ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Customer experience é mais do que resolver problemas

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
05/06/2019
in Artigos Especiais
0 0
Customer experience é mais do que resolver problemas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Fábio Matias

Para você, o que é customer experience ou CX? A resposta pode até parecer simples mas, de fato, não é. E vou explicar por que.

Boa parte das empresas e empresários diz que considera a experiência do cliente em suas operações para tornar a interação mais simples, mais fácil e mais rápida, mas geralmente o olhar não está no cliente, mas sim na simplificação do processo no B2B.

Cito um exemplo para ficar mais fácil de compreender e entender como isso acontece. Vamos supor que uma empresa percebeu que não estava conseguindo atender, com qualidade, todas as chamadas que recebe, gerando insatisfação em seus clientes. Então, a companhia decide implantar uma URA, ou mais ainda, se já tem uma URA, insere mais n opções nela. Vamos fazer a pergunta: alguém questionou o cliente se era isso o que ele queria? Ou o que tornaria mais simples e eficiente a relação dele com a empresa? Nesses casos, é bastante comum ficar muito mais complicado de resolver até mesmo problemas simples.

Por isso, acredito que uma marca só pode dizer que possui, de fato, suas operações voltadas a atender melhor o consumidor e proporcionar uma experiência realmente prazerosa a ele se o olhar está voltado para a perspectiva do cliente, e não apenas à otimização dos processos da empresa.

Isso quer dizer que é fácil nos enganarmos ao pensar que estamos aplicando e melhorando a CX quando, na verdade, estamos com o foco apenas em ter mais produtividade e maior valor no mercado, uma orientação claramente interna, distante e dissociada da realidade de um consumidor que, hoje, tem muito mais informação, discernimento, menos fidelidade e paciência com quem não “fala a sua língua” e não o trata com o respeito e a prestatividade que ele espera.

Isso ficou muito claro no evento que participei no início de maio. O Conversation 4.0, realizado pela EBDI em parceria com a Zenvia, reuniu convidados de empresas reconhecidas em suas áreas de atuação, como McDonald’s e 99App, para debater a experiência do cliente em diversos segmentos.

E sabe qual foi a mensagem-chave? Entregar experiência é a diferença! Mas isso sabendo que, segundo estudos de mercado, os clientes querem ganhar tempo, ter a solução para seus problemas e ter uma experiência prazerosa que, naturalmente, leva ao engajamento. Mas, com um porém: não há mais apego a marcas!

Então, o desafio das empresas atuais é criar uma conexão emocional e verdadeira com seus clientes (por isso, conhecer o público de forma ampla é fundamental), ao mesmo tempo em que resolve o problema deles com o seu modelo de negócio, mas com a sinceridade de olhar para suas reais necessidades.

O caminho é esse. E vale usar toda a empatia necessária, além da tecnologia, como grande aliada. Mas, atenção: os recursos tecnológicos precisam ser utilizados para aproximar os clientes da companhia, e não o contrário. Interfaces com várias etapas ou de difícil acesso, ou mesmo aplicativos super modernos, mas que não funcionam, não são as melhores opções.

Nesse caso, leve em conta que, segundo projeções do Gartner, 85% das interações das marcas com seus clientes, até 2020, serão feitas sem contato humano. Assim, apostar na tendência conversacional, desde que com o olhar do cliente, é um bom recurso.

Ah, e se você quer desenvolver algo para aproximar o cliente da empresa, mas não tem expertise para isso, procure fornecedores no mercado e conheça experiências de sucesso. Para não errar, conheça o trabalho de cada um e faça a melhor opção.

*Fábio Matias é diretor de Negócios da Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação
Artigos Especiais

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Next Post
Montana Química reforça estratégia de comunicação externa

Montana Química reforça estratégia de comunicação externa

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X