ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

Crise da Covid-19 aumenta número de jovens das classes C e D que largam estudos para ajudar em casa, revela pesquisa Go2Mob/FirstCom

Pesquisa realizada com 4.520 brasileiros também mostra que 73,3% das pessoas que perderam o emprego depois da pandemia ainda não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho

por Da redação ABC da Comunicação
05/01/2022
em Pesquisa e Dados
0 0
Crise da Covid-19 aumenta número de jovens das classes C e D que largam estudos para ajudar em casa, revela pesquisa Go2Mob/FirstCom
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Entre os que tiveram acesso ao Auxílio Emergencial 2021, maioria utilizou o benefício para comprar alimentos (31,1%) e pagar dívidas (11,4%)

Diante da crise econômica, agravada pela pandemia da Covid-19, as famílias da classe C e D estão vendo seus jovens desistirem de estudar para ajudar em casa. É o que revela a 2ª Pesquisa Go2Mob/FirstCom Pós-Vacina Covid-19, realizada pela Go2Mob, empresa que oferece soluções integradas para o setor mobile com foco em mídia, dados, consultoria e pesquisa, e a FirstCom Comunicação, agência de relações públicas.


Entre as pessoas que participaram do levantamento, 42,9% disseram que seus filhos pararam ou pretendem parar de estudar para ajudar em casa. O número é maior em relação ao registrado na primeira edição da pesquisa, realizada em março de 2021. Na ocasião, 31% dos entrevistados fizeram esta afirmação.


Já o número de pessoas que perderam o emprego depois da pandemia se manteve praticamente o mesmo de março para outubro. Na primeira edição, 50,6% disseram ter sido dispensados. Já na segunda, esse índice passou para 50,7%, sendo que, dentro deste grupo, 73,3% ainda não conseguiram recolocação no mercado de trabalho.


A pesquisa também procurou saber sobre o acesso ao Auxílio Emergencial. Na primeira edição do levantamento, em março, 46,9% dos entrevistados declararam ter recebido o recurso do governo em 2020. Entretanto, na segunda rodada do benefício – paga no decorrer de 2021 -, esse número caiu para 37,9%.


Dos que receberam a extensão do auxílio em 2021, a maior parte utilizou o dinheiro para* comprar alimentos (31,1%) e pagar dívidas (11,4%). Os participantes também disseram ter comprado remédios (9,8%) e produtos de higiene e limpeza (9,5%). Apenas 2,7% gastaram com atividades de lazer e 2,3% conseguiram poupar os valores recebidos.


“Nossa pesquisa demonstrou um dado triste e preocupante: o forte impacto da pandemia no desemprego levou a um aumento da evasão escolar de jovens que precisaram largar os estudos para ajudar em casa. Com este cenário de queda de renda, o pouco recurso disponível através do auxílio emergencial foi direcionado principalmente para suprir necessidades básicas e saldar dívidas”, observa Alexandre Ramalho, CEO da Go2Mob.


“Os dados deste segundo levantamento demonstram que a vacinação ainda não teve um reflexo tão positivo na retomada de geração de empregos, um cenário que poderá melhorar dependendo de como a pandemia irá se comportar nos próximos meses”, acrescenta Luis Claudio Allan, CEO da FirstCom Comunicação.


Realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2021, a 2ª Pesquisa Go2Mob/FirstCom Pós-Vacina Covid-19 contou com a participação de 4.520 brasileiros das classes C e D, dos 26 estados e do Distrito Federal. Os participantes responderam, por celular, perguntas sobre economia, emprego, saúde, vacinação, educação e consumo. Confira abaixo outros destaques do levantamento.

58% são favoráveis à exigência do passaporte da vacina para frequentar lugares públicos

Otimismo apesar da crise

Mesmo em um cenário de incertezas, o conhecido otimismo do brasileiro se manteve: 68,6% dos entrevistados afirmaram acreditar que a economia do país vai melhorar depois da completa vacinação da população e do fim da pandemia. Entretanto, para 27%, a situação não deve melhorar, nem piorar. Apenas 4,4% imaginam que vai piorar.
 

Home office: somente 12,9% estão trabalhando remotamente

Dentre os 49,3% dos trabalhadores das classes C e D que afirmaram não ter perdido o emprego depois da pandemia, somente 12,9% disseram estar trabalhando no modelo home office. Quando questionados se irão continuar exercendo suas atividades de forma remota no futuro, 63,9% responderam que sim.
 

Educação: 62,9% concordam com a volta às aulas antes do fim da pandemia 

Dos participantes da pesquisa, 28,7% afirmaram ter filhos em idade escolar. Destes, 65,7% disseram que as crianças e adolescentes já voltaram para a escola. Quando questionados se concordam com o retorno às aulas antes da vacinação e do fim da pandemia, 62,9% responderam que sim.
 

