Pesquisa revela que 75% dos consumidores esperam promoções para concluir compras de produtos “abandonados”
Acompanhando o crescimento do varejo digital, os hábitos de consumo dos brasileiros estão em constante mudança. Pensando em compreender melhor essas movimentações, o Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina, conduziu uma pesquisa* que revela que 53% dos respondentes fazem compras online mensalmente. O estudo aponta, inclusive, que 72% têm o costume de encher os carrinhos virtuais e abandonar esses produtos. Diante disso, para ajudar consumidores a tirarem os produtos da lista de desejos, a plataforma promove o Descontaço até dia 14 de julho, oferecendo até 70% de desconto em produtos selecionados.
Os dados não apontam um desinteresse dos consumidores pelo produto; pelo contrário, 50% dos respondentes abandonam o carrinho como forma de salvá-lo para efetuar a compra em algum outro momento e 44% voltam para finalizar a compra posteriormente. Entre os principais motivos de desistências está o alto valor de frete ou prazo de entrega (41%).
“É interessante notar que 75% dos consumidores afirmam que concluiriam suas compras se houvesse um cupom de desconto ou promoção e quase 30% aguardam datas promocionais proprietárias dos seus sites de e-commerce favoritos para efetuar a compra daquele produto abandonado no carrinho. Isso é um grande insight para nós e pensando nisso, espalhamos caixas gigantes do Mercado Livre com produtos “abandonados” nos carrinhos, para incentivar o resgate de itens de desejo com as promoções e cupons disponíveis no ‘Descontaço’, nossa data proprietária já tão aguardada pelos nossos usuários”, conta Cesar Hiraoka, diretor de marketing do Mercado Livre.
Entre os dias 5 a 14 de julho, os consumidores poderão avistar as caixas gigantes, que estarão instaladas em frente ao Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, em São Paulo, e no Parque Jaqueira, em Recife, Pernambuco. As ativações trarão cupons exclusivos e um QR Code levando para a página da campanha dentro da plataforma do Mercado Livre. A ação faz parte do Descontaço, que acontece na primeira quinzena de julho e traz descontos de até 70% em milhares de produtos, com a possibilidade de parcelar produtos selecionados em até 18x sem juros pelo Mercado Pago, permitindo que consumidores encontrem os produtos mais desejados por preços competitivos e ofertas agressivas.
Serviço
Descontaço Mercado Livre
Quando: de 5 a 14 de julho de 2024
Locais:
São Paulo: Shopping Cidade São Paulo | Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo
Recife: Parque da Jaqueira | R. do Futuro, s/n – Graças, Recife – PE
*Pesquisa conduzida entre os dias 25 e 28 de junho com mais de 12 mil pessoas de 18 a 65 anos de todo o Brasil em parceria com The News, portal de notícias do portal Waffle.
Descontaço Mercado Livre
Ficha técnica
- Agência: Grupo InPress
- Anunciante: Mercado Livre
- Produto: Mercado Livre
- Título: Descontaço
Território: Brasil
Equipe de Criação | Grupo InPress
Pedro Henrique Gozzo: Diretor de Criação
Rodrigo Mendes: Diretor de Arte
Arlindo Rodrigues: Diretor de Arte
Daiane Farias: Assistência criativa
Equipe de Contas | Grupo InPress
Cibele Anjos: Diretora de Conta
Camila Pessanha Fiedler: Gerente de Conta
Equipe de Produção | Grupo InPress
Valeska Zamboni: Diretora de Produção
Renata Habib: Gerente de Produção
Gestão de Projetos | Grupo InPress
Thiago Yaguti
PR | Agência Brodeur (Grupo InPress)
Marcio Ribeiro: Consultor de Comunicação
Giovanna Bozzio: Consultora de Comunicação
Bianca Allana: Consultora de Comunicação
Ana Victória: Estagiária
Mercado Livre
Cesar Teruo Hiraoka: Marketing Brazil Director
Raffaella Brandão Gomes Martellini: Branding Specialist
Iuri Gomes Maia Leite Filho: Branding Sr Manager
Bianca Reis: Marketing Brazil Sr Analyst
Fernando Santana Teixeira: Marketing Brazil Sr Analyst
Juliana Monteiro: Public Relations Brazil Expert
Karina Alexandra Bigatini: Marketing Brazil Manager
Laura Cremonesi Balzan: Marketing Brazil Sr Analyst
Maitê Leal: Externa Mercado Livre