uma boa oportunidade para rever as estratégias e começar a arrumar a casa em 2019. Tanto na parte de estoque quanto de comunicação. Ao buscar de volta os clientes que não realizaram a compra, o vendedor pode começar a perceber o comportamento do seu cliente e ser mais eficiente ao longo do ano, que, ao que tudo indica, será bom para as vendas. É preciso inteligência para aproveitar o momento”, conclui.
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