Ainda no grupo de respondentes com filhos em idade escolar, 34,3% disseram que os estudantes ainda não retornaram às aulas presenciais e 19% declararam que os jovens não estão conseguindo acompanhar as aulas em casa. Os motivos apontados para essa dificuldade foram a falta de acesso à Internet (45,1%), problemas para se concentrar nas aulas online (37,2%) e ausência de computadores ou celulares para eles estudarem (17,7%).
 

Consumo: 34,1% começaram ou aumentaram as compras pela Internet

Com as restrições de circulação para barrar a disseminação do coronavírus, 34,1% dos entrevistados iniciaram ou aumentaram o hábito de comprar pela Internet. Dentro deste grupo, 85,1% disseram utilizar o celular e 14,9% o computador para realizarem suas compras. Mesmo após o fim da pandemia, 81,8% pretendem continuar comprando online.

No ranking dos produtos mais comprados pela Internet* foram citados alimentos (18,5%), roupas (11,4%), medicamentos (8,7%), produtos de higiene e limpeza (7,9%), cosméticos (6,5%), eletrônicos (7,2%), celular (5,7%) e eletrodomésticos (4,3%).
 

Passaporte da vacinação: maioria é a favor

Quando perguntados se concordavam com a exigência do passaporte de vacinação para o acesso a lugares públicos, como estádios de futebol, shoppings centers e shows, 58,1% dos entrevistados responderam que sim.

A porcentagem dos que são contra a medida ficou em 19,7%. Outros 22,2% assinalaram a opção “não sei”. Sobre a possibilidade de as empresas exigirem o comprovante de vacinação para que os colaboradores possam voltar a trabalhar presencialmente nos escritórios, 61,1% afirmaram que são a favor.
 

Ainda sobre o tema vacinação, 76,3% dos respondentes disseram já ter tomado pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. Destes, 85,2% declararam que vão continuar com distanciamento social e uso de máscara e álcool gel, mesmo depois de serem completamente vacinados.
 

Em relação aos hábitos sociais depois da flexibilização da quarentena, 65,5% afirmaram que só saem de casa quando necessário, 19,4% saem frequentemente e 15% disseram que ainda estão totalmente isolados.
 

Metodologia

A 2ª Pesquisa Go2Mob/FirstCom Pós-Vacina Covid-19 foi realizada pela Go2Mob nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2021. O estudo entrevistou 4.520 brasileiros das classes C e D de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, por celular, com o objetivo de entender o que a população espera para o pós-vacina e o fim da pandemia por meio de perguntas sobre economia, emprego, saúde, vacinação, educação e comportamento do consumidor.
 

*Questão de múltipla escolha

Crédito Foto Destaque: Face photo created by freepik – www.freepik.com

Tags: coronavíruspesquisas

Posts Relacionados

Nielsen apresenta Relatório Anual de Marketing que aponta tendências e desafios para o setor
Pesquisa e Dados

Nielsen apresenta Relatório Anual de Marketing que aponta tendências e desafios para o setor

...

Instituto Mestre GP inicia 4ª edição da pesquisa de mercado sobre gestão em comunicação e marketing
Pesquisa e Dados

Instituto Mestre GP inicia 4ª edição da pesquisa de mercado sobre gestão em comunicação e marketing

...

Maior pesquisa de beleza do Brasil revela tendências de consumo de homens e mulheres em 2022

Maior pesquisa de beleza do Brasil revela tendências de consumo de homens e mulheres em 2022

Presença do tema ESG nos perfis das redes sociais mostra gargalos e tropeços das empresas no tratamento dos temas

Presença do tema ESG nos perfis das redes sociais mostra gargalos e tropeços das empresas no tratamento dos temas

A alta produtividade está relacionada à síndrome de burnout, diz cientista

A alta produtividade está relacionada à síndrome de burnout, diz cientista

Esporte, despesas e dinheiro foram os temas mais buscados pelos brasileiros no Google na primeira semana de 2022, aponta Web Estratégica

Esporte, despesas e dinheiro foram os temas mais buscados pelos brasileiros no Google na primeira semana de 2022, aponta Web Estratégica

2022: Metade da população espera ganhar mais dinheiro, revela pesquisa

2022: Metade da população espera ganhar mais dinheiro, revela pesquisa

Anúncios contextuais atraem 3,3 vezes mais a atenção dos usuários, aponta pesquisa Lumen/Seedtag

Anúncios contextuais atraem 3,3 vezes mais a atenção dos usuários, aponta pesquisa Lumen/Seedtag

Próximo
Gloobinho estreia “Alice & Lewis” em janeiro

Gloobinho estreia "Alice & Lewis" em janeiro

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.7k Assinantes

ABC Trends

  • Flávia Alessandra e Otaviano Costa se tornam sócios da maior franquia de harmonização facial do Brasil

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa se tornam sócios da maior franquia de harmonização facial do Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • S de Samba fortalece sua visão criativa globalizada ao contratar mais dois produtores que vivem fora do país

