A nova fase da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração”, iniciativa da empresa global de saúde Novo Nordisk para alertar sobre o risco de doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes, conta com ação inédita para o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. O apresentador Edu Guedes vai receber em seu programa “The Chef”, na Band, ex-participantes do “Masterchef Brasil”, que serão desafiados a preparar receitas típica da culinária brasileira, com dicas e truques para deixar os pratos saudáveis, mostrando que é possível ter uma alimentação balanceada todos os dias e benéfica ao coração daqueles que também convivem com o diabetes.
Leo Santos, Raquel Novais, Cecília Padilha, Valter Harzmann e Taise Spolti compõem o time de chefs que vai participar da ação entre os dias 27/09 e 01/10. Além deles, o médico endocrinologista Dr. Carlos Eduardo Barra Couri também estará no estúdio para tirar dúvidas e falar sobre os cuidados com o diabetes e o coração.
Embora seja mais associado a complicações como cegueira e amputações, o diabetes, doença que afeta cerca de 16 milhões de brasileiros1, está mais perto do coração do que se imagina. Por mais que outras complicações venham primeiramente à mente, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 80% de todas as mortes de pessoas com diabetes no mundo2. Mudar esse cenário e proteger o coração de quem tem diabetes é uma questão urgente e multifatorial, que passa por acesso à informação, prevenção, tratamento adequado e até mesmo pelo prato.
Lançada em 2019, a campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” conta com parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e de outras sociedades médicas e associações de pacientes. Neste ano, além do “Desafio dos Chefs”, a campanha também conta com a série “Receitas do Coração”, ação que tem como objetivo disponibilizar materiais gratuitos nas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube – mostrando como é possível comer bem cuidando da saúde. Além da consultoria de nutricionistas e médicos, as panelas são pilotadas por um time de estrelas: os chefs Érick Jacquin, Claude Troisgros e Tatiana Romano, do site Panelaterapia.

Informação como remédio
A campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos associados entre o diabetes e as doenças cardiovasculares, utilizando a informação como ponto de partida para mudar essa realidade. No segundo semestre de 2021, uma série de iniciativas vão lançar luz sobre o tema da alimentação. Diversos profissionais da cozinha convidados produzirão vídeos para os canais da campanha com receitas, que vão das mais simples às mais refinadas, tendo em comum o cuidado com ingredientes e temperos para não esquecer do diabetes e do coração. Como suporte, muitos outros conteúdos com informações sobre prevenção e manejo do diabetes serão produzidos e divulgados gratuitamente nas redes sociais e no site da campanha.