ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado

Desafiar um mercado não é simples, mas é o que impulsiona a inovação

Por Rodrigo Latini, sócio e CEO da Zerezes

Redação ABCCOM por Redação ABCCOM
17/01/2022
em Mercado
0 0
Desafiar um mercado não é simples, mas é o que impulsiona a inovação
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Já faz algun​s​ anos que inovação e transformação d​igital se tornaram palavras tão comun​s que até mesmo parecem algo banal ou que já perdeu a essência inicial. ​Quando paro para pensar no real significado disso, sempre me questiono se o que está sendo​ proposto por uma marca está desafiando o mercado em que está inserido​ ou se é somente mais uma empresa se propondo a fazer algo “igual, mas diferente”.

Isso porque, para mim, inovação​ nada mais é do que ter a coragem de dizer ao mercado: “as empresas estão fazendo errado​ e é preciso rever o propósito e a estratégia”​. Parece um pouco radical, mas a verdade é que​ o processo passa muitas vezes por “brigar” com o que vem há anos funcionando (mesmo que da maneira errada), para propor fazer de outra forma. E como qualquer mudança social ou comportamental, pode ser dolorosa e, portanto, é um desafio que não é nada simples e exige coragem.

Mas por que mexer em algo que está dando certo? Porque durante muitos anos, não nos propusemos a pensar no que realmente precisamos, desejamos ou necessitamos. Não​ é muito distante pensarmos que as empresas só querem vender o seu serviço e produto,​ lucrar e ver a conta no final do mês. Inclusive, isso ainda acontece muito. E por isso as vontades e necessidades do consumidor de um produto ou serviço muitas vezes passam longe das discussões de quem os vende.

Nos últimos anos, passamos a ouvir mais sobre o conceito de Human Centered Design, ou seja, o design focado no ser humano, nas suas problemáticas, desejos, necessidades e, a partir daí,​ de que forma os produtos ou serviços terão seu valor mais amplamente reconhecidos. E isso propiciou muita inovação em​ diversos setores tradicionais e conservadores que só queriam vender a qualquer custo.

 

Para exemplificar o que quero dizer, trago minha experiência no setor ótico nos últimos anos. Este é​ um mercado que sempre funcionou – ou pode ser apenas o que pensávamos também. Você já parou para pensar se realmente funciona? As pessoas compram o óculos​ unicamente pelo fato de precisarem, mas será que elas realmente percebem valor no serviço ou produto que está sendo entregue por uma marca ou só estão escolhendo qualquer produto para ter seu problema de não enxergar sendo resolvido?

Muitas pessoas e marcas nunca pararam para pensar nisso, mas o que vendemos no setor ótico é muito mais do que fazer pessoas enxergarem. Estamos falando de autoestima, de bem-estar, de nos sentirmos bem e sem nenhuma vergonha. Às vezes, as pessoas acham que inovar tem que ter necessariamente tecnologia envolvida, mas a verdade é que não está ligada somente a isso.

Quando criamos a Zerezes, nos propusemos a olhar o profundo dos nossos clientes e dos utilizadores de óculos no Brasil.​ ​Entendemos suas dores, o que estava intrínseco​ e que muitas vezes nem mesmo elas mesmo percebiam. E descobrimos que isso sim é inovar, e que envolve responder perguntas que nunca nos propusemos a fazer sobre os clientes e sobre os seus desejos, e dizer ao mercado: não é porque sempre foi assim que deverá continuar dessa forma.

Por mais glamuroso que possa parecer, inovar vai – muitas vezes – doer, mas quando as pessoas começarem a dizer que você transformou algo na vida delas, aí sim você perceberá que inovou e desafiou um mercado. E isso não tem preço!

Tags: artigomercado

Posts Relacionados

Primeira embaixadora global com síndrome de down de L’Oreal Paris renova parceria com a marca e surge loira
Mercado

Primeira embaixadora global com síndrome de down de L’Oreal Paris renova parceria com a marca e surge loira

...

MAG tem novo diretor de Marketing Digital e Growth
Mercado

MAG tem novo diretor de Marketing Digital e Growth

...

NR7 anuncia contratação de novo Head de Inovação e Conteúdo

NR7 anuncia contratação de novo Head de Inovação e Conteúdo

Grupo Carrefour Brasil amplia número de empreendedores negros em suas lojas em São Paulo e Rio grande do Sul

Grupo Carrefour Brasil amplia número de empreendedores negros em suas lojas em São Paulo e Rio grande do Sul

Homem do Sapato lança a Avantgarde HS,  a primeira Flash Pop Store itinerante da brand

Homem do Sapato lança a Avantgarde HS, a primeira Flash Pop Store itinerante da brand

Colorgin fecha parceria com Madeira Madeira

Colorgin fecha parceria com Madeira Madeira

Digital Favela anuncia head de dados e cultura

Digital Favela anuncia head de dados e cultura

Gustavo Paula Silva é o novo Gerente Executivo da Rede Transamérica

Gustavo Paula Silva é o novo Gerente Executivo da Rede Transamérica

Próximo
No Janeiro Branco, Ciclic usa canais internos para reforçar a importância da saúde mental

No Janeiro Branco, Ciclic usa canais internos para reforçar a importância da saúde mental

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.5k Assinantes

ABC Trends

  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • C&A e Surreal São Paulo assinam coleção exclusiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • ADA TINA Italy apresenta dois lançamentos para cuidados com a pele

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Arcor anuncia Hugo Reggiani como diretor geral do Brasil e Gabriel Albertinazzi assume posição global

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X