Em 2020, a Bauducco, marca do Grupo Pandurata, dá início à fase de aceleração de startups selecionadas no programa B.Lab para desenvolverem soluções aos desafios da companhia. Após o processo seletivo com mais de 360 startups, as escolhidas apresentaram suas ideias no Pitch Day realizado no fim do ano passado.
Neste ano, as quatro finalistas dão início à elaboração de projetos-piloto, além de contarem com um programa de mentoria com participação de executivos da companhia e suporte da Liga Ventures, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes corporações.
“Foi um dia para a celebração de boas ideias que fazem parte de um forte movimento de inovação da companhia. A partir de fevereiro, vamos desenvolver projetos-pilotos para quatro diferentes áreas da empresa”, diz Luis Gomes, Gerente de Consumer Market Insights da Bauducco.
As startups Bio Linker, PixForce, Novidá e Involves são as finalistas e terão quatro meses de imersão, com a oportunidade de serem parceiras e proporem inovações a uma das maiores empresas de alimentos do mundo.

CONFIRA A LISTA DAS STARTUPS SELECIONADAS PELA BAUDUCCO:
Biolinker: foco na ciência dos alimentos
Qualidade e inovação são pilares fundamentais para a Bauducco. Nas startups escolhidas para o B.Lab o pensamento no produto final não poderia ficar de fora. A Biolinker se propõe a desenvolver bioconservantes que auxiliam na preservação dos alimentos de forma mais natural.
Essa startup foi fundada em 2018, em São Paulo. Mesmo com pouco tempo de vida, já conseguiu se colocar na lista das “Top 500” startups do mundo no segmento de deep technology (Hello Tomorrow – organização internacional que incentiva startups de tecnologia).
Pix Force: de olho na produção
A eficiência e a qualidade durante o processo produtivo também são preocupações constantes que motivam a Bauducco a buscar novas tecnologias para o setor industrial.
A PixForce, fundada em 2015, em Porto Alegre, foi escolhida por sua tecnologia que une Inteligência Artificial (IA) com Visão Computacional. Com ela, é possível, por exemplo, garantir a qualidade dos produtos ao longo da linha de produção.
Por dois anos consecutivos, a PixForce foi eleita a startup número 1 em visão computacional pelo ranking da 100 Open Startups, plataforma de negócios que une grandes empresas e startups.
Involves: tecnologia no ponto de venda
Depois que o produto sai da fábrica, ele segue para o ponto de venda (PDV). Um correto sortimento, exposição na gôndola, preço e diversas outras questões influenciam a performance de vendas.
Nessa área, entra a Involves, startup de Florianópolis fundada há dez anos, que está desenvolvendo uma tecnologia específica para o PDV, que busca a aplicação de Inteligência Artificial em fotos de gôndolas de supermercado, para auxiliar na geração de insights e oportunidades.
Segundo Luis Gomes, Gerente de Consumer Market Insights, se essa tecnologia se mostrar escalável, poderá representar um grande avanço na forma como a Bauducco gerencia o seu PDV.
Novidá: foco na eficiência e gestão de pessoas dentro do processo produtivo
No coração de todo o processo produtivo, que vai da fabricação ao PDV, está a gestão de processos operacionais e de pessoas.
Nesse campo, a Novidá pode trazer ideias exclusivas para a Bauducco. Com o uso de AI e tracking de precisão, a startup paulistana, com três anos de vida, ajuda a realizar a gestão de equipes em tempo real.
A solução da empresa pode ser aplicada no chão de fábrica, em operação logística, no setor de facilities e onde for necessário entender a movimentação de pessoas e equipamentos em suas atividades diárias.