O Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, anuncia a chegada da Bayer, empresa global com competências essenciais nas áreas de saúde e nutrição, como líder do Cubo Health ao lado da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. Inaugurado em agosto de 2018, o hub é aberto para healthtechs em fase de tração e corporações do setor interessadas em aumentar o número de negócios, obter ganho de eficiência e performance de mercado, promoção da cultura digital e maior impacto socioeconômico.
O principal objetivo da Bayer é ampliar suas conexões com o ecossistema de inovação aberta na área de saúde para alcançar novas oportunidades de cocriação, relacionamento e experimentação nos mais diferentes segmentos do setor. “É com muita alegria que recebemos esse reforço de peso no time do Cubo Health, que faz história desde 2018 em um setor tão primordial. Por meio da nossa expertise de fazer curadoria e conexões de qualidade para a geração de negócios, poderemos contribuir com a companhia em sua estratégia no presente e futuro”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
A expectativa é que até o fim de 2023 a corporação tenha pelo menos um desafio de negócio resolvido por meio das soluções pilotadas, com incorporação ou contratação desta solução pela Bayer. A Bayer possui três divisões de negócio (Crop Science, voltada para insumos agrícolas, Farmacêutica, para medicamentos prescritos, e Consumer Health, com foco em autocuidado, sendo que as duas últimas conversam diretamente com temas ligados à saúde, área foco dessa parceria.
“Com o objetivo de unir inovação à visão da Bayer de “saúde para todos”, o impacto da parceria será diretamente no consumidor, com soluções que ampliem a cultura de prevenção e autocuidado nas condições de saúde mais comuns da população brasileira, contribuindo para o desenvolvimento e evolução da sociedade”, conta Gustavo Belchior, líder de Inovação Aberta Corporativa da Bayer Brasil e do LifeHub São Paulo.
Dentro da divisão farmacêutica da companhia, espera-se uma mobilização do setor da saúde para trabalhar junto em prol do paciente, usando o ecossistema de inovação para impulsionar soluções e contribuir para a transformação do setor. Já na divisão de Consumer Health, é esperado apoio ou desenvolvimento de ao menos uma solução de autocuidado, que tem como objetivo trazer mais qualidade de vida, aumento da longevidade e sistemas de saúde mais sustentáveis.
Por fim, a parceria também favorece a conexão do Cubo com o LifeHub São Paulo, primeiro hub de inovação aberta da Bayer na América Latina, construindo um relacionamento hub-to-hub, assim como com outras startups, benchmark de modelo de residência, uso da plataforma de gestão para desafios de negócio, monitoramento de tendências, condução de desafios conjuntos e fomento da cultura de intraempreendedorismo. “Temos uma oportunidade nessa parceria de acelerar a transformação digital na companhia ampliando e acelerando a mudança cultural e soluções inovadoras em diferentes áreas”, reforça Belchior.
Trajetória Cubo Health
Em seu primeiro ano de atuação, o Cubo Health triplicou o número de startups, chegando à ocupação presencial máxima do espaço. Atualmente, com uma atuação por meio da plataforma phygital, foram mais de 1,6 mil startups mapeadas, mais de 177 startups conectadas com áreas de negócios da Dasa, mais de 49 provas de conceito além da aquisição de uma startup.
Corporações ou startups interessadas em fazer parte do Cubo Health podem acessar o site: Link.