Com uma abordagem prática e teórica, o curso de Planejamento de Comunicação Interna, que será realizado de 23 a 26 de fevereiro, das 17h às 19h, está com inscrições abertas. Ao considerar a perspectiva de uma comunicação alinhada às estratégias e transformações organizacionais, bem como os desafios da atualidade, o curso contribui de maneira abrangente e efetiva no planejamento de comunicação interna.
Ministrado por Cynthia Provedel, mestre em Comunicação e especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, o curso contempla informações e técnicas para capacitar o participante a desenvolver um plano de comunicação interna, de acordo com os contextos contemporâneos e as estratégias da organização, contribuindo para a formação de profissionais capazes de fazer uso de tais recursos de maneira proveitosa e significativa.
Tendências de CI para 2021
Dentre as principais tendências de Comunicação Interna para 2021, Cynthia ressalta a digitalização somada aos esforços em cultura organizacional: “serão um alicerce importante para a sustentação de uma outra tendência que é a necessidade de repensar a convivência online a partir da premissa de que o trabalho remoto é uma realidade que veio pra ficar, de acordo com pesquisas/estudos específicos sobre o tema”.
A comunicação da liderança é outro tema importante. “A pandemia trouxe como desafio em 2020 uma abordagem comunicacional mais pessoal e mais autêntica por parte dos líderes, com foco em construir confiança, espaço para diálogo/escuta e gerar engajamento junto aos times. Pesquisas mostram que existem inúmeras oportunidades para uma comunicação líder-liderado mais humanizada. Este cenário nos impulsiona a trazer reflexões, discussões e ferramentas para os cursos de CI de modo que o profissional de comunicação interna possa conscientizar e apoiar as lideranças para a prática de uma comunicação que tenha como alicerce elementos que potencializam o diálogo, tais como empatia e escuta, por exemplo”, comenta Cynthia.
A instrutora salienta que empreender uma construção cultural que represente o todo, a partir de uma abordagem diversa, inclusiva e ampliada é fundamental para também sustentar o avanço em temáticas atuais como saúde mental, diversidade & inclusão, ESG, contribuindo para que as organizações planejem, a partir de sua identidade cultural, narrativas que conectem o apoio a essas causas e o propósito organizacional. Este desafio também será discutido nas formações em Comunicação Interna para este ano.
Mais informações sobre o curso aqui