De olho nas estratégias de marketing para impulsionar as vendas no período natalino, a Seedtag, empresa líder em publicidade contextual, buscou dados do último Natal para apontar as principais tendências de acordo com os conteúdos publicados na Internet globalmente.
Com apoio de sua tecnologia de Inteligência Artificial, a adtech coletou dados de sua rede de publishers entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, a fim de identificar os principais temas e produtos relacionados à data em matérias das editorias de tecnologia, beleza, comidas & bebidas, estilo & moda e viagem.
O levantamento revela, por exemplo, que houve um aumento de 17% em artigos sobre ideias de presentes no segmento de estilo & moda, especialmente para homens. Na editoria de beleza ficou clara a relevância das redes sociais e das celebridades e a preocupação com a crueldade animal praticada por algumas marcas do setor. Em tecnologia, mais de 40% das matérias trouxeram análise de produtos. Já na editoria de viagens ficou evidente o interesse por visitar atrações da própria cidade.
Confira abaixo as análises detalhadas:
Tecnologia: áudio, televisores e laptops
Segundo o levantamento, entre as matérias relacionadas com tecnologia publicadas no período, 10% destacaram comparação de produtos, 20% os lançamentos e mais de 40% trouxeram análises de produtos.
De acordo com Daniel Freixo, vice-presidente da Seedtag para a América Latina, logo depois do dia 25 de dezembro, o público começou a conferir as especificações dos itens que ganharam de presente, o que acabou gerando um um pico de interesse. “Os tópicos que mais se destacaram no território da tecnologia foram dispositivos de áudio, televisores e laptops”, diz.
Beleza: influência das redes e celebridades e preocupação com crueldade animal
Na editoria de beleza, a Seedtag apurou que 7% das reportagens debateram as tendências das redes sociais e sua viralização. Outros 15% abordaram conteúdos ligados a celebridades. Já 8% destacaram a crueldade animal em marcas do setor.
Os temas que chamaram a atenção no segmento de beleza foram “cuidados com a pele” (pele sensível, pele seca, testes em animais, ácido hialurônico), “penteados” (tintura de cabelo, cabelo danificado, xampu e condicionador) e “maquiagem” (segredos de beleza, tendências de beleza, lábios, pele brilhante).
Comidas & Bebidas: receitas, restaurantes e drinks
De 17 a 24 de dezembro, houve aumento no interesse por conteúdos relacionados ao tema, com foco tanto em receitas quanto em restaurantes. Depois disso, as buscas voltaram a crescer até o Ano Novo. As bebidas alcoólicas tiveram espaço em 50% de todos os artigos relacionados com comidas & bebidas publicados na Internet no período analisado.
Neste segmento, temas como “lugares para ir” (cozinha aberta, comida de rua, cozinha autoral e “take away”), “doces” (extrato de baunilha, açúcar mascavo, açúcar de confeiteiro) e “receitas de Natal” (calendário do advento, cardápio/jantar de natal) foram destaque nos artigos do período.
Estilo & Moda: artigos esportivos e inspiração nas celebridades
Quando o assunto é estilo & moda, a pesquisa revela que, de 13 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, houve um aumento de 17% nos conteúdos sobre ideias de presentes, especialmente para homens.
Os artigos esportivos começaram a crescer a partir de 26 de dezembro e atingiram o seu pico em 28 de dezembro. Para conteúdos relacionados com presentes, o interesse aumentou primeiramente após o dia 27 de novembro e, depois, a partir de 17 de dezembro. Em relação aos temas que chamaram a atenção neste segmento, tiveram destaque “equipamentos esportivos” (respirabilidade, placa de carbono, à prova de vento/água) e “estilo das celebridades” (tapete vermelho, indústria da moda, semana de moda e vintage).
Viagem: como aproveitar mais a própria cidade
Durante o Natal, os passeios pela cidade (mercados e luzes de Natal, além de compras e planos noturnos) foram os conteúdos mais importantes da editoria de viagens, em especial após o dia 24 de dezembro, quando o tema teve um aumento de interesse.
O conteúdo relacionado a viagens não foi apenas sobre visitar outros países, como também descobrir coisas para fazer em sua própria cidade. Os temas que chamaram a atenção neste segmento foram “viagem internacional”, (rotas/restrições de viagem, aeroporto de destino), “atividades locais” (prefeituras, festas e patrimônio cultural) e “planos natalinos” (iluminação, espírito festivo e decorações de Natal).