Por Marco Lopes
Logo que a Internet comercial teve início nos anos 1990 e os primeiros players de áudio para transmissão online de programas foram apresentados ao mercado, as emissoras de rádio iniciaram uma jornada no novo ambiente, que ganharia predominância ao longo dos anos seguintes.
Dos antigos sites web básicos rumo às plataformas digitais, a rádio passou por uma grande transformação, deixando de ter a sua transmissão limitada ao dial para ser multiplataforma e ampliou a sua abrangência, ultrapassando barreiras. Facilitado pelas novas tecnologias, o rádio ganhou maior interatividade com seus ouvintes, indo além dos limites do “quem está na linha?”.
Hoje, a transmissão por antena recebeu a companhia do streaming para entregar conteúdo ao vivo, tornando-se o rádio online um meio importante a ser considerado no planejamento de mídia e de marketing digital dos anunciantes.
O público está cada vez mais consumindo conteúdo de rádio via streaming, graças à evolução da indústria da música e de podcasts neste novo ambiente, que permite escutar a sua rádio preferida ou podcasts em qualquer hora e de qualquer lugar, seja através de um smartphone, tablet, Smart TVs, smart speakers ou consoles de jogos eletrônicos.
O rádio de hoje no streaming alcança um número maior de pessoas que consomem conteúdo em larga escala. Além de sua programação diária, o rádio é um canal que também incorporou os podcasts em sua grade, para públicos diversos, entre eles os aficionados em cultura e sociedade, negócios, notícias, política, humor, ciência, cultura gee, saúde e muito mais.
Somente no período da pandemia da Covid-19, segundo a ReportLinker, o mercado de rádio online movimentou perto de US$ 2 bilhões e poderá atingir US$ 6,3 bilhões em 2027, crescendo a um CAGR de 17,7% no período 2020- 2027.
As vantagens no streaming de rádio e áudio
Para entender um pouco mais sobre esse fenômeno, oferecemos a seguir algumas características e vantagens do streaming de rádio online.
1. Fácil acesso – Além do tradicional dial, as antenas que transmitem para além da base territorial da emissora. Agora, o ouvinte tem maior facilidade de acesso à sua rádio preferida no mundo digital;
2. Alcance global – Graças à Internet, a rádio pode ser ouvida em qualquer parte do mundo, muito além da área de transmissão da antena do dial;
3. Otimização de recursos – Criar, manter e administrar uma rádio não exige necessariamente a contratação de toda uma equipe interna. Atualmente, existem plataformas e soluções de streaming de áudio altamente intuitivas que permitem a gestão multimídia, de maneira simples e rápida, otimizando recursos, tanto ao nível de investimento inicial como ao nível de manutenção do tempo;
4. Publicidade eficaz – Adicionar publicidade ao conteúdo de streaming da rádio ficou mais fácil e esta é uma grande oportunidade para os anunciantes, uma vez que a rádio agora pode atingir a um público mais personalizado, o que se traduz em maior fidelidade. Além disso, a rádio online permite a inserção de anúncios por compra programática, tecnologia que facilita o alcance de públicos diversificados;
5. Monetização facilitada – Rentabilizar uma rádio com presença nas plataformas digitais é possível graças ao que é conhecido como anúncios de áudio. Alguns dos formatos que permitem monetizar o conteúdo de rádio são anúncios de áudio ao vivo (Dynamic Ad Insertion) ou pre-rolls. Muitos desses canais de publicidade são atualmente uma tendência crescente, que está principalmente relacionada aos novos hábitos de consumo do público;
6 – Serviço de streaming acessível – Para os meios de comunicação que necessitam de ajuda na gestão de conteúdos de rádio on-line, existem soluções tecnológicas avançadas com capacidade de facilitar a publicação de episódios e gestão completa de conteúdos ao vivo, on demand e podcasts, proporcionando segurança e estabilidade do sinal, entre outras vantagens.
Outra grande vantagem é que não é necessário ter concessão governamental, prevista na Lei Geral das Telecomunicações, para ter uma rádio na Internet. Assim como se diz no cinema: “ter uma ideia e uma câmera e ação!”, para se ter uma rádio online nas plataformas digitais “ter o conteúdo, uma câmera, um microfone e streaming!”.
(*) Diretor da Mediastream, fornecedora de plataformas de streaming.