Vítor di Castro, Lorenza Valloto, Juvi Chagas, Leo Bagarolo e Jessica Diniz, influenciadores com grande presença nas redes sociais, foram escalados pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) para serem os embaixadores da campanha “Vai de Vinho Brasileiro”, lançada para promover os vinhos e espumantes produzidos no Brasil. Os mais de 10 milhões de seguidores que o quinteto acumula em diferentes plataformas já estão sendo impactados por conteúdos criados para democratizar o consumo dessas bebidas, inserindo o vinho em experiências cotidianas como conquistas, encontros românticos, happy hours com amigos e até idas à praia. “Nosso objetivo é transformar o vinho brasileiro em uma escolha para todas as ocasiões”, afirma a gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel.
Com um público diversificado, Vítor di Castro aborda temas do dia a dia com humor e uma pitada de deboche. Um dos seus quadros mais populares é o “Deboche Astral”, onde ele explora como cada signo se comporta em diferentes situações, gerando identificação entre seus seguidores.
Lorenza Valloto, por sua vez, atinge um público majoritariamente jovem, entre 20 e 30 anos, composto principalmente por mulheres. Em suas redes sociais, ela discute tendências, desabafos e confissões, frequentemente incentivando seus seguidores a compartilharem situações engraçadas ou embaraçosas, criando uma conexão forte e divertida com o público.
A atriz e roteirista Jessica Diniz reforça o time de embaixadores do vinho brasileiro. Criadora da Ameinda, sucesso nas redes sociais, Jessica aborda com ironias situações do dia a dia. Assim como o ator Leo Bagarolo, que trata de questões do cotidiano com muito humor. Completa a equipe a influenciadora não-binária Juvi Chagas, com seus Top 5 que se tornaram sua marca registrada e viralizam nas plataformas.
”A campanha ganha credibilidade através da validação do influenciador. O público é impactado positivamente, pois se identifica com o influencer, que fala uma linguagem reconhecida por ele”, reforça Cristina.
Além da presença dos influenciadores, a campanha inclui uma série de vídeos curtos idealizados pela agência e21, que já estão sendo divulgados no perfil da marca Vinho Brasileiro nas redes sociais, inclusive com o lançamento do perfil da marca no Tik Tok, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos popular entre o público jovem. O objetivo é consolidar o novo posicionamento do setor, transformando a percepção e o consumo dos rótulos brasileiros. A campanha visa despertar o interesse dos consumidores iniciantes ou ocasionais, mostrando que o vinho brasileiro é versátil e pode acompanhar qualquer ocasião da vida contemporânea.
Tudo isso é apresentado de forma simples e descontraída. A campanha destaca também opções como tampas de rosca (screw cap) e vinho em lata, alinhando-se com o estilo de vida e os valores do público jovem e dos novos apreciadores.
Para engajar ainda mais o público, a campanha “Vai de Vinho Brasileiro” possui uma página na internet onde os usuários podem responder a um quiz e identificar quais vinhos mais combinam com ele. Além disso, o site oferece dicas de harmonização com comidas, tornando a experiência do consumidor ainda mais completa.
A campanha foi desenvolvida a partir de um estudo exploratório encomendado pelo Consevitis-RS à consultoria Marcello Beltrand. O estudo identificou os principais desafios do setor diante das dinâmicas de mercado e da evolução do perfil do consumidor brasileiro. O diagnóstico revelou um mercado em transformação, onde as redes sociais desempenham um papel crucial para alcançar o novo consumidor. Assim, a estratégia foi focada nas mídias online, abrangendo todo o território nacional.
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