A
pandemia do
coronavírus vem provocando profundas mudanças no comportamento de
consumo. As restrições à circulação de pessoas e o fechamento de
grande parte do comércio (estima-se que somente 37% do varejo esteja
funcionando normalmente) colocaram os varejistas em uma situação
delicada. Para muitos, o único canal de vendas disponível passa a ser o
e-commerce.
Mesmo quem ainda pode manter as
lojas abertas, porém, precisa estar atento às oportunidades do
varejo online. O e-commerce teve, em março, um aumento de 30,5% no
número de pedidos. Com os consumidores menos dispostos a sair às ruas
e se expor ao coronavírus, mesmo categorias que estão com lojas abertas
tiveram um forte crescimento: varejo farma (+111%), alimentos e
bebidas (+110,8%), pet shop (+99,8%) e beleza e perfumaria (+83%).
Hora de acelerar o omnichannel
Em questão de dias, o consumidor
mudou radicalmente seu comportamento de consumo, passando a
comprar mais itens básicos e adiando o que for possível. Em uma crise
que não tem data para terminar e que gera enorme disrupção sobe o
varejo, é preciso, mais que tudo, alcançar o cliente como for possível.
Para o varejo farma, este é o momento de acelerar a transformação digital do negócio e colocar
em prática o Unified Commerce. Isso significa:
• Contar com um bom CRM para acompanhar o histórico de compras e melhorar a previsão de demanda;
• Saber o que está disponível nas gôndolas e no CD em tempo real;
• Transformar as lojas em mini-CDs e em pontos de retirada de encomendas, o que diminui o volume
de estoque parado e aumenta o fluxo de caixa disponível;
• Estar à disposição do cliente onde, quando e como ele quiser;
• Oferecer soluções criativas de entrega, como o delivery por meio de parceiros ou retirada de
uma compra online na loja física mais próxima.
Ao mesmo tempo, é preciso lidar com uma série de questões exclusivas do varejo farma, tais como:
• Integração com PBMs e convênios;
• Aquisição, de forma legível, dos dados do médico que assina a receita;
• Medicação contínua, com possibilidade de serviços de assinatura de medicamentos;
• Logística específica para itens sensíveis.
Neste momento, contar com uma
plataforma de e-commerce como a VTEX, que viabiliza o Unified Commerce
otimizando as oportunidades de relacionamento com o cliente, além de
poder ser implementada e expandida rapidamente de acordo com a
necessidade da empresa, pode fazer toda a diferença. Já é perceptível
como as companhias que não possuem uma operação online sólida
estão em desvantagem e correm o risco de não sobreviver a esta crise.