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Boca Rosa participa de evento de aniversário da Staage e celebra educação na formação digital: “Acelera os seus objetivos”

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Lançamento do Prêmio ABC 2022 dará início ao calendário de ativações da edição especial de 10 anos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Bis mostra os efeitos da a-BIS-tinência no mundo de Stranger Things da Netflix

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2022

Encontro Oficial da Comunidade ABCCOM - JUNHO San Marco Panetteria Avenida Armando Ítalo Setti, 520

sex24jun08:3010:30Encontro Oficial da Comunidade ABCCOM - JUNHO08:30 - 10:30 San Marco Panetteria

Detalhes do Evento

Encontro da Comunidade ABCCOM Mensalmente a comunidade ABCCOM se

Detalhes do Evento

Encontro da Comunidade ABCCOM

Mensalmente a comunidade ABCCOM se reune para discutir e mapear as principais necessidades do mercado, trocar experiências, fazer networking e conhecer as empresas que fazem parte do nosso ecossistema.

O evento é fechado para filiados, mas convidados podem participar uma vez para conhecer como é a dinâmica do nosso trabalho.

Confirme sua presença e traga um amigo para conhecer mais de perto nossa comunidade.

Venha curtir um café da manha delicioso com a gente! Bons negócios.

  • 24/06/2022 (sexta-feira)
  • 8h30
  • San Marco Panetteria – Av. Armando Ítalo Setti, 520 – Baeta Neves – S.B.C/SP
  • Investimento: R$ 40 por pessoa (valor deve ser pago na entrada do evento)
  • RSVP Obrigatório: (11) 9.6669-7684 (Whatsapp)

Programação

  • 8h30 – Welcome Coffee
  • 9h00 – Prioridades da Comunidade: Debate sobre Soluções para a área de Gestão de Pessoas e Talentos
  • 9h25 – Networking da Comunidade (Apresente sua empresa e o que gostaria de encontrar na comunidade)
  • 10h00 – Encerramento

Horário

(Sexta-feira) 08:30 - 10:30

Localização

San Marco Panetteria

Avenida Armando Ítalo Setti, 520

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Lançamento Prêmio ABC Influencers Coco Bambu Avenida Portugal, 1362

ter28jun13:0015:30Lançamento Prêmio ABC Influencers13:00 - 15:30 Coco Bambu

Detalhes do Evento

Na próxima terça-feira acontecerá o lançamento do 

Detalhes do Evento

Na próxima terça-feira acontecerá o lançamento do @premioabc Influencers no @cocobambu_saopaulo às 13h.

O evento será fechado e exclusivo para convidados estrategicamente selecionados pelo comitê do Prêmio ABC Influencers, pela @inflrbr e pela organização da @abccom_vc.

Este evento marca o início da temporada especial comemorativa de 10 anos das premiações da ABCCOM e starta as ativações e inscrições deste ano.

👉🏻 Se você conhece algum influenciador digital da região do ABC e acredita que ele tem potencial para trazer alcance e visibilidade para a premiação, marque ele aqui nos comentários que o comitê adora conhecer perfis novos e pode até considerar um convite para o evento de lançamento!⚡️(a marcação não garante o convite, será necessária a avaliação prévia do perfil pela equipe e os perfis selecionados serão informados individualmente)

#premioabc2022 #premioabc10anos #premioabcinfluencers2022 #premioabc #influenciadoresdoabc #abcpaulista

Horário

(Terça-feira) 13:00 - 15:30

Localização

Coco Bambu

Avenida Portugal, 1362

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Lançamento Prêmio ABC 2022 Coco Bambu Avenida Portugal, 1362

ter28jun17:3021:00Lançamento Prêmio ABC 202217:30 - 21:00 Coco Bambu

Detalhes do Evento

Detalhes do Evento

 

E na próxima terça-feira também acontece o lançamento de todos os outros prêmios da ABCCOM, porém, em um horário diferente do de influenciadores: o evento para as premiações de COMUNICAÇÃO, MARKETING, FORNECEDORES e MÍDIA começará às 17h30 com um happy hour incrível no @cocobambu_saopaulo.

Este evento é aberto pra toda a nossa comunidade que quer conhecer mais sobre a premiação e como todos os anos, funcionará da mesma forma: você paga o que consumir, mas com um desconto especial no cardápio do Happy Hour do Coco Bambu Santo André:

✅ 25% de desconto nas entradinhas selecionadas
✅ 50% de desconto nas caipirinhas
✅ chopp a R$ 4,99 🍻
(valores promocionais das 17h às 20h)

Venha conhecer tudo sobre a premiação, tirar suas dúvidas e fazer muito networking.

👉🏻 Confirme sua presença pelo email premioabc@abccom.com.br até o dia 26/6. Contamos com todos vocês! #abccom #premioabc10anos #juntosparatransformar

Horário

(Terça-feira) 17:30 - 21:00

Localização

Coco Bambu

Avenida Portugal, 1362

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X