ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Desmitificando o feedback: uma real oportunidade de melhoria

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
30/03/2019
in Artigos Especiais
0 0
Desmitificando o feedback: uma real oportunidade de melhoria
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Luciana Carreteiro

Existem várias formas de começar um processo de melhoria e crescimento profissional e, uma delas, é perguntar para os colegas o que eles pensam sobre a sua forma de trabalhar. É o já famoso feedback, motivo de insegurança para muitas pessoas.

Quando pergunto aos meus clientes com que frequência eles praticam o feedback, geralmente ouço a resposta padrão: na minha empresa fazemos essa avaliação formal duas vezes por ano. Então costumo questionar: existe alguma atividade que você pratica apenas duas vezes por ano na qual você é muito bom ou uma referência? A resposta, é claro, é sempre negativa. Isso quer dizer que esse exercício não se baseia apenas em seguir um passo-a-passo, como uma receita de bolo, mas sim em praticar.

Feedback é incluir pessoas importantes na realização do nosso trabalho e no nosso processo de evolução e mudança. Ninguém faz nada sozinho! E, para isso, é preciso humildade, que eu defino como a nossa capacidade real de escutar os outros. Saber ouvir, principalmente aquelas pessoas que participam ativamente da nossa vida profissional e pessoal, é de extrema importância. Afinal, somos uma pessoa só, e o desafio para melhorar é justamente levar em consideração o que os outros pensam. Se quatro, cinco ou até oito pessoas nos dão o mesmo feedback, essa pode ser uma real oportunidade de melhoria.

Esse exercício é necessário porque transforma o profissional em um líder melhor e todos a sua volta também são beneficiados e influenciados com essa mudança. No entanto, não se progride do dia para a noite, é preciso praticar esse novo comportamento desejado. Pensando nisso, indico algumas dicas para usar o feedback de forma mais consciente e conquistar resultados positivos na liderança:

– Crie um ambiente de confiança

Ao chamar as pessoas para essa conversa faça elas entenderem que você quer ouvir a opinião delas. Deixe a pessoa a vontade e, para não se tornar um papo pesado, tente realizá-lo em 15 a 20 minutos.

– Pergunte de mente aberta

“O que eu posso melhorar?” ou “como eu fui nessa apresentação?”. Isso contribui para melhorar a capacidade de escuta dentro da comunicação ou ainda ter uma comunicação mais assertiva, principalmente durante reuniões de alinhamento. Escute de mente aberta e saia dessa conversa entendendo claramente o que foi dito.

– Escute e agradeça

Qual a chance de você falar algo construtivo para uma pessoa que fica argumentando algo com você? Pouca. Depois, sozinho, com calma, você reflete sobre o que ouviu e avalia se o que foi dito faz sentido. Agradecer vai deixar a porta aberta para uma próxima vez e demonstrará o seu respeito por essa pessoa.

– Não aproveite para “lavar a roupa suja”

O feedback não é o momento para gerenciar conflitos, e sim uma oportunidade de melhorar como profissional. Se existe algum problema com alguém, resolva-o em outra ocasião.

– Deixe o passado para trás

As pessoas mudam e evoluem sim. Ficar preso a uma imagem ou erro do passado nos faz carregar uma âncora no dia a dia. Por isso, o primeiro passo é o desejo de evoluir e se transformar e o apoio de outras pessoas é extremamente bem-vindo na busca por essa conquista.

– Tenha foco

Durante o feedback, você pode escutar muitas opiniões distintas, mas escolha apenas uma ou duas para trabalhar porque o foco contribui para esse desenvolvimento. Focar é escolher o que terá mais impacto positivo no seu trabalho e no da sua equipe. Para isso, o coach também pode ajudar bastante, tanto na preparação mental e prática das conversas, quanto na escolha dos comportamentos.

– Feche com chave de ouro: peça uma sugestão

Passe mais tempo da conversa focando nas sugestões e em como essa pessoa pode te ajudar a atingir esses objetivos. Esse olhar lhe ajudará a enxergar para o seu ponto de melhoria com uma perspectiva de oportunidade, de evoluir na liderança. Outra vantagem é que as sugestões já são seu plano de ação e te empurram a dar o primeiro passo em direção a um futuro profissional de sucesso!

*Luciana Carreteiroé coach especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança e fundadora da Kyma Coaching, empresa que apoia executivos e empresas a potencializarem suas competências.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação
Artigos Especiais

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Next Post
Precisamos falar sobre o desenvolvimento sustentável

Precisamos falar sobre o desenvolvimento sustentável

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X