O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – realizou no último final de semana o 9º Fórum de Marketing Empresarial no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP). Mais de 300 convidados das áreas de comunicação e marketing debateram temas atuais do setor sob a curadoria de Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm e do LIDE Comunicação; Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência; e Adonis Alonso, jornalista e presidente da Criatix Comunicação.
A grande novidade deste ano foi o Lide Talks. Apresentado no sábado, o formato trouxe seis encontros intimistas, interativos e dinâmicos, abordando assuntos da atualidade. Em “A Era da Fake News”, o diretor-executivo do Estadão, Flavio Pestana, e o vice-presidente de Marketing do McDonalds, Roberto Gnypek, abordaram desde a responsabilidade dos grandes veículos às razões que levam à disseminação de notícias falsas.
“As marcas não podem desprezar as estratégias de PR, que são tão ou mais importantes que a mídia tradicional, pois ajudam a criar elementos estruturados que visam eliminar a disseminação de fake news sobre a empresa”, salientou Gnypek.
No debate “A Mídia do Século XXI”, a diretora de marketing do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre, e o presidente da ABAP e Dentsu Group, Mário D’Andrea, falaram sobre o atual momento da relação entre as marcas, as agências e os consumidores. “Quem trabalha com mídia hoje tem que ser um profissional de humanas que entenda de comportamento humano, quase um antropólogo. Os dados são importantes, mas saber interpretá-los de olho nas demandas do consumidor, é fundamental”, afirmou D’Andrea.
Em “Criativos X Influencers”, o presidente do LIDE Comunicação, Marcos Quintela, contou como é a gestão das redes sociais de sua filha, a atriz e influenciadora mirim Pietra Quintela, de 10 anos. “A mãe dela publica 95% do conteúdo produzido. A própria Pietra lê todos os comentários que escrevem para ela, baseando-se na educação que tem: mostramos o que é certo ou errado, bom ou ruim. Desenvolver essa consciência sobre o poder de influência é muito importante, especialmente para uma criança”, disse Quintela.
Essência ou aparência?
Tendo como tema central “Diversificar: como ir além”, o Fórum apresentou dois painéis sobre diversidade em suas variadas formas. Em “Diversidade de Gerações”, o CEO do Grupo Ogilvy no Brasil, Luiz Fernando Musa, a diretora de marketing da Heineken Brasil, Vanessa Brandão, e a head de marketing do SBT, Priscila Stoliar, revelaram como agências, empresas e veículos de comunicação têm lidado com a questão.
“Do que adianta falar de diversidade se não existe empatia? A partir do momento em que você aprende que não existe consenso, não existe empatia”, provocou Musa, destacando que é preciso saber se conectar com o outro. “A gente sempre busca trazer um pensamento inovador, enxergando oportunidade onde ninguém vê”, afirmou Vanessa, ressaltando que, embora a Heineken tenha foco em um público jovem e conectado, não descarta os demais segmentos.
No painel “Diversidade: Discurso ou negócios?”, Hugo Rodrigues, CEO e chairman da WMcCANN, Mônica Gregori, diretora de Marketing e Comunicação da Jequiti Cosméticos, e Paulo Secches, da Officina Sophia Conhecimento Aplicado, debateram até que ponto o discurso de diversidade das marcas é conveniência ou convicção. Para Rodrigues, não basta falar, é preciso colocar em prática. “Temos que pensar em cotas como forma de acesso e fazer a diversidade acontecer de forma real”. Mônica citou que “a diversidade está ajudando a sociedade a evoluir, seja por conveniência ou convicção”, acrescentando que, no caso da Jequiti, é uma qualidade inerente à empresa.
Ao apresentar, pela primeira vez, os resultados de uma pesquisa especialmente desenvolvida para o Fórum de Marketing Empresarial sobre a diversidade e os impactos de incluir essa discussão em campanhas e na comunicação publicitária, Secches observou que a percepção do público quanto ao perfil adotado pelas marcas em defesa da diversidade é cética. “Não basta ‘parecer ser’, tem que ‘ser’. Se a marca pretende construir e assumir um propósito e uma diversidade, tem que fazer isso com autenticidade”, concluiu
Prêmio LIDE de Marketing Empresarial e Homenagens
Na noite de sábado, o Prêmio Lide de Marketing Empresarial reconheceu as empresas e marcas que se destacaram no setor, em categorias diversas, como MARKETING DO BEM (Johnson & Johnson, Reserva e Agência Filadelfia – Filadelfia Comunicação); MARKETING DE CONTEÚDO (Endemol Shine Brasil, Jequiti Cosméticos e P&G); em MARKETING ESPORTIVO (Kimberly-Clark, SEMP TCL e BR Sports); MARKETING DE INOVAÇÃO (Gol Linhas Aéreas Inteligente, Samsung e Olympikus); MARKETING INSTITUCIONAL (Nestlé, Heineken Brasil e Vivo); MARKETING DE PRODUTO (LG, Piracanjuba – Laticínios Bela Vista e Pepsico); MARKETING PROMOCIONAL (General Motors, UOL Pag Seguro e Renault); MARKETING DE VAREJO (GPA, Eletro e China in Box) e EMPRESA DE MARKETING EMPRESARIAL DO ANO (Santander). O homenageado especial foi o CEO do Grupo ABC, Guga Valente.
“O evento foi um sucesso. Conseguimos reunir uma parcela importante dos profissionais de comunicação e marketing das grandes empresas, veículos e agências brasileiros, promovendo discussões importantes, interações que podem gerar novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento de boas práticas para o setor”, avalia Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria.
O 9º FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL contou com o apoio institucional da EDITORA REFERÊNCIA. Participação especial: FRONT 360, GRUPO ABC, GRUPO JEREISSATI, HANDS, REDE RECORD e SBT. Participação: CLEAR CHANNEL, GREENK e SELMI. Colaboraram ALIANSCE, ARIZONA, ATHIÉ WOHNRATH, CINE, ELETROMÍDIA, GALLERY, LUA PROPAGANDA, OTIMA, OUTBRAIN e RACCOON. Mídia partners: 29 HORAS, BAND NEWS FM, EDITORA TRÊS, ESTADÃO, FLIX MEDIA, KALLAS MÍDIA OOH, RÁDIO NOVA BRASIL FM, RÁDIO ALPHA FM, PR NEWSWIRE, RÁDIO BAND AM, RÁDIO JOVEM PAN e UOL. COOXUPÉ, ECCAPLAN, FORMAG’S, GREY, GRUPO BEM, GRUPO CDI, MEND, MOVE TO GO, RCE DIGITAL, ROBERTO RISCALA e UPS foram os fornecedores oficiais.