ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Criatividade e dados na captura do consumidor

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
24/01/2025
in Artigos Especiais
0 0
Criatividade e dados na captura do consumidor
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por André Mascarenhas – Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia)

Em um cenário marcado pelo excesso de informações e pela rápida evolução tecnológica, capturar a atenção do consumidor é uma tarefa desafiadora para as marcas. É preciso alinhar dados e tecnologia à criatividade para se destacar e conquistar o público de maneira eficaz. O consumo mobile e por vídeo nos leva a sermos cada vez mais velozes na produção desse conteúdo. Os smartphones são a principal tela. Vídeos curtos, stories e transmissões ao vivo têm captado mais engajamento, especialmente no TikTok, Instagram e YouTube Shorts.

A personalização e a experiência do cliente estão na ordem do dia. Eles esperam que as marcas conheçam suas preferências. A customização, alimentada por IA e análise de dados, cria campanhas relevantes que ressoam com os interesses individuais. O conteúdo interativo (gamificação, quizzes, enquetes e experiências de realidade aumentada) envolve as pessoas em níveis mais profundos, com uma interação memorável. Influenciadores e as comunidades online continuam sendo um canal poderoso. A confiança construída com seus seguidores é uma ponte direta para o alcance de nichos. E os consumidores preferem marcas que demonstram responsabilidade social e ambiental.

Transparência e autenticidade são cruciais para capturar a atenção. É preciso ter um storytelling autêntico com conexão emocional com o público. A narrativa deve ser adaptada ao formato digital, com mensagens curtas, visuais impactantes e vínculo direto com os valores da marca. O uso inteligente de dados (Big Data e Analytics) possibilita entender os hábitos, segmentar públicos e tendências de comportamento, ajudando em campanhas mais assertivas.

Integrar diferentes canais – físicos e digitais – permite criar uma experiência coesa e consistente. A experimentação e a agilidade também são tendências para o próximo ano. Campanhas de sucesso surgem de testes rápidos e aprendizado contínuo. Adotar metodologias ágeis no planejamento e execução permite ajustar as estratégias em tempo real. Os micro-momentos também estão em alta, onde o consumidor busca informações ou soluções instantâneas. Oferecer respostas precisas e conteúdo valioso é um diferencial competitivo.

Nas redes sociais, o TikTok segue como ideal para os mais jovens, com vídeos curtos e divertidos. No Instagram, os stories, os reels e as parcerias com influenciadores são recursos indispensáveis. O LinkedIn, focado em B2B e em criar autoridade de marca. E, apesar de ser clássico, o e-mail marketing permanece relevante, combinado com automação e personalização para nutrição de leads.

Inserções em podcasts ou criação de conteúdo próprio podem ser estratégias eficazes para se aproximar de um público fiel. Estar no Google ainda é essencial, com conteúdo otimizado para SEO e campanhas no Google Ads para visibilidade em momentos críticos. Por fim, e não menos importante, a publicidade programática. A automação na compra de mídia permite segmentar o público de forma granular, atingindo-o nos contextos mais adequados e com mensagens personalizadas. Podemos citar a realidade aumentada (AR) e as experiências imersivas. O Snapchat e o Instagram já oferecem ferramentas para AR, tornando a experiência mais divertida e funcional.

Atrair a atenção é um primeiro passo. Para manter o engajamento, é essencial oferecer valor contínuo, com conteúdo educativo, serviços de alta qualidade ou interação genuína. A criatividade e os dados caminham lado a lado. Quem consegue equilibrar a emoção da narrativa com a precisão das tecnologias disponíveis terá sucesso em capturar e manter a atenção do consumidor.

Tags: Artigos Especiaiscriatividade

Related Posts

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca
Artigos Especiais

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

...

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Next Post
Oportunidades e os desafios do mercado de live marketing, segundo a especialista Flávia Morizono

Oportunidades e os desafios do mercado de live marketing, segundo a especialista Flávia Morizono

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X