ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing

Debates sobre diversidade em ações publicitárias marcam 9º Fórum de Marketing Empresarial

Evento promovido pelo LIDE incentivou a discussão e a reflexão sobre a maneira como as marcas lidam com a diversidade geracional, de gênero e étnica.

por Da redação ABC da Comunicação
11/09/2018
em Marketing
0 0
Debates sobre diversidade em ações publicitárias marcam 9º Fórum de Marketing Empresarial
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – realizou no último final de semana o 9º Fórum de Marketing Empresarial no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP). Mais de 300 convidados das áreas de comunicação e marketing debateram temas atuais do setor sob a curadoria de Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm e do LIDE Comunicação; Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência; e Adonis Alonso, jornalista e presidente da Criatix Comunicação.

A grande novidade deste ano foi o Lide Talks. Apresentado no sábado, o formato trouxe seis encontros intimistas, interativos e dinâmicos, abordando assuntos da atualidade. Em “A Era da Fake News”, o diretor-executivo do Estadão, Flavio Pestana, e o vice-presidente de Marketing do McDonalds, Roberto Gnypek, abordaram desde a responsabilidade dos grandes veículos às razões que levam à disseminação de notícias falsas.

“As marcas não podem desprezar as estratégias de PR, que são tão ou mais importantes que a mídia tradicional, pois ajudam a criar elementos estruturados que visam eliminar a disseminação de fake news sobre a empresa”, salientou Gnypek.

No debate “A Mídia do Século XXI”, a diretora de marketing do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre, e o presidente da ABAP e Dentsu Group, Mário D’Andrea, falaram sobre o atual momento da relação entre as marcas, as agências e os consumidores. “Quem trabalha com mídia hoje tem que ser um profissional de humanas que entenda de comportamento humano, quase um antropólogo. Os dados são importantes, mas saber interpretá-los de olho nas demandas do consumidor, é fundamental”, afirmou D’Andrea.

Em “Criativos X Influencers”, o presidente do LIDE Comunicação, Marcos Quintela, contou como é a gestão das redes sociais de sua filha, a atriz e influenciadora mirim Pietra Quintela, de 10 anos. “A mãe dela publica 95% do conteúdo produzido. A própria Pietra lê todos os comentários que escrevem para ela, baseando-se na educação que tem: mostramos o que é certo ou errado, bom ou ruim. Desenvolver essa consciência sobre o poder de influência é muito importante, especialmente para uma criança”, disse Quintela.

Essência ou aparência?

Tendo como tema central “Diversificar: como ir além”, o Fórum apresentou dois painéis sobre diversidade em suas variadas formas. Em “Diversidade de Gerações”, o CEO do Grupo Ogilvy no Brasil, Luiz Fernando Musa, a diretora de marketing da Heineken Brasil, Vanessa Brandão, e a head de marketing do SBT, Priscila Stoliar, revelaram como agências, empresas e veículos de comunicação têm lidado com a questão.

“Do que adianta falar de diversidade se não existe empatia? A partir do momento em que você aprende que não existe consenso, não existe empatia”, provocou Musa, destacando que é preciso saber se conectar com o outro. “A gente sempre busca trazer um pensamento inovador, enxergando oportunidade onde ninguém vê”, afirmou Vanessa, ressaltando que, embora a Heineken tenha foco em um público jovem e conectado, não descarta os demais segmentos.

No painel “Diversidade: Discurso ou negócios?”, Hugo Rodrigues, CEO e chairman da WMcCANN, Mônica Gregori, diretora de Marketing e Comunicação da Jequiti Cosméticos, e Paulo Secches, da Officina Sophia Conhecimento Aplicado, debateram até que ponto o discurso de diversidade das marcas é conveniência ou convicção. Para Rodrigues, não basta falar, é preciso colocar em prática. “Temos que pensar em cotas como forma de acesso e fazer a diversidade acontecer de forma real”. Mônica citou que “a diversidade está ajudando a sociedade a evoluir, seja por conveniência ou convicção”, acrescentando que, no caso da Jequiti, é uma qualidade inerente à empresa.

Ao apresentar, pela primeira vez, os resultados de uma pesquisa especialmente desenvolvida para o Fórum de Marketing Empresarial sobre a diversidade e os impactos de incluir essa discussão em campanhas e na comunicação publicitária, Secches observou que a percepção do público quanto ao perfil adotado pelas marcas em defesa da diversidade é cética. “Não basta ‘parecer ser’, tem que ‘ser’. Se a marca pretende construir e assumir um propósito e uma diversidade, tem que fazer isso com autenticidade”, concluiu

Prêmio LIDE de Marketing Empresarial e Homenagens

Na noite de sábado, o Prêmio Lide de Marketing Empresarial reconheceu as empresas e marcas que se destacaram no setor, em categorias diversas, como MARKETING DO BEM (Johnson & Johnson, Reserva e Agência Filadelfia – Filadelfia Comunicação); MARKETING DE CONTEÚDO (Endemol Shine Brasil, Jequiti Cosméticos e P&G); em MARKETING ESPORTIVO (Kimberly-Clark, SEMP TCL e BR Sports); MARKETING DE INOVAÇÃO (Gol Linhas Aéreas Inteligente, Samsung e Olympikus); MARKETING INSTITUCIONAL (Nestlé, Heineken Brasil e Vivo); MARKETING DE PRODUTO (LG, Piracanjuba – Laticínios Bela Vista e Pepsico); MARKETING PROMOCIONAL (General Motors, UOL Pag Seguro e Renault); MARKETING DE VAREJO (GPA, Eletro e China in Box) e EMPRESA DE MARKETING EMPRESARIAL DO ANO (Santander). O homenageado especial foi o CEO do Grupo ABC, Guga Valente.

“O evento foi um sucesso. Conseguimos reunir uma parcela importante dos profissionais de comunicação e marketing das grandes empresas, veículos e agências brasileiros, promovendo discussões importantes, interações que podem gerar novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento de boas práticas para o setor”, avalia Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria.

O 9º FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL contou com o apoio institucional da EDITORA REFERÊNCIA. Participação especial: FRONT 360, GRUPO ABC, GRUPO JEREISSATI, HANDS, REDE RECORD e SBT. Participação: CLEAR CHANNEL, GREENK e SELMI. Colaboraram ALIANSCE, ARIZONA, ATHIÉ WOHNRATH, CINE, ELETROMÍDIA, GALLERY, LUA PROPAGANDA, OTIMA, OUTBRAIN e RACCOON. Mídia partners: 29 HORAS, BAND NEWS FM, EDITORA TRÊS, ESTADÃO, FLIX MEDIA, KALLAS MÍDIA OOH, RÁDIO NOVA BRASIL FM, RÁDIO ALPHA FM, PR NEWSWIRE, RÁDIO BAND AM, RÁDIO JOVEM PAN e UOL. COOXUPÉ, ECCAPLAN, FORMAG’S, GREY, GRUPO BEM, GRUPO CDI, MEND, MOVE TO GO, RCE DIGITAL, ROBERTO RISCALA e UPS foram os fornecedores oficiais.

Tags: 9º Fórum de Marketing EmpresarialLidemarketing

Posts Relacionados

PPG lança marca de vernizes especiais destinados a latas de alumínio
Marketing

PPG lança marca de vernizes especiais destinados a latas de alumínio

...

ThoughtWorks contrata nova Head de Marketing no Brasil
CMOs

ThoughtWorks contrata nova Head de Marketing no Brasil

...

COOP lança festival de beleza

COOP lança festival de beleza

Metodista apresenta novo Gerente de Marketing

Metodista apresenta novo Gerente de Marketing

Poliedro Educação comemora 28 anos e lança nova marca

Poliedro Educação comemora 28 anos e lança nova marca

Novo estudo da Salesforce mostra como empresas e consumidores se adaptaram à pandemia

Novo estudo da Salesforce mostra como empresas e consumidores se adaptaram à pandemia

SumUp cria movimento para ressignificar brinquedos sexistas e empoderar meninas

SumUp cria movimento para ressignificar brinquedos sexistas e empoderar meninas

Monange é patrocinadora do prêmio “Mulheres Positivas”

Monange é patrocinadora do prêmio “Mulheres Positivas”

Próximo
Otima participa da Game XP com ação de entretenimento

Otima participa da Game XP com ação de entretenimento

Por gentileza, faça o login para comentar

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.8k Assinantes

ABC Trends

  • Marcas lançam campanhas de oferta em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    Marcas lançam campanhas de oferta em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Gusttavo Lima é o novo embaixador da Philips Áudio e Vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

março, